publico@publico.pt - 23 set. 16:09
Tal como num campeonato de futebol, também na acção climática a meta de 1.5 graus tornou-se apenas matematicamente possível.
www.dinheirovivo.pt - 23 set. 11:47
Segunda-feira, jornal da tarde numa estação televisiva. A abrir, o aumento dos preços nos combustíveis. Previsível. O alarido do costume, os comentários do costume. Insuportável, impostos muito altos, lucros excessivos.
Alexandre Gamela - 23 set. 11:02
Se pensarmos que o lema original da Google era ‘Don’t’ be evil’, até dá alguma vontade de rir. A coluna O que Vem à Rede de Alexandre Gamela.
publico@publico.pt - 23 set. 08:53
O horror generalizado da minha família, quando participei que rejeitava prosseguir com o ofício da maternidade, não me impediu de pôr em prática o meu plano de libertação.
www.dinheirovivo.pt - 23 set. 08:58
Foi esta semana apresentado um relatório sobre justiça intergeracional.
publico@publico.pt - 23 set. 08:19
Portugal estreou-se no Campeonato do Mundo 2023 e há, claramente, duas formas diferentes de falar sobre esse jogo. De um lado temos a forma tradicional portuguesa (muito ouvida durante a semana), que diz que o jogo ficou 28-8, mas (há
www.dinheirovivo.pt - 23 set. 08:15
Está a aproximar-se a data-limite de 10 de outubro para apresentação da Proposta de Orçamento de Estado de 2024 (OE 24) no Parlamento, que geralmente é entregue na última hora, o que é, em si mesmo, um facto interessante para análise.
www.dinheirovivo.pt - 23 set. 07:54
Houve um momento da nossa história recente em que tomávamos o pulso aos juros da dívida pública várias vezes ao dia - obsessivamente.
www.publico.pt - 23 set. 05:00
O preço do trabalho
www.dinheirovivo.pt - 23 set. 01:18
Costa tem sido rápido no despacho político nesta rentrée.
Observador - 23 set. 00:25
Eanes, Soares e Cavaco cumpriram uma missão e serviram um propósito. Sampaio foi um vazio que cometeu um erro de cálculo. E Marcelo, como o próprio reconhece, é "bacalhau". As coisas são como são.
Observador - 23 set. 00:22
A estabilidade da nossa fronteira derreteu-nos a nós, que sem o que defender ou conquistar nos habituámos depressa ao pouco que havia. E ao quase nada que há.
Observador - 23 set. 00:18
As cisões no PSOE, provocadas por uma possível cedência aos “nacionalismos regionais”, só vêm confirmar que, em Espanha, a questão nacional é transversal.
tek.sapo.pt - 22 set. 19:15
A acessibilidade digital afeta vários vectores: o acesso a conteúdos, o processamento transacional e o acesso físico ao dispositivo com que interagimos e Bruno Figueiredo defende que é preciso ...
www.dinheirovivo.pt - 22 set. 17:08
Gastei centenas de euros em manuais escolares para um dos meus filhos. Um. Em material de EV, foi outra fatia de leão. Fora o resto: borrachas, canetas, cadernos de vários formatos e mais não sei o quê.
publico@publico.pt - 22 set. 16:00
Recuperar práticas de antigamente, não apenas porque eram sustentáveis, mas, sobretudo, porque não temos dinheiro para mais, é outra das tendências do estilo de vida sustentável.
publico@publico.pt - 22 set. 12:08
O silêncio do Governo e das forças políticas representadas na Assembleia e Parlamento Europeu face à proposta da Comissão sobre o combate ao abuso sexual de crianças tem sido ensurdecedor.
José Miguel Ferreira - 22 set. 11:37
No próximo domingo, a região autónoma da Madeira volta a ser palco de eleições regionais....
SAPO Desporto - 22 set. 10:59
Leia a sempre bem disposta crónica do Memes da Bola, desta feita com um olhar sobre o triunfo de ontem do Sporting na Áustria....
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 22 set. 10:49
Opinião de Manuel Falcão
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 22 set. 10:00
Opinião de Luís Miguel Henrique
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 22 set. 09:40
Opinião de Bruno Faria Lopes
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 22 set. 09:20
Opinião de Armando Esteves Pereira
svicente - 22 set. 08:00
Era agora tão óbvio como nos habituáramos a usar o presente do avesso. Talvez o corte de eletricidade nos revirasse o futuro
svicente - 22 set. 08:00
Com ou sem Ursula von der Leyen, os próximos cinco anos dirão que União sobreviverá: se mais forte, capaz e autónoma, ou mais fragmentada, frágil e dependente
publico@publico.pt - 22 set. 07:41
1. Périplo é palavra que está na moda nas acções políticas e não só. Não há entidade que se preze se não efectuar um périplo. Assim, não é difíc
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral - 22 set. 07:36
O mapa ferroviário em Portugal está atrasado décadas. E sucedem-se os falhanços das metas previstas para a conclusão de obras. Nem razões ambientais fazem apressar a modernização da via férrea nacional.
