www.dn.ptdn.pt - 1 abr. 20:49

Saúde frágil do papa desencadeia rumores e críticas no Vaticano

Saúde frágil do papa desencadeia rumores e críticas no Vaticano

Os setores mais conservadores anseiam por um novo líder para a Igreja Católica

A hospitalização do papa Francisco nesta semana levantou questões sobre o futuro do seu papado, alimentando rumores e críticas dos seus inimigos, que anseiam por um novo líder para a Igreja Católica.

Os setores mais conservadores desafiaram abertamente o pontífice argentino, a quem acusam de minar os ensinamentos doutrinários com as suas posições de abertura, pedindo uma Igreja mais tolerante.

A saúde frágil de Francisco "deu oxigénio" àqueles que procuram retratá-lo como fraco e esperam que ele siga o exemplo de seu antecessor, Bento XVI, que renunciou em 2013 quando percebeu que a sua força física e mental não era suficiente, disse Robert Mickens, diretor do diário religioso La Croix International, à AFP.

Francisco, de 86 anos, que tem vários problemas físicos e usa cadeira de rodas, foi bastante ambíguo na questão de uma eventual renúncia. O argentino disse em várias ocasiões que renunciaria se não se sentisse apto para o cargo, embora tenha insistido em fevereiro que o assunto não estava na sua agenda.

As três noites que passou esta semana no hospital Gemelli, em Roma, com bronquite, causaram "agitação febril" entre os seus aliados e críticos, aponta Massimo Franco, especialista em assuntos do Vaticano para o diário italiano Corriere della Sera.

"As especulações sobre o futuro do pontificado são agora menos teóricas", escreveu Franco.

A batalha contra Francisco

Após a morte, em 31 de dezembro, de Bento XVI, referência intelectual dos ultraconservadores, estes intensificaram as críticas a Francisco. Questionado sobre isso, o pontífice argentino disse que não quer que a renúncia de um chefe da Igreja Católica se torne regra. No entanto, deixou em aberto a possibilidade de seguir os passos de Bento XVI e até descreveu como seria a sua aposentadoria, dizendo que viveria em Roma, possivelmente como um simples padre e sem usar a batina branca de papa.

O especialista em assunto do Vaticano Iacopo Scaramuzzi acredita que alguns dos inimigos de Francisco estão a alimentar rumores recorrendo a uma velha tática: usar a saúde como uma ferramenta de batalha e "espalhar notícias parcialmente verdadeiras ou inventá-las completamente".

Em outubro de 2015, enquanto o papa latino-americano exortava a Igreja a ser mais tolerante com os divorciados que se casavam novamente, o Vaticano teve de negar rumores espalhados por ultraconservadores de que Francisco tinha um tumor cerebral.

"O jogo está de volta", escreveu agora Scaramuzzi, referindo-se aos rumores que circulavam recentemente sobre um suposto cancro generalizado que, segundo algumas fontes ligadas a setores ultraconservadores, o papa sofreria desde que foi submetido a uma cirurgia no cólon em 2021.

Francisco negou pessoalmente a notícia numa entrevista no ano passado, embora esteja ciente de que o debate interno sobre o seu sucessor se intensifica quando ele está doente.

O Vaticano fornece informações imprecisas sobre o assunto, o que alimenta o clima de conspiração. Esta semana, foi anunciado que o papa estava no hospital para fazer exames programados, mas depois de várias horas o Vaticano teve que admitir que Francisco havia sido internado por dificuldades respiratórias e posteriormente foi diagnosticado com bronquite.

"Se ele está doente com outra coisa, se tem um tumor, como alguns sugeriram, não vamos saber, simplesmente não vamos saber", lamentou Mickens.

O Papa Francisco teve alta neste sábado e vai presidir às celebrações da Páscoa no Vaticano.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 21:49:00.0
, url=https://www.dn.pt/sociedade/saude-fragil-do-papa-desencadeia-rumores-e-criticas-no-vaticano-16106862.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=528
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1275469756_saude-fragil-do-papa-desencadeia-rumores-e-criticas-no-vaticano
, topics=[vaticano, igreja católica, sociedade, papa francisco]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]