expresso.ptexpresso.pt - 18 abr. 19:00

25 de Abril: A espantosa história da fuga da “mais sinistra cadeia da ditadura”

25 de Abril: A espantosa história da fuga da “mais sinistra cadeia da ditadura”

Parece um filme, mas é a história da fuga de três presos da cadeia do Aljube, contada pelo único sobrevivente desta aventura programada para homens que não tinham vertigens. A corda usada era curta, o que obrigou Américo de Sousa a cair com estrondo no telhado do prédio vizinho, o carro que os deveria recolher não apareceu e a mulher da casa de contacto não queria abrir a porta. Imprevistos à parte, eles atingiram a liberdade que tinham por destino. O antigo militante comunista Carlos Brito contou-nos como foi em setembro de 2016, altura em que este artigo foi publicado pela primeira vez

Se fosse hoje, se Portugal não vivesse em Democracia, Américo de Sousa, Carlos Brito e Rolando Verdeal nunca teriam escolhido uma madrugada de sábado para domingo para fugir pelas grades e pelo beiral de um 5º andar da rua Augusto Rosa em Lisboa. Só que em 1957 não havia vivalma na pacata rua que ligava a Sé ao Miradouro de Santa Luzia e onde ficava a cadeia por onde passaram 30 mil presos políticos, na zona que agora é um dos mais movimentados locais turísticos da noite lisboeta.

Carlos Brito, o único sobrevivente desta fuga, tinha 23 anos quando foi preso pela segunda vez, em outubro de 1956. “Vim para o Aljube, a mais sinistra das prisões da ditadura, que era para onde vinham os presos submetidos a interrogatório e tortura. Estávamos aqui e íamos à António Maria Cardoso [rua onde ficava a sede da PIDE e que era perto] para sermos torturados. Por isso, sempre que entrava um novo preso, dizia-se ‘Força camarada, isto vai ser muito duro’... ”.

“Era preciso resistir aos interrogatórios, não falar. O porte [conduta] na prisão” ditava a diferença na vida de cada preso que era levado para interrogatório, e – também – na dos companheiros que poderia comprometer se não resistisse à tortura e abrisse a boca.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,73€ por semana.

Já é Subscritor? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2024-04-18 20:00:00.0
, url=https://expresso.pt/50-anos-25-de-abril/2024-04-18-25-de-abril-a-espantosa-historia-da-fuga-da-mais-sinistra-cadeia-da-ditadura-af018e0d
, host=expresso.pt
, wordCount=238
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_18_1779274091_25-de-abril-a-espantosa-historia-da-fuga-da-mais-sinistra-cadeia-da-ditadura
, topics=[50 anos do 25 de abril]
, sections=[]
, score=0.000000]