Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 dez. 10:15

O mundo acaba e começa todos os dias

Nunca saíra da terra onde nasceu, uma pequena aldeia no Norte do país. Os pais não tinham dinheiro nem vontade de viajar. Diziam-lhe muitas vezes que vivia no melhor sítio do mundo. Não acreditava. Já tinha visto sítios mais bonitos na televisão. Pa

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 dez. 10:32

As vacinas são do verdadeiro interesse das crianças?

A mim, o que me interessa saber não é só se estas vacinas devem ou não ser tomadas pelas crianças, para mim o que importa neste caso — como em todos os outros que se referem às crianças — é o princípio.

ionline.sapo.ptAntónio Cluny - 7 dez. 09:51

A jurisprudência do tribunal de justiça da União Europeia, a sua pertinência e alguns dos seus efeitos

As intervenções pretorianas do TJUE com influência na conformação das Justiças dos Estados-Membros acabam, por vezes, por permitir, também, desigualdades inevitáveis e algumas incoerências e por criar, assim, ressentimentos nacionais que, em rigor, só ajudam e fortalecem os que, precisamente, não estão interessados em modelos de justiça democráticos e independentes.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 7 dez. 09:45

O teletrabalho, estamos preparados?

O teletrabalho conduz a isolamento que pode ter diferentes graus e que, por sua vez, conduza incertezas de vária ordem, por exemplo sobre com quem falar sobre questões específicas, onde encontrar apoio específico, bloqueios de carácter psicossocial, como e quando abordar colegas.

ionline.sapo.ptLuís Menezes Leitão - 7 dez. 09:42

A junção da Justiça com a Administração Interna

A junção da Justiça com a Administração Interna é extremamente perigosa para o Estado de Direito, precisamente pela confusão que estabelece entre valores fundamentais do Estado, como a Justiça e a Segurança, que muitas vezes conflituam entre si.

rr.sapo.ptOpinião de Cristina Sá Carvalho - 7 dez. 09:30

​Quem Quer Ser Professor?

Desde a publicação da Lei de Bases, as políticas públicas de educação evoluíram de uma lógica de democratização da sociedade para políticas de quase mercado.

ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 7 dez. 08:15

Só um super-homem daria conta do recado

Pensava eu, portanto, que os ministros estavam sobrecarregados. Mas eis que António Costa, perante a demissão de Eduardo Cabrita, colocou a substituí-lo a ministra da Justiça, que passou a acumular duas das pastas mais pesadas, sensíveis e complexas.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 7 dez. 07:01

Dá-me mais gasolina

Há uma t-shirt à venda na Amazon que mostra um indicador de combustível vazio ao lado da frase ″Quem votou em Joe Biden deve-me dinheiro para a gasolina.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 7 dez. 06:21

Fechar com chave de ouro

O futebol português pode vir a ter três das suas equipas nos oitavos-de-final.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 dez. 02:02

As surpresas da eutanásia

Contra todas as expectativas a lei da morte a pedido caduca perante um Parlamento dissolvido em contexto de crise política, ficando a revisão da lei para uma avaliação na próxima legislatura. Os deputados tiveram tanta pressa em fazer passar a lei q

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 dez. 01:47

O gigante de pés de barro das “bodycams”

“Atendendo ao estado atual do uso dos sistemas de videovigilância no nosso país, é urgente a correcta utilização dos mesmos, enquadrada por um conjunto de normas legais e meios humanos e técnicos que permitam às forças de segurança a correcta utiliz

observador.ptObservador - 7 dez. 00:21

O que deve a Europa a Merkel

Esta é a semana em que os europeus se despedem de Angela Merkel. Personalidade popular no mundo sem deixar de ser controversa, merece dos europeus um obrigada.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:18

A passageira democracia

O populismo, venha ele de onde vier, não é causa da decadência democrática. É sintoma. Prossigam, pois, com este absurdo de elogiar o incendiário e abominar o incêndio. Tem estado a correr lindamente.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:17

Agora sim: vergonha!

Ninguém melhor do que o titular da pasta que garante a administração da justiça para ficar também com a segurança e a tutela das polícias. Maduro, Xi Gi Ping ou Lukashenko não fariam melhor.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:15

Da libertação à calamidade

Não deixa de continuar a haver mais óbitos e menos nascimentos. Entretanto, o governo cessante não teve ideia melhor do que prometer a diminuição da idade da reforma em véspera de eleições.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:10

Teve Portugal êxito na gestão da pandemia?

