visao.ptvisao.pt - 18 abr. 16:10

Visão | Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Visão | Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Thomas Jefferson era presidente dos EUA quando duas ninhadas diferentes de cigarras emergiram em simultâneo

Uma investigação da Universidade de Connecticut prevê o surgimento de biliões de cigarras periódicas em certas zonas nos Estados Unidos, números que não se atingem há décadas e possivelmente séculos. Os cientistas prevêem que as cigarras periódicas deste ano cobrirão um território equivalente à dimensão do estado americano de Delaware. Esta espécie de cigarras emergirá de Maryland a Oklahoma, de Illinois ao Alabama, num total de biliões de cigarras adultas, mas não vão estar todas no mesmo sítio e ao mesmo tempo. Este evento único é historicamente abundante e é um espetáculo único e raro.

As cigarras periódicas (Magicicada spp.) são insetos incomuns, com ciclos de vida extremamente longos e também se caracterizam pelas suas emergências em massa e infrequentes. Têm uma aparência marcante – as cigarras periódicas adultas têm um corpo preto com olhos vermelhos vibrantes e asas com veias alaranjadas – e comportamentos barulhentos – emitem sons altos e específicos à espécie – que diferem dos de outros insetos.

Existem dois tipos de cigarras encontradas em grande número nos EUA: as cigarras anuais – surgem todos os anos – e as periódicas – surgem a cada 13 ou 17 anos. As cigarras periódicas têm um ciclo de vida longo. Após a eclosão, as cigarras periódicas imaturas, chamadas ninfas, passam 13 ou 17 anos no subsolo, alimentam-se de raízes, e depois emergem do solo e transformam-se em cigarras adultas.

As cigarras periódicas são encontradas no leste da América do Norte apenas, sendo que existem sete espécies – quatro com ciclos de vida de 13 anos e três com ciclos de 17 anos.  As três espécies com ciclos de 17 anos normalmente estão distribuídas no norte, enquanto que as quatro espécies com ciclos de vida de 13 anos, normalmente, estão no sul e no meio-oeste. Este tipo de cigarras atingem densidades populacionais surpreendentes, chegando a 1,5 milhão por cerca de quatro metros quadrados.

Geralmente, uma ninhada de 13 anos emerge no mesmo ano que uma ninhada de 17 anos, aproximadamente a cada 5-6 anos, embora a maioria das ninhadas de 17 anos não esteja em contato com uma ninhada de 13 anos. A Ninhada XIX (de 13 anos) e a Ninhada XIII (de 17 anos) não se sobrepõem de forma significativa. Podem ocorrer simultaneamente em manchas de floresta, mas essas manchas são de tamanho pequeno.

A previsão é de que a ninhada XIX surja em partes do sudeste dos EUA, enquanto a XIII deve aparecer no norte do estado de Illinois e ambos os eventos devem começar no final de abril. Uma co-emergência envolvendo ninhadas adjacentes de diferentes ciclos de vida é algo que acontece aproximadamente a cada 25 anos. Quaisquer duas ninhadas específicas de diferentes ciclos de vida, como acontecerá neste caso, co-emergem apenas a cada 221 anos.

A última vez que foi documentada a emergência conjunta das duas ninhadas de cigarras periódicas nos EUA foi em 1803, durante a presidência de Thomas Jefferson. Enquanto as cigarras anuais, maiores e mais verdes do que suas primas de corpo preto, podem ser encontradas em qualquer lugar do mundo, os insetos periódicos, só podem ser encontrados na América do Norte. O especialista em cigarras da Universidade de Connecticut, John Cooley, chamou a próxima invasão do duelo de “cigarra-geddon”, isto porque o zumbido dos insetos pode atingir um volume de 110 decibéis, podendo ser confundidos com gafanhotos.

Paula Shrewsbury – entomologista da Universidade de Maryland – confirma que o surgimento dos ciclos das ninhadas ao mesmo tempo é um evento raro e resultará em mais cigarras “do que em qualquer outro lugar em qualquer outro momento”. 

NewsItem [
pubDate=2024-04-18 17:10:59.0
, url=https://visao.pt/visao_verde/2024-04-18-ha-seculos-que-nao-se-assistia-a-nada-assim-bilioes-de-cigarras-vao-emergir-nos-estados-unidos-este-ano/
, host=visao.pt
, wordCount=587
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_18_216261255_visao-ha-seculos-que-nao-se-assistia-a-nada-assim-bilioes-de-cigarras-vao-emergir-nos-estados-unidos-este-ano
, topics=[cigarras, ambiente, evento único, cigarras periódicas, estados unidos, visão verde]
, sections=[]
, score=0.000000]