jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 22:10

Sete mil rolhas de cortiça recolhidas em feira de vinho viram objetos decorativos | O Jornal Económico

Sete mil rolhas de cortiça recolhidas em feira de vinho viram objetos decorativos | O Jornal Económico

Iniciativa partiu da APCOR e ViniPortugal e envolveu as empresas portuguesas que participaram na ProWein, em Dusseldorf. Designer Irena Übler vai agora reut ...

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e a ViniPortugal recolheram mais de 7 mil rolhas de cortiça, no âmbito de uma ação de sensibilização para a sustentabilidade durante a ProWein,  uma das maiores feiras de vinho europeias, em Düsseldorf, Alemanha.

A recolha de rolhas de cortiça foi usada para alicerçar o compromisso da sustentabilidade da indústria do vinho portuguesa, envolvendo os 90 stands portugueses e os mais de 150 produtores presentes. Cada um recebeu um recipiente e tratou do seu lugar.

As rolhas recolhidas durante os três dias da feira, que recebeu mais de 49 mil visitantes e 6 mil produtores de mais de 60 países diferentes, serão agora reutilizadas em Portugal pela designer Irena Übler, que dedica o seu trabalho à reutilização de materiais como a cortiça, dando vida a diferentes objetos decorativos.

A peça que a artista austro-alemã criará com estas rolhas faz parte do projeto PRIMA – um laboratório experimental que foca na transformação de materiais “resíduos” na vertente design de produto, e será apresentada na exposição Isola Design, na Milan Design Week, entre 18 e 23 de abril.

“Esta parceria surgiu de forma muito natural. A cortiça tem uma relação muito longa e histórica com o vinho, não só em Portugal como em todo o mundo e tem, também, um papel importantíssimo ao nível da sustentabilidade, pois falamos de um produto natural e amigo do ambiente. A cortiça e o vinho são, ainda, aliados indissociáveis e muito enraizados na cultura portuguesa”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

“A cortiça é 100% natural, renovável e reciclável, destacando-se, por isso, como a opção mais sustentável para uma garrafa de vinho”, salienta João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR. “A cortiça é um paradigma do que é um modelo de economia circular e um excelente exemplo disso é podermos utilizar as rolhas recolhidas nesta ação para criar uma peça de design que vai representar Portugal em Milão”, salienta.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 23:10:54.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/sete-mil-rolhas-de-cortica-recolhidas-em-feira-de-vinho-viram-objetos-decorativos-1013881
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=313
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_2138575780_sete-mil-rolhas-de-cortica-recolhidas-em-feira-de-vinho-viram-objetos-decorativos-o-jornal-economico
, topics=[vinho, viniportugal, irena übler, prowein, associação portuguesa da cortiça, empresas, economia, cortiça, rolhas, apcor]
, sections=[economia]
, score=0.000000]