Podíamos ter feito melhor nas políticas de saúde com uma resposta mais consistente e atempada às ondas pandémicas, sobretudo nos primeiros meses de 2021 em que batemos recordes a nível mundial.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 7 dez. 00:09

Da vantagem dos incumbentes

Sabemos que a vantagem do incumbente é um fenómeno bem conhecido, estudado e teorizado na política norte-americana. Mas como tudo em Ciência Política, não encontra perfeita aceitação e muito menos prova.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 7 dez. 00:07

A União Europeia desunida na política energética

A grande luta de França é conseguir que, na União, a energia nuclear venha a ser considerada energia verde. Por outro lado, parece haver grandes avanços no domínio dos resíduos nucleares, o problema fulcral desta fileira.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:07

Ruben Amorim, o melhor por razões simples

Ruben Amorim diz livremente coisas diferentes, fora do guião, que nos acrescentam qualquer coisa. Faz-nos pensar e ensina-nos coisas sobre o jogo ou sobre liderança. Ouvi-lo é o mesmo que aprender.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:06

Os vencidos do catolicismo

A fé cristã perdeu terreno no Ocidente mas floresce em África e na Ásia e, mesmo no nosso velho continente, nem tudo são cinzas: há sinais de rejuvenescimento aqui e ali,paróquias vivas e bem de saúde

observador.ptObservador - 7 dez. 00:05

Por uma coligação PSD/CDS

A distribuição por círculos eleitorais beneficia uma coligação, representando um acréscimo de aproximadamente 5% no número de deputados, o que poderá fazer toda a diferença para alcançar uma maioria.

observador.ptObservador - 7 dez. 00:04

O mundo dos testes

Sei que o nosso objetivo é não encontrar erros, todavia é no oposto que está o desafio e sabermos que o que realmente chega ao cliente final é uma versão com a melhor qualidade possível.

www.jn.ptwww.jn.pt - 7 dez. 00:01

Cabrita no sapato e no sapatinho

Não há maneira de os portugueses se livrarem de Eduardo Cabrita. Dá-se um pontapé numa pedra e logo aparece uma trapalhada com o ex-ministro da Administração Interna envolvido, direta ou indiretamente, com ou sem culpa própria.

www.jn.ptwww.jn.pt - 7 dez. 00:00

Aeroporto do Porto é uma infraestrutura estratégica

Muito para além do argumentário político, que nem sempre é claro nem percetível, há razões de racionalidade económica muito objetivas que tornam inequívoco o facto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ser uma infraestrutura de transportes absolutamente estratégica para o Norte de Portugal e para o país.

www.jn.ptwww.jn.pt - 7 dez. 00:00

Política industrial e competitividade

Se no passado, fruto do processo de globalização, as economias ocidentais apostaram na deslocalização da sua produção para países com menores custos de fabrico, hoje a indústria é uma chave para um futuro, que passará pela recuperação da autonomia estratégica e pela resposta aos processos de transição digital e climática.

www.jn.ptwww.jn.pt - 7 dez. 00:00

O vírus ri-se das fronteiras

No final de novembro de 2020, uma petição de 99 países, liderados pela África do Sul e pela Índia, pediu à Organização Mundial do Comércio que suspendesse as regras das patentes associadas a medicamentos, vacinas e tecnologia para combater a covid.

www.jn.ptwww.jn.pt - 7 dez. 00:00

A transformação digital e o jornalismo

Imersos num mundo em transformação digital, a imprensa e os média regionais debatem-se com o aumento diário de dados a analisar, a desinformação, e as novas modalidades de informação e difusão que a digitalização fez surgir.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 6 dez. 22:58

O dinheiro não traz felicidade

A moeda única da Europa está quase a completar 23 anos, tendo apresentado um comportamento exemplar no cumprimento do objetivo primordial: a estabilidade de preços.

visao.sapo.ptluisdelgado - 6 dez. 22:00

Visão | Costa vai perder?