José Couto Nogueira - 22 set. 07:31
A desintegração da URSS trouxe de volta contas antigas e criou novos desentendimentos étnicos, sem fim à vista. ...
Opinião de Ribeiro Cristovão - 22 set. 07:30
Melhor o resultado que a exibição? Aceita-se a ideia, e o conceito de que isso acontece muitas vezes em jogos de futebol.
www.publico.pt - 22 set. 05:00
Na Linha do Oeste
Observador - 22 set. 00:22
O poder socialista nada tem a ver com um governo tal como Cavaco Silva o descreve. É outra coisa. Sem percebermos isso, pouco perceberemos do que se passa em Portugal.
Observador - 22 set. 00:19
Guterres está em boa forma. Não esteve com as falinhas vagas apreciadas por uma certa escola diplomática portuguesa. Deixou claro que nesta fase de Segunda Guerra Fria o Mundo vive grandes incertezas.
Observador - 22 set. 00:17
Tudo quanto está à direita deste PS, ainda que seja centro, centro direita, direita liberal ou populismo, é aglutinado pelo Papão. Os fascistas. Como verificámos nas últimas legislativas, funciona.
Observador - 22 set. 00:16
Os sucessos obtidos por Elon Musk só foram possíveis porque desenvolvidos no contexto do Estado americano o qual não tem como vocação obstaculizar novas iniciativas ao contrário do nosso Estado.
Observador - 22 set. 00:15
Ao optar por aumentar a taxa do CO2 o Governo ficou sem a possibilidade de baixar, agora, a taxa do ISP do gasóleo (está em €323,5), porque ela já está abaixo do mínimo comunitário (fixada em €330,00)
Observador - 22 set. 00:15
É a primeira vez na história que a transição energética foi decidida por políticos sem permitir que a tecnologia, a concorrência ou o engenho humano apresentassem uma melhor alternativa.
Observador - 22 set. 00:14
Qualquer “paz” só será efectiva e duradoura se não recompensar o agressor, desencorajando outros de o imitar. Pressionar Kiev a aceitar um processo de paz à medida dos russos seria o fim da Ucrânia.
Observador - 22 set. 00:02
Encontrar soluções para o problema da mobilidade não é apenas uma questão de comodidade, é também uma aposta na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade ambiental.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 23:00
Editorial de Diana Ramos
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 22:21
Opinião de Edson Athayde
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 21:50
Opinião de Cristina Casalinho
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 21:30
Opinião de Camilo Lourenço
LUIS DELGADO - 21 set. 19:29
Cerca de 30% da ajuda militar enviada para a Ucrânia, ao longo destes 19 meses, não estava em condições de ser utilizada, nem arranjada. Ou seja, um terço era (é) lixo!
tek.sapo.pt - 21 set. 19:18
A biometria é já bem conhecida e utilizada em sectores como a identidade e os pagamentos, mas a sua utilização pode também ser relevante para o controlo do acesso a infraestruturas físicas e informáticas?
Mário João Fernandes - 21 set. 19:17
Os recursos naturais são bens públicos que devem ser defendidos por todos e a sua violação deve ser compensada pelos responsáveis.
www.dinheirovivo.pt - 21 set. 17:06
Nas mais pequenas coisas se denota o declínio europeu e o renascimento de outras civilizações antigas. Dois exemplos singelos ajudam a perceber o alcance desta decadência e empobrecimento.
svicente - 21 set. 16:47
Marrocos (com cerca de três mil mortos) e a Líbia (com o esmagador número que pode chegar aos 25 mil) irão enfrentar um inverno que fustigará os sobreviventes e os arremessará rumo ao desconhecido, na esperança de sobreviver
MAFALDA ANJOS - 21 set. 16:39
As medidas de apoio às famílias com o custo dos créditos, anunciadas hoje, são bem-vindas. O que falha são medidas estruturais eficientes para travar a subida dos preços da habitação
publico@publico.pt - 21 set. 16:20
O jogo de Portugal da terceira jornada do Mundial de râguebi é do nosso campeonato não havendo, para além dos problemas que o jogo impõe, a diferença do embate com o superior “tier 1”. É um
Bruno Vieira Amaral - 21 set. 14:29
Relíquia romântica, o decote reapareceu no nosso século por obra da providência presidencial. Embora não tenhamos muito para lhe agradecer
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 13:30
Opinião de Inês F. Neves
Carla Castro - 21 set. 12:16
Em 2024 vamos ter de pagar cerca de mais mil milhões de euros em juros do que em 2023. A dívida é, em si mesmo, uma restrição à liberdade das novas gerações e para as atuais opções políticas
Henrique Raposo - 21 set. 11:51
O velho puritanismo à direita diabolizava os homossexuais e atacava sempre que podia a sua privacidade (ex.
