Opinião

eco.sapo.ptPedro Mota Soares - 26 abr. 11:47

Pirataria: o crime com o qual todos perdemos

Estamos a falar na perda de postos de trabalho, em menor capacidade de produção artística e cultural e na perda de competitividade das nossas indústrias criativas. Ou seja, falamos de destruir aquilo

sol.sapo.ptFabio Sousa - 26 abr. 11:00

Afonso Costa e o 25 de Abril

No 25 de Abril não esteve envolvida nenhuma figura do calibre de Afonso Costa. Mas quantas esperanças de muita gente que há 50 anos saiu à rua vitoriando a revolução não acabaram em dolorosas deceções?

visao.ptSARA NUNES - 26 abr. 10:24

Visão | A Tik Tok de caixa

Seja num mercado digital mais liberal (Modelo Americano), ou num modelo centrado nos direitos do utilizador digital (Modelo Europeu), ambos conseguem percecionar o risco da utilização de plataformas como o TikTok, que não correspondem nem a um nem a outro.

visao.ptSARA NUNES - 26 abr. 10:22

Visão | Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Hoje, livre das suas respectivas ditaduras, juntos, os dois países podem aproveitar melhor esse momento em que o tabuleiro global de forças abriu uma janela de reorganização: o Brasil é um dos países do sul global com melhor capacidade de passar a sentar no restrito clube das potências globais.

visao.ptSARA NUNES - 26 abr. 10:22

Visão | Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Hoje, livre das suas respectivas ditaduras, juntos, os dois países podem aproveitar melhor esse momento em que o tabuleiro global de forças abriu uma janela de reorganização: o Brasil é um dos países do sul global com melhor capacidade de passar a sentar no restrito clube das potências globais.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 abr. 10:04

Devo adiar a entrada do meu filho no 1.º ciclo?

Devemos dar tempo às crianças para se desenvolverem e não querer que cresçam depressa. Cabe aos pais respeitar as etapas de desenvolvimento e esperar que se desenvolvam sem ser sob pressão.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 26 abr. 10:00

Abril não tem donos nem se celebra assim

Enquanto Eanes continua a recusar o bastão de marechal, Spínola e Rosa Coutinho são agraciados às escondidas pelo Presidente da República. E assim se comemoram os 50 anos do 25 de Abril. Da liberdade, da unidade, da esperança.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 abr. 08:07

Que presidência?

Quem não se revê nas práxis partidárias não deveria ficar arredado da participação política, nem a sua vontade política deve ficar relegada para um plano de protesto.

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 26 abr. 09:14

O “fascismo” que envenenou Abril

A responsabilidade pela festa de Abril não ser comemorada por todos é da esquerda radical promotora do “fascismo”. E esta esquerda radical é o derradeiro obstáculo à concretização do 25 de Abril.

eco.sapo.ptGonçalo Pina - 26 abr. 09:05

A Política sem Romance

É difícil não ser romântico sobre a política na altura do 25 de Abril. Um debate político bem informado, que trate os portugueses como adultos, poderia reforçar a confiança na nossa democracia.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 26 abr. 07:23

A caminho da Europa

A Constituição de 1976 e as suas revisões sucessivas tornaram a nossa democracia próxima da vigente na maioria dos países europeus. E a adesão à CEE fortaleceu a democracia portuguesa.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 abr. 07:18

O 25 de Abril e o direito ao desporto

1. Quando Portugal chegou a 24 de Abril de 1974, a relação entre o Estado e o desporto, designadamente o organizado e praticado no universo federado, encontrava-se, desde 1942-1943, totalmente intervencionado. Havia mesmo um edif&iacut

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 25 abr. 23:59

Liberdade de denunciar

A adjetivação de alguém como bufo ou chibo sempre teve uma conotação negativa

ionline.sapo.ptCarlos Gouveia Martins - 25 abr. 22:56

Liberdade

Liberdade de preservar a nossa história. Liberdade de moldar o nosso futuro. Liberdade de ser diferentes e únicos. Liberdade de unir forças. Liberdade de estar só.

ionline.sapo.ptMário João Fernandes - 25 abr. 22:54

Se a resposta é Bugalho, qual era a pergunta?