Temos um primeiro-ministro, e um adversário que também quer ser. Mas para o pretendente chegar lá, o primeiro tem de perder

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 6 dez. 13:32

Os perigosos jogos de guerra em volta da Ucrânia

Será que a Rússia de Putin consegue aceitar viver em paz ao lado de uma Ucrânia soberana e independente e que quer reforçar os laços políticos e militares com a Europa e a NATO? Não, é uma evidência.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 6 dez. 12:37

Desafios para o novo ano digital

Estamos quase a iniciar um novo ano. E entre outros são muitos os desafios que a área digital tem pela frente neste novo tempo que irá começar.

visao.sapo.ptsvicente - 6 dez. 09:49

Visão | A independência do sistema judiciário na Europa

A tentação por parte do poder político para, num quadro de reforma do sistema judicial, introduzir mecanismos de controle dos juízes e dos magistrados do Ministério Público, tem sido uma constante em vários Estados-Membros, de que não é exceção Portugal

ionline.sapo.ptCarlos Pinto - 6 dez. 09:26

A eleição do primeiro-ministro

Rio tem uma determinação claramente reformista. Se terá o engenho e arte para reunir forças e condições para tal, isso fica para o dia seguinte ao resultado das eleições.

ionline.sapo.ptAntónio Galamba - 6 dez. 09:20

Os passageiros da República e as voltas de Montesquieu no tumulo

A nossa história comum democrática está povoada com suficientes episódios de promiscuidade entre a política e a justiça, a justiça e os media ou a política e os negócios para que não sejamos complacentes com visões e opções turvas .

visao.sapo.ptClara Cardoso - 6 dez. 09:09

Visão | O sistema está em baixo

A saga de Henrique Costa Santos numa interminável fila para um Loja do Cidadão, numa madrugada de dezembro em que "a internet" foi abaixo

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 6 dez. 08:35

As oportunidades da revolução open banking

A pandemia desencadeou uma disrupção sem precedentes e um nível de desordem global nunca vista desde a segunda guerra mundial. Para simplificar, sem a Internet, a economia global não teria sobrevivido à pandemia.

observador.ptObservador - 6 dez. 07:12

A irresponsabilidade (política) como modo de vida

Não admira que Eduardo Cabrita responsabilize o morto, o motorista ou até o carro — e ainda se julgue o melhor MAI do pós-25 de Abril. Sacudir a água do capote é a marca deste Governo.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 6 dez. 06:30

Putin, a NATO e a Ucrânia

Na zona entre a Ucrânia e a Rússia, qualquer lapso ou mal entendido pode originar uma guerra de proporções alarmantes. Putin e J. Biden vão falar para tentarem evitar lapsos e mal entendidos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 dez. 05:45

Dos gabinetes altos e húmidos

O Estado precisa de pessoas competentes que não fiquem reféns do emaranhado dos decretos e portarias e estejam dispostas a procurar soluções no quadro legal.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 dez. 00:51

Sustentabilidade: afinal de que falamos?

Nas décadas de 70 e 80 surgiram diversos alertas para a necessidade de garantir a satisfação das necessidades das gerações presentes sem, porém, negligenciar as gerações futuras.

observador.ptObservador - 6 dez. 00:16

A nostalgia das sociedades fechadas

Esta talvez seja a nossa guerra: não contra o vírus, mas contra quem, fazendo o jogo do medo, limitando os nossos direitos, está a transformar de forma irreversível o mundo em que vivíamos.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 6 dez. 00:09

Como estão hoje os idosos nos lares, alguém sabe?

Que avaliação terá sido feita dos resultados das políticas públicas que subsidiam os lares e que estão na raiz do estado em que estes se encontram? Que novas medidas foram implementadas e com que resultados?

www.jn.ptwww.jn.pt - 6 dez. 00:07

O mecanismo do lucro

O Governo vai acionar mais uma vez o chamado mecanismo-travão para evitar a descida de preço de alguns medicamentos. Dito assim parece um absurdo, um contrassenso. E é. Não há maneira de olhar para esta medida com bondade. Por muito que queiramos.

observador.ptObservador - 6 dez. 00:06

Ética e Medicina do Futuro

Os princípios fundacionais da ética médica têm que merecer a defesa intransigente por parte dos profissionais de saúde e o entendimento dos novos desafios tem que estar presente no pensamento de todos

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 6 dez. 00:06

Generosidade à custa alheia

Mandava a prudência, perante o atual cenário macroeconómico, que não se alterasse o custo da mão de obra para além do índice da inflação. Mas este é o Estado que impõe aumentos brutais dos custos salariais das empresas...

www.jn.ptwww.jn.pt - 6 dez. 00:06

Não me venham falar do Natal

Entrou em vigor, a meio da semana passada, uma resolução do conselho de ministros onde ficou declarado o "estado de calamidade" até ao início da Primavera de 2022.

observador.ptObservador - 6 dez. 00:05

O Jogo do Ganso

A vacina tornou-se um acto de fé inabalável. Em actos de fé, não faz sentido fazer perguntas. É o lema fascista aplicado à saúde, “acreditar, obedecer, lutar”.

www.jn.ptwww.jn.pt - 6 dez. 00:04

O segundo assassinato de Ihor Homenyuk!

