eco.sapo.ptPaulo Silva - 22 abr. 09:34

O futuro já mora no Seixal

O futuro já mora no Seixal

Com o Seixal Criativo, um Centro de Aprendizagem de Tecnologia gratuito, que complementa o ensino regular, colocamos os jovens no caminho da robótica, da inteligência artificial e da ciência de dados.

O Seixal já está no futuro e esse futuro tem um nome: Seixal Criativo. Um projeto educativo pioneiro a nível nacional criado pela Câmara Municipal do Seixal e que reflete a visão inovadora e progressista que temos para o concelho, e que, ao mesmo tempo, demonstra o nosso compromisso em capacitar os jovens para os desafios do futuro que os esperam.

Consciente da dinâmica de mudança global, das transformações em curso na sociedade, no mundo do trabalho e das empresas, a Câmara Municipal do Seixal considera essencial apostar na educação enquanto direito fundamental e condição determinante para a emancipação individual e coletiva dos jovens, contribuindo de forma decisiva para as exigências que o presente lhes coloca dotando-os de competências para o futuro. Uma das grandes prioridades deste executivo é transformar o Seixal numa sociedade do conhecimento e colocar o concelho na liderança do desenvolvimento humano e das novas tecnologias.

Com o Seixal Criativo, um Centro de Aprendizagem de Tecnologia gratuito, que complementa o ensino regular, estamos a colocar os nossos jovens no caminho da robótica, da inteligência artificial, da prototipagem, da ciência de dados, de forma a capacitá-los para enfrentarem os desafios da sociedade contemporânea e a potenciar o seu sucesso escolar e profissional. Ao oferecer uma pré-formação com ferramentas da nova economia e da sociedade da informação, estamos a proporcionar-lhes não apenas habilidades técnicas, mas também liberdade e autonomia pessoal. Estamos, no fundo, a abrir portas para um mundo de oportunidades.

O Seixal Criativo, que vai no segundo ano de formação e que já acolheu largas dezenas de jovens, é mais do que um investimento em tecnologia, é um investimento nas gerações futuras. Estou certo de que são diversos os benefícios a curto, médio e longo prazo, proporcionados por este projeto, quer para os nossos jovens quer para o concelho no geral: teremos melhores alunos, mais capacitados, com melhores perspetivas de carreira, salariais e de emprego, bem como um concelho mais preparado e economicamente mais desenvolvido – e, consequentemente, uma população com mais bem-estar.

O Seixal Criativo funciona em estreita colaboração com a Academia, com uma rede de tutores e mentores conceituados, e também com o tecido empresarial do concelho. Várias empresas mostraram interesse em fazer parcerias com o projeto, o que é a prova do seu potencial. A coordenação está a cargo de António Câmara e Edmundo Nobre, investigadores e professores da Universidade Nova de Lisboa, especialistas em diversas áreas tecnológicas. Com a sua orientação, estamos confiantes de que esta iniciativa vai continuar a ser um sucesso.

O Seixal Criativo é um fator de diferenciação do concelho do Seixal no País e de projeção além-fronteiras e, estou certo, de que o projeto que estamos a desenvolver no concelho do Seixal poderá constituir-se como fonte de inspiração para outras autarquias.

NewsItem [
pubDate=2024-04-22 10:34:01.0
, url=https://eco.sapo.pt/opiniao/o-futuro-ja-mora-no-seixal/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=456
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_22_1215383339_o-futuro-ja-mora-no-seixal
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]