O 25 de Abril devolveu aos portugueses o direito a escolher quem os governa. 50 anos depois a televisão assume-se como filtro necessário para a escolha de candidatos a eleições políticas.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 25 abr. 20:00

Alhos e bugalhos

O invejoso nunca perdoa o mérito do outro, mais ainda se esse alguém é jovem e saiu de entre eles.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 25 abr. 19:00

A falsa narrativa

Se a Mercearia do Bolhão tivesse entre os seus clientes regulares metade daqueles que agora se indignam nas redes sociais, o proprietário estaria empenhado em manter o negócio.

www.publico.ptwww.publico.pt - 25 abr. 17:15

Compromisso com a liberdade

Aproveitemos os 50 anos do 25 de Abril para reafirmarmos também o compromisso com o regime democrático, que exige uma postura de diálogo entre as forças moderadas.

eco.sapo.ptAndré Abrantes - 25 abr. 15:10

O papel das MGAs no mercado segurador português

André Abrantes, advogado da PLMJ, faz a apologia do Managing General Agent, um player no setor segurador que é muito mais que um mediador e torna as seguradoras mais adaptáveis ao mercado.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 25 abr. 13:00

25 de Abril: uma memória ameaçada

Pela primeira vez na história, ironicamente, os políticos e os meios de comunicação social estão do mesmo lado da barricada.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 25 abr. 12:00

Viva o 25 de Novembro

Graças ao 25 de Novembro, somos hoje um país capitalista, livre e democrático.

eco.sapo.ptGabriela Figueiredo Dias - 25 abr. 09:19

O dia em que Portugal nasceu para uma outra vida

É preciso encontrar abordagens políticas fortes, alternativas e inovadoras sem ceder a tentação do populismo e dos extremismos, radicalismos, negacionismos, dos regressos perigosos a lugares menores.

eco.sapo.ptGonçalo Saraiva Matias e Inês Renda - 25 abr. 09:19

As escolhas dos próximos 50 anos

Nos últimos anos, as regras do jogo democrático têm sido postos em causa. As forças populistas procuram polarizar e ressignificar os termos do debate público, prosperando através da desinformação.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 abr. 09:02

O mito do combate às desigualdades

A destreza de mexer no telemóvel de procurar musica e vídeos e fazer “tic tocs” não é de todo transponível para o mundo do conhecimento.

expresso.ptMário Pinho Branco - 25 abr. 07:07

O meu dia 25 de Abril de 1974

Nunca contei esta história, por escrito, sobre o meu dia 25 de Abril de 1974. Se não o fizer neste ano de redonda comemoração, jamais o farei.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 abr. 07:03

Abril na ciência

É urgente perceber que um compromisso ético e responsável com a ciência e o conhecimento tem de ir além de intenções e da liberdade formal. Tem de incluir fundos, emprego e previsibilidade.

www.publico.ptwww.publico.pt - 25 abr. 05:30

Cartas ao director

Fernando Araújo, um verdadeiro “senhor”

expresso.ptPedro Mexia - 24 abr. 22:57

Actores

Escrevi aqui sobre Michael Gambon, mas podia ter recordado outros actores, todos relacionados com uma ideia do que é ser “britânico”, um icebergue de frieza e educação e um monte de desajustes e tormentas

expresso.ptDaniel Oliveira - 24 abr. 22:57

Com um cravo na mão à hora certa

Não há liberdade a sério para quem vive em necessidade. Quem não tem direitos não pode deixar de tirar o chapéu ao patrão que passa. Não há mulheres livres que não se sustentem a si mesmas.

expresso.ptLuís Marques - 24 abr. 22:57

Cumpriu-se Abril!

Os problemas da sociedade portuguesa já não podem ser assacados à Revolução dos Cravos, mas à incompetência de quem veio depois

expresso.ptSebastião Bugalho - 24 abr. 22:57

Património

Há três consensos que transcendem a polarização partidária: a defesa da democracia, o modelo de Estado social europeu e uma preocupação com as matérias ambientais e climáticas

expresso.ptJosé Gameiro - 24 abr. 22:57

Amor na Revolução

Na estrada para Cuba, numa reta ao lado de um campo de girassóis, ele acordou-a...