Tive alguma simpatia por Eduardo Cabrita quando, nos tempos da troika, pôs um secretário de Estado na linha, desligando-lhe o microfone porque, evidentemente, no Parlamento há regras a cumprir e mandam os deputados e não o Governo.

www.jn.ptwww.jn.pt - 6 dez. 00:02

Precisam-se bispos que amem as periferias

As duas dioceses mais periféricas do país estão sem bispo: Angra, a mais ocidental; e Bragança-Miranda, a mais oriental. Ambas ficaram sem bispo para prover as dioceses minhotas de Viana do Castelo e a metropolita Braga.

www.jn.ptwww.jn.pt - 6 dez. 00:01

Salvar o normal

Passaram quase 20 meses desde o início da pandemia no nosso país e muitos são os aspetos em que aparenta nada termos ganho com o acumular do tempo e do conhecimento sobre esta realidade.

sol.sapo.ptLuis Filipe Menezes - 6 dez. 00:00

Porque não votei Rangel

Uma das razões por que não votei Rangel foia forma como observei os primeiros contactos do candidato com o mundo real dos votantes, evidenciou-me uma falta de empatia e capacidade de comunicação inaceitável para quem aspira conquistar um país

sol.sapo.ptLuís Paulino Pereira - 6 dez. 00:00

SNS – Uma promessa adiada

Ultimamente, a propósito do Orçamento do Estado que viria a ser rejeitado na Assembleia da República, o tema voltou à discussão.

sol.sapo.ptFilipa Chasqueira - 6 dez. 00:00

Vacinados e não vacinados: 'filhos e enteados'

Independentemente da idade, desde que as vacinas sejam seguras, não faz sentido não as disponibilizar a quem entender de forma ponderada e informada vacinar os seus filhos.

sol.sapo.ptJoão Cerqueira - 6 dez. 00:00

Carta a médicos pouco resilientes

Segundo a ministra, os médicos (as) não têm capacidade de resiliência, têm, sim senhor, capacidade de resiliência, mas não têm de certeza capacidade de entender uma frase. Tudo isto ao mesmo tempo.

sol.sapo.ptPedro d'Anunciação - 6 dez. 00:00

Demissão de Cabrita

Talvez ele tenha sido infeliz ao querer justificar certas situações. A verdade é que há muita gente a morrer por aí em circunstâncias semelhantes ao trabalhador da autoestrada, a que ninguém liga nenhuma, por não haver um Cabrita envolvido.

sol.sapo.ptEdgar Clara - 6 dez. 00:00

Uma comissão!

Denunciar um agressor sexual, qualquer que ele seja, é um bem para si, porque, aos poucos, se vai libertando do penso que carregou durante anos, mas também um bem para a sociedade.

www.jn.ptwww.jn.pt - 5 dez. 22:21

Património mundial

Evoca-se, por estes dias, um quarto de século sobre a classificação pela UNESCO do Centro Histórico do Porto, da ponte Luiz I e da Serra do Pilar, em Gaia, como Património Mundial da Humanidade.

observador.ptObservador - 5 dez. 20:02

Estar de consciência tranquila

Considerando o que sentimos e o que nem sempre assumimos que pensamos, estar de consciência tranquila talvez represente uma maneira para alguém que foge aos seus pesos na consciência nos iludir.

visao.sapo.ptluisdelgado - 5 dez. 19:30

Visão | De quem é a tese do passageiro?

O PM foi ainda mais gráfico e explosivo: "é das coisas mais revoltantes e desprezíveis a que tenho assistido!" Por que raio se demitiu, afinal, Eduardo Cabrita?

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 5 dez. 18:20

O retrato da desigualdade digital

De cada vez que ouvirmos falar na globalização da humanidade, convém ter em conta este número: um terço do planeta ainda não sabe o que é a internet.

