expresso.ptHenrique Monteiro - 24 abr. 07:00

A Liberdade, as causas e ‘causinhas’

A Liberdade, as causas e ‘causinhas’

Uma série de personalidades (ou o que forem) da direita lançaram um livro intitulado “Abril pelas Direitas”, em que se defende, no essencial, que chega de exaltar Abril e que o anterior regime não era assim tão mau. Claro que têm todo o direito de o fazer (algo que o 25 de Abril lhes deu), mas o que mais me causa admiração é o facto daqueles que tão indignados ficaram com um livro sobre ‘Identidade e Família’ nada, ou quase, dizerem sobre este

A presença de Passos Coelho e a sua intervenção no livro sobre a família explica muita da agitação acerca do seu lançamento. Mas o quase total silêncio sobre o ‘Abril às Direitas’ diz muito sobre o modo como os ‘ativistas’, ou ‘indignados profissionais’ veem a Liberdade e o próprio 25 de Abril.

Sejamos claros – hoje é 24 de Abril, e celebram-se 50 anos sobre o último dia de ditadura –, foi o dia em que caiu Caetano e Thomaz que propiciou a possibilidade de tanto uns autores como outros poderem escrever o que querem, sem qualquer censura, que não seja a que decorre da discussão pública. Mas o tema da identidade e família mexe muito mais com certa esquerda do que a defesa do regime anterior. Principalmente, porque essa esquerda imagina a Liberdade como sendo algo que lhe pertence, e não um valor que permite outras vozes, vozes antagónicas, de exercerem o seu direito à palavra.

Já é Subscritor? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2024-04-24 08:00:00.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-04-24-a-liberdade-as-causas-e-causinhas-83d36fe5
, host=expresso.pt
, wordCount=173
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_24_161181369_a-liberdade-as-causas-e-causinhas
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]