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 24 abr. 20:33

Toponímia

Cada vez que me lembro que agora a gente escreve a última letra da última palavra, carrega numa tecla do computador e está tudo entregue!!

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 24 abr. 20:26

A fada do lar

Vivemos numa época cheia de certezas e de verdades feitas, em que as pessoas pensam pouco, ouvem ‘umas coisas’ e repetem clichés.

rr.sapo.ptOpinião de Pedro Leal - 24 abr. 19:52

25 de Abril sempre...

O alimentar da manipulação e da mentira estão a asfixiar o país numa polarização falsa e perigosa.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 19:52

O texto que a RAI censurou a Antonio Scurati

Autor da trilogia M foi informado de que a sua presença num magazine de sábado, para ler este texto sobre o 25 de Abril italiano (libertação do fascismo), fora cancelada “por razões editoriais”.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 abr. 19:26

Opinião: Desafios do Digital

Francisco Jaime Quesado escreve neste artigo que com o Digital a nossa sociedade mudou muito e o grau de liberdade de participação das pessoas ganhou uma dimensão nunca antes ...

sol.sapo.ptJoana Andrade - 24 abr. 18:48

Abril por cumprir

Ainda não temos igualdade no acesso à saúde, quem tem dinheiro ou a sorte de ter um seguro de saúde é privilegiado, quem não tem resigna-se a esperar demasiado tempo por uma consulta, exame ou cirurgia.

expresso.ptFernando Cabecinha - 24 abr. 18:40

Uma Homenagem dos Maçons ao 25 de Abril

Este texto, nesta altura em que celebramos os 50 anos de Abril, da Liberdade e da Democracia, também pretende homenagear os Maçons do Grande Oriente Lusitano que nos antecederam, pelo denodo, pela dedicação à causa da Maçonaria, que permite, hoje em dia, podermos afirmar o nosso Orgulho em sermos Maçons

expresso.ptVítor Virgínia - 24 abr. 17:07

Vacinação: uma semana, todos os dias, toda a vida.

Permitir às empresas farmacêuticas a necessária previsibilidade na complexa produção e distribuição de vacinas, é fundamental para o continuado sucesso do Plano Nacional de Vacinação, pois sem vacinas não há vacinação.

sol.sapo.ptJoana Andrade - 24 abr. 12:30

Enfadonhos alhos e disruptivos bugalhos

Aí tal como um herói de cinema da Marvel, apregoamos a pílula Bugalho, que é só para engolir em seco e será vista enquanto um mal menor.

eco.sapo.ptPedro Loureiro - 24 abr. 11:55

Viva a Liberdade!

À eficiência das vendas e à eficácia da performance deve somar-se a consciencialização de que, com um setor de comunicação forte, todos ganhamos. Como sociedade, como economia e como cultura.

eco.sapo.ptAntónio Costa - 24 abr. 11:23

Sebastião Bugalho é uma escolha de risco?

Bugalho tem de mostrar, na campanha, que estará à altura das responsabilidades, do risco que Montenegro assumiu por necessidade ou convicção. E Temido, tem um pensamento que seja sobre a Europa?

eco.sapo.ptRicardo Nunes - 24 abr. 11:22

Quando o mercado nos mostra o caminho

Cada vez que existe uma tendência consistente de preços, é também o mercado que nos está a dar sinais sobre que política energética devemos seguir.

expresso.ptHenrique Raposo - 24 abr. 11:15

Guerra dos Tronos: o machismo como língua franca

A série mais popular do nosso tempo mantém os dois grandes clichés sobre a sexualidade feminina: a mulher ou é santa ou é depravada; ou temos assexualidade ou uma sensualidade incontrolável e viciosa.

eco.sapo.ptRita Alves Feio e Sónia Branco - 24 abr. 10:58

Sustentabilidade implica escolhas: há liberdade no ESG?

