eco.sapo.pteco.sapo.pt - 24 abr. 11:21

Câmara de Barcelos atingiu “melhor execução orçamental dos últimos quatro anos”

Câmara de Barcelos atingiu “melhor execução orçamental dos últimos quatro anos”

"Os resultados alcançados em 2023 foram muito positivos, o que demonstra rigor na projeção das receitas e grande capacidade na execução orçamental”, reclama o autarca de Barcelos, Mário Constantino.

A Câmara Municipal de Barcelos obteve em 2023 a “melhor execução orçamental dos últimos quatro anos“: executou 94,8% da receita (124 milhões de euros) enquanto a taxa de execução da despesa superou os 81% (106 milhões de euros). Os dados resultam do relatório de prestação de contas relativo ao último ano, aprovado em reunião extraordinária do executivo, que dá ainda conta da transição de mais de 17 milhões de euros para este ano.

“Os resultados alcançados em 2023 foram muito positivos, o que demonstra rigor na projeção das receitas e grande capacidade na execução orçamental”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos. Mário Constantino Lopes diz que “a taxa de execução final da receita se situou nos 94,8% e, na despesa, registou uma taxa de realização final global de 81,22%”. Já o investimento quase duplicou de 2020 para 2023, destacou ainda o autarca social-democrata.

Os resultados alcançados em 2023 foram muito positivos, o que demonstra rigor na projeção das receitas e grande capacidade na execução orçamental.

Mário Constantino Lopes

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

Face a estes cálculos, o autarca frisou que “esta prestação de contas demonstra bem a dinâmica da gestão municipal e consubstancia a concretização no terreno de projetos e medidas que são estratégicos para o desenvolvimento do concelho, dando expressão aos compromissos eleitorais que a atual maioria camarária estabeleceu com os barcelenses”.

Ainda de acordo com o município, “a despesa orçamental do exercício não consumiu todos os recursos disponíveis, pelo que transitaram para 2024 mais de 17 milhões de euros”. Em 2023, a autarquia investiu 37 milhões de euros na concretizarão de obras, “superando o investimento de 2022 em perto de 15 milhões de euros”.

Já as despesas de funcionamento ascenderam aos 56 milhões de euros, dos quais 29 milhões dizem respeito a encargos com pessoal principalmente devido ao processo de transferência de competências do Estado para as autarquias nas áreas da educação e da saúde. “O aumento com despesa de pessoal justifica-se na medida em que os trabalhadores das escolas e de alguns serviços de saúde passaram para a dependência direta do município”, justificou.

Outros 26 milhões de euros foram gastos com a aquisição de bens e serviços; uma despesa que disparou em parte devido à entrada em vigor do contrato do serviço público de transportes (+2,8 milhões de euros).

A edilidade minhota transferiu ainda para as Juntas de Freguesia mais de 14 milhões de euros e outros 6,5 milhões de euros para as instituições sem fins lucrativos.

NewsItem [
pubDate=2024-04-24 12:21:25.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/04/24/camara-de-barcelos-atingiu-melhor-execucao-orcamental-dos-ultimos-quatro-anos/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=411
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_24_959181858_camara-de-barcelos-atingiu-melhor-execucao-orcamental-dos-ultimos-quatro-anos
, topics=[autarquias]
, sections=[]
, score=0.000000]