Carlos Gouveia Martins - 21 set. 11:47
Sabemos ainda que neste país de pouca riqueza, os trabalhadores que vivem apenas do Salário Mínimo podem vir a pagar IRS. Parece brincadeira também, mas não é.
apfigueiredo - 21 set. 11:27
Num país em que tantos e tantas são obrigados a desistir da persecução dos seus estudos devido à crise na habitação, não investir em alojamento estudantil é compactuar com o assalto ao futuro da nossa geração.
SAPO Desporto - 21 set. 09:56
A Champions voltou!!!! Ouviram o som do Hino da Liga dos Campeões na vossa cabeça não ouviram? Incrível...A melhor competição de clubes está de regresso e voltou com ...
Lourenço Pereira Coutinho - 21 set. 09:40
“A arte de bem governar” não é um livro de análise política mas sim de conselhos políticos, a meio caminho entre o Príncipe, de Maquiavel, e um livro de auto ajuda para primeiros-ministros e aspirantes ao cargo.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 09:40
Opinião de Luís Todo Bom
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 21 set. 09:20
Opinião de Catarina Caria
svicente - 21 set. 08:00
No momento em que tolerarmos atuações como as do Rui Pinto, passamos a ser nós os maiores apoiantes da corrupção e os maiores promotores da degradação da democracia
apfigueiredo - 21 set. 08:00
Marcelo jura a pés juntos que não se trata de sexismo, mas seria mais fácil acreditar nisso se, na próxima cerimónia oficial, perguntasse a um homem: “Tem alguma coisa no bolso ou está contente por me ver?”
Opinião de Ribeiro Cristovão - 21 set. 07:30
Não há atenuantes para a derrota do Benfica e só o seu treinador saberá a quem deverão ser atribuídas maiores responsabilidades, provavelmente a ele próprio, o responsável pelo despedimento de Odysseas Vlachodimus, que ontem teria feito, por certo, trabalho mais positivo na baliza encarnada.
Daniel Oliveira - 21 set. 07:19
Ao protestar contra o desaparecimento de bancos e mesas da Paiva Couceiro, ponto de encontro para conversas e jogatinas, um grupo de jovens recordou-nos como o mercado e o poder político não gostam da apropriação livre do espaço público pelos cidadãos.
Ascenso Simões - 21 set. 07:01
Nem têm recursos humanos a menos. Gastam mal o dinheiro e alocam incorretamente as mulheres e os homens ao seu serviço
Maria Guerreiro - 21 set. 06:05
O recomeço das aulas pode ser um momento de maior ansiedade para alguns alunos que iniciam o seu percurso numa nova escola ou ciclo de ensino. E quando esse ...
www.publico.pt - 21 set. 05:00
Crianças em risco
Observador - 21 set. 00:21
O #EstudoEmCasa foi criado em 2020 com mérito e mais-valia. Mas os últimos vídeos datam de Junho 2021. Num contexto de recuperação da aprendizagem, este desperdício de potencial é difícil de aceitar.
Observador - 21 set. 00:19
Marcelo reduziu um dos mais antigos estados-nação do mundo a uma tasca onde se come, dança o vira e vê a bola. E é com isto que espera contribuir para um povo unido e confiante nas suas capacidades.
Observador - 21 set. 00:17
A Polícia tem de se relacionar com a sociedade, e contribuir para o seu bem-estar. Não pode servir apenas para vigiar o “populismo” ou perseguir o “discurso de ódio”.
Observador - 21 set. 00:04
Seria deveras importante que os nossos políticos lessem o Principezinho, procurassem nas descrições de Saint-Exupéry modelos onde se inspirassem. O sucesso para mim é ser como o Principezinho.
