www.rtp.ptrtp.pt - 21 jun. 13:06

Governo defende diplomacia na guerra no Médio Oriente e num cessar-fogo em Gaza

Governo defende diplomacia na guerra no Médio Oriente e num cessar-fogo em Gaza

O Governo defende uma posição diplomática, útil, sobre a guerra no Médio Oriente. Insiste também num cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O tema está a ser discutido a esta hora na Assembleia da República, pela mão do Livre, que agendou um debate sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, sublinha que Portugal está a lutar pela solução dos dois Estados. Mas diz estar agora apostado na via diplomática.

Em resposta ao Livre, que apela ao Governo que reconheça o Estado da Palestina, o ministro Pedro Duarte acrescenta que Portugal defende um cessar-fogo incondicional.

Sem que, para isso, seja condição a libertação de reféns. Livre, Bloco de Esquerda, PCP e PAN, já pediram que o Governo avance por essa via.

De resto, o primeiro-ministro tem vindo a dizer que Portugal quer um reconhecimento da Palestina num âmbito multilateral, ao nível da ONU e da União Europeia. pub
NewsItem [
pubDate=2024-06-21 14:06:24.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/pais/governo-defende-diplomacia-na-guerra-no-medio-oriente-e-num-cessar-fogo-em-gaza_a1580793
, host=www.rtp.pt
, wordCount=128
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_21_1028593636_governo-defende-diplomacia-na-guerra-no-medio-oriente-e-num-cessar-fogo-em-gaza
, topics=[país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]