Neste mundo cada vez mais regulado, existe liberdade no cumprimento dessas normas? SIM! E exercer a liberdade, é intrinsecamente pensar nas pessoas e nas opções que estas podem ou não tomar.

eco.sapo.ptPedro Oliveira - 24 abr. 10:35

Revolução na Educação e Ciência

A ditadura do estado novo foi má para educação dos portugueses. Na realidade, as ditaduras são todas más, são sempre más – as de direita e as de esquerda.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 10:04

O medo de perder o pai e a mãe

Quando eles partirem, vão-se as vozes, os aromas, os sabores, os ruídos, as gargalhadas traduzidas em áudios nas conversas pelo WhatsApp. Nada voltará a ser igual.

visao.ptsvicente - 24 abr. 09:47

Visão | O mundo que Abril abriu

Não só o 25 de Abril foi resultado de uma dimensão internacional como também influenciou o rumo da História mundial dos últimos 50 anos

visao.ptSARA SANTOS - 24 abr. 08:00

Visão | A mente tortuosa de P. Brotero

P. Brotero é um fascista envergonhado, de laivos nazis, que encontra inspiração na figura do velho Torquemada, o famoso inquisidor

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 24 abr. 07:50

Os “retornados”

Meses depois da revolta militar que derrubou o antigo regime, vagas de ex-colonos desembarcaram em Lisboa, fugindo de uma situação de guerra civil em África. Receou-se uma catástrofe, mas as coisas correram melhor do que se esperava.

expresso.ptJoão Schmidt - 24 abr. 07:42

Luz verde para o futuro: o que nos reserva 2024?

A diminuição da procura de energia proveniente de fontes fósseis até 2050, devido à eletrificação e outras medidas de eficiência energética, demonstra o potencial que 2024 tem para fomentar a mudança positiva no setor energético português

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 24 abr. 07:34

Dias quentes no futebol luso

​Vai por aí uma enorme agitação em torno do futebol português, em consequência de alguns factos de todo pouco habituais.

rr.sapo.ptOpinião de Carlos Figueira - 24 abr. 07:23

O radicalismo da humildade e da fraternidade universal

Tal como o bom samaritano, todos - mas especialmente os detentores de cargos públicos - devemos procurar colocar o bem comum acima de qualquer divergência política, social ou outra.

expresso.ptAscenso Simões - 24 abr. 07:07

De Sebastião Bugalho a Bruno Gonçalves

As escolhas que foram feitas pelo PS significam que o líder do partido apostou muito forte e quer ganhar com alguma folga. O PS não tem um cabeça de lista, mas três

expresso.ptHenrique Monteiro - 24 abr. 07:00

A Liberdade, as causas e ‘causinhas’

Uma série de personalidades (ou o que forem) da direita lançaram um livro intitulado “Abril pelas Direitas”, em que se defende, no essencial, que chega de exaltar Abril e que o anterior regime não era assim tão mau.

expresso.ptJosé Conde Rodrigues - 24 abr. 06:52

A verdade e a política

É a credibilidade argumentativa e não qualquer verdade insofismável que define a essência da política. Esta é do reino da crença e não do reino da verdade. Não é ciência, mas ideologia

expresso.ptInês de Matos Pinto - 24 abr. 06:49

Europeias 2024: Abril também se cumpre em Bruxelas

As celebrações da “revolução dos cravos” decorrem ao mesmo tempo que a última sessão plenária desta legislatura em Estrasburgo se desenrola. Liberdade, democracia e Europa são, pois, os grandes tópicos (indissociáveis) da semana

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 06:00

20240123

Poesia Pública é uma iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto comissariada por Jorge Sobrado e José A. Bragança de Miranda. Ao longo de 50 dias publicaremos 50 poemas de 50 autores sobre revolução.

expresso.ptPedro Miranda - 23 abr. 22:58

Ser PME na Era Digital: desafios e oportunidades

Com o efeito da globalização, as ameaças de segurança estão cada vez mais sofisticadas, podendo colocar em risco a integridade de uma empresa, independentemente da sua dimensão ou setor

expresso.ptPaulo Baldaia - 23 abr. 22:56

Montenegro, o prestidigitador

Como sempre, no caso de Rui Moreira, não se pode acusá-lo de dar o dito por não dito.

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 23 abr. 22:25

A liberdade é o nosso maior património

Quem nasceu em democracia é muito fácil acreditar em políticos demagogos mentirosos, pois o seu objetivo é alcançar o Poder…

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.