Observador - 21 set. 00:00
Quando ouvimos os governantes falar em reorganizar o SNS, está sempre na mente deles o encerramento de serviços e de unidades, criando distâncias de muitos quilómetros de resposta.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 20 set. 23:00
Editorial de Celso Filipe
publico@publico.pt - 20 set. 22:08
Na semana da Cimeira da Ambição Climática, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, reviu em baixa as metas da descarbonização energética
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 20 set. 21:30
Opinião de Camilo Lourenço
LUIS DELGADO - 20 set. 20:21
A Ucrânia tem genericamente mais 6 a 8 semanas para reconquistar um importante objetivo estratégico nesta guerra, e no território ocupado. É o «Quid pro Quo» político e militar.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 20 set. 19:50
Opinião de Carlos Albuquerque
tek.sapo.pt - 20 set. 19:10
O RPA (Automatização de Processos Robóticos) está a tornar-se uma solução progressivamente mais popular, como explica Rui Martins, que identifica uma tendência crescente de adoção da tecnologia. ...
publico@publico.pt - 20 set. 19:01
Com quase duas décadas de negociação e um trabalho “hercúleo”, este pode ser um acordo revolucionário para conservar e utilizar de forma sustentável a biodiversidade marinha em águas internacionais.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 20 set. 18:44
Opinião de Álvaro Nascimento
José Soeiro - 20 set. 17:52
Travar a tomada pelo capital internacional das casas disponíveis nada tem a ver com xenofobia.
publico@publico.pt - 20 set. 16:48
85% da classe dos advogados não tem condições para pagar os obrigatórios 950 euros para poder aceitar um estagiário – correndo o risco de este vir a ganhar mais do que o patrono.
publico@publico.pt - 20 set. 15:45
O cancro é uma batalha que todos nós desejamos evitar e quando se trata da cabeça e do pescoço, a prevenção, o diagnóstico precoce e os tratamentos oferecem uma promessa de esperança.
Patrícia Reis - 20 set. 14:22
Maria Teresa foi agraciada há dias com um doutoramento honoris causa do Ispa. Não, não leram mal, do instituto que se dedica a ensinar os meandros da psicologia. É ...
Clara Ferreira Alves - 20 set. 12:28
Talvez ache que a sua marca de populismo conseguirá estancar marcas mais viciosas. Está errado
Henrique Raposo - 20 set. 11:57
Quando se eleva acima da dor pessoal sentida pelo Nelson, o escritor Nelson Nunes consegue chegar ao ponto que interessa num romance sobre violência doméstica: a questão literária não é a denúncia cívica e humanitária (há outros fóruns para isso), mas sim os dilemas morais sentidos pelas personagens; o que interessa é vermos as diferentes camadas de humanidade contraditória que um pai violento coloca a um filho
MAFALDA ANJOS - 20 set. 10:52
Pedro Andersson, especialista em Finanças Pessoais, explica no novo livro "Ganhar Dinheiro" como melhorar a situação financeira dos portugueses. Aqui ficam as ideias principais do método dos cinco passos que recomenda
publico@publico.pt - 20 set. 09:30
Pesquisadores afirmam que a taxa de demência pode diminuir em pelo menos 40% se as pessoas mudarem o seu estilo de vida, isto é, aprendendo e se mexendo.
Observador - 20 set. 09:20
No país do Dr. Cavaco havia um sentimento de possibilidades no ar que desapareceu há muito. É por causa desta ideia de esperança em algo melhor que o Cavaquismo será recordado com mais saudades.
Daniel Oliveira - 20 set. 08:04
Ventura dirigiu as suas intervenções ao PSD. A IL disse que a moção de censura era infantil, mas envolveu-se numa rixa para subir ao baloiço. Com a direita engalfinhada, o sorriso do primeiro-ministro, refastelado em oito anos de mandato, disse tudo.
José Matos Correia - 20 set. 08:01
O Chega sabe bem que não há – nem haverá – qualquer bloco à direita em que possa participar. A alternativa ao PS existe e é o PSD. Sozinho, de preferência
Opinião de Ribeiro Cristovão - 20 set. 07:29
Foi um começo auspicioso dos portistas na Champions.
Daniela Nunes - 20 set. 07:05
As três recomendações literárias que se seguem não têm nenhuma ligação entre si. Mas alguns aspetos são comuns a estes três livros: são pequenos, simpáticos e carregados de História e estórias
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral - 20 set. 07:00
A mercantilização do sexo deveria merecer a oposição dos que criticam, com razão, a tendência para tudo ou quase tudo ser remetido para o mercado, para a troca comercial, para o império do dinheiro. Mas nem sempre isso acontece.
Henrique Monteiro - 20 set. 06:58
Por acaso era em sentido contrário, de Viseu para Lisboa, e volta no mesmo dia, se possível.
Computerworld - 20 set. 05:00
Por Bruno Azula López, Sales Manager Espanha e Portugal, Axis Communications
Observador - 20 set. 00:22
Está na altura dos dirigentes do PSD entenderem um ponto essencial: quando o PS ataca o Chega, o alvo é o PSD. Os ataques ao Chega só têm um objectivo: impedir que o PSD regresse ao governo.
www.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47
A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.
www.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47
No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.
www.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46
Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.
www.dinheirovivo.pt - 1 mai. 11:46
Na próxima segunda-feira, dia 3, a AEP comemora 172 anos de vida!