rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 8 mai. 14:19

Nuno Melo não diz se se vai retratar sobre serviço militar para jovens delinquentes

Nuno Melo não diz se se vai retratar sobre serviço militar para jovens delinquentes

Em Santa Margarida, o ministro da Defesa preferiu anunciar que o Governo está a preparar um pacote legislativo para as Forças Armadas.

Remetendo uma resposta para mais logo quando for ao Parlamento, o ministro da Defesa recusou esta manhã dizer se vai, ou não, retratar-se por ter defendido a possibilidade de jovens delinquentes cumprirem serviço militar como correção.

Nuno Melo falava no Campo de Santa Margarida, em Constância, onde decorre o exercício ORION24 que junta cerca de mil e 500 militares portugueses, da Eslováquia, Espanha e Roménia, num treino de capacidades multinacionais e prontidão para um conflito de alta intensidade.

Em declarações à RTP, o ministro da Defesa sublinhou que o Governo tem em preparação um pacote para as Forças Armadas.

“Vamos fazê-lo através de um pacote legislativo que, em diferentes áreas, dará resposta àquilo que são problemas já identificados relacionados com o recrutamento e a necessidade de retermos os militares nas Forças Armadas”, disse.

A estratégia – segundo Nuno Melo – passa “pela dignificação, discutindo aquilo que tencionamos fazer com as chefias militares e ouvindo as associações”.

O governante deixou ainda a garantia de que “depois de oito anos sem grande investimento nas Forças Armadas em muitíssimo [pouco] tempo daremos melhor resposta”.

Questionado para quando o pacote legislativo, o governante disse apenas: “muito em breve”.

O ministro da Defesa estará esta quarta-feira, às 18h00, na Comissão de Defesa Nacional a pedido da Iniciativa Liberal e do Chega, na sequência das declarações proferidas a propósito do ingresso nas Forças Armadas de jovens que cometam pequenos delitos como alternativa às instituições de reabilitação.

A hipótese chegou a ser apoiada publicamente pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que afirmou que Nuno Melo "obviamente falou em nome de todo o Governo". Contudo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, quando questionado, recusou-se a abordar o tema.vc

Após duras críticas, nomeadamente das associações representativas de oficiais, sargentos e praças das Forças Armadas, que consideraram a ideia "peregrina" e "absurda", o Ministério da Defesa emitiu um comunicado no dia 30 de abril negando que Nuno Melo tenha anunciado o recrutamento de jovens delinquentes e referindo que a hipótese foi abordada em contexto meramente académico.

NewsItem [
pubDate=2024-05-08 15:19:59.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2024/05/08/nuno-melo-nao-diz-se-se-vai-retratar-sobre-servico-militar-para-jovens-delinquentes/377501/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_08_1290105728_nuno-melo-nao-diz-se-se-vai-retratar-sobre-servico-militar-para-jovens-delinquentes
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]