24.sapo.ptMarco Neves - 5 dez. 11:22

Qual é a origem da palavra «ilha»?

Quando pensamos em ilhas, imaginamos viagens e aventuras. Qual terá sido a viagem que a palavra fez até chegar ao português?...

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 5 dez. 07:00

Ministro passageiro

A invocação da condição de “passageiro” é tão ridícula como lesiva do bom nome do Estado, da boa-fé democrática, do carácter dos servidores da República.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:11

A secção de enchidos do Seabra’s

Quando alguém fala o que falo numa terra que não é nossa, encontramos uma casa para habitar. E lembramo-nos daquela frase do Fernando Pessoa, já feita cliché: “a minha pátria é a língua portuguesa”.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:09

A escolha é entre socialismo e liberalismo

Para que serve o PSD se a vantagem de Rio se cinge a ser melhor gestor que Costa? Para que serve o Chega se Ventura não tiver uma visão para o país diferente da dos socialistas?

observador.ptObservador - 5 dez. 00:05

PAN não rima com nada

A caça não é um setor do século passado, como diz o PAN. É do Paleolítico Superior, de há cerca de 40 mil anos. E pelo caminho selecionou das raças de cães mais equilibradas, inteligentes e úteis.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:04

Bloco de Esquerda, uma força de bloqueio à Liberdade

O folhetim distribuído pelo BE, com grafismo copiado da IL, em que agita os papões liberais do fim da escola pública, das borlas aos ricos ou do fim do SNS, é a admissão de que o BE está bloqueado.

www.jn.ptwww.jn.pt - 5 dez. 00:03

Ensaio sobre a estupidez

É frequente refletirmos sobre a rapidez nas redes sociais e a forma como nelas circulam juízos impiedosos, desinformação, discursos de ódio e de falta de profundidade.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:02

Onde andam os direitos humanos?

Torna-se claro que um vacinado transmite o vírus como o não vacinado mas continua-se a falar da imunidade de grupo enquanto certeza de que não será alcançada por culpa dos que não se querem vacinar.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:02

As decisões recentes

O mais importante é não entrarmos em pânico e continuarmos o caminho certo vacinando a população e testando caso seja indicado, para evitarmos regressar ao passado recente de confinamento.

www.jn.ptwww.jn.pt - 5 dez. 00:02

O caso das FP25 (continuação)

Em 4.2.1984, Otelo resume a reunião da DPM, na qual se debateu uma informação que a organização recebera sobre a preparação de uma acção policial e judiciária contra os elementos da organização.

www.jn.ptwww.jn.pt - 5 dez. 00:01

E pica a Marinha

Depois do Movimento Médicos pela Verdade, dos Juristas pela Verdade, dos Jornalistas pela Verdade, eis que surge o novo movimento Militares pela Verdade.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:00

Adormecer democrata-cristão e acordar liberal

O liberalismo clássico, que a IL diz seguir, para diferenciar dos neoclássicos, teve uma função e um tempo determinados. Foi porque falhou é que o marxismo se insinuou depois nos países desenvolvidos.

observador.ptObservador - 5 dez. 00:00

Advento, a Grande Descida

Para os cristãos o Advento cinge-se dum processo semelhante de anticipação e espera expectante. Todavia, é também um tempo de preparação, para a vinda, a um tempo, humilde e gloriosa do Cristo.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 4 dez. 16:17

Para quê reconhecer o óbvio?

Em 1994, a ONU lançou o tratado internacional das Nações Unidas para Alterações Climáticas e desde então que anualmente se realiza a chamada Conferência das Partes (COP), com vista a debater o tema, partilhar informação, estabelecer objetivos e medidas de implementação.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 4 dez. 15:08

Olha... estamos falidos

De acordo com o governo, algures na década de 2050 não vai haver dinheiro para pensões.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 4 dez. 11:38

Causa justa

Segundo o Guardian, morreram milhares de migrantes no Qatar desde o anúncio, em 2010, da realização do próximo Mundial.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 4 dez. 11:18

Lisboa, cidade inteligente?

Dizem que se uma cidade tiver sensores - na iluminação, nas canalizações, nos contentores de lixo, nas ruas e nos estacionamentos, a medir a qualidade do ar ou o ruído - a debitar dados numa central que alerta para problemas, é inteligente (smart city).

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.