jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 22:33

Dois milhões para reabilitar instalações desportivas | O Jornal Económico

Dois milhões para reabilitar instalações desportivas | O Jornal Económico

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas 2023 do IPDJ está centrado na temática da eficiência energética.

Estão abertas até 15 de maio as candidaturas à 7.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2023 (PRID 2023) do  Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O programa no montante de dois milhões de euros destina-se a clubes e associações desportivas, constituídos sob a forma de associação sem fins lucrativos e sediados em território continental.

Num contexto de alterações climáticas e de transição para uma economia de baixo teor de carbono, o IPDJ promove projetos de eficiência energética. Nesse sentido, são elegíveis “intervenções que fomentem o aumento da eficiência energética das instalações desportivas ao serviço das populações”, que “reforcem a utilização de energias renováveis em regime de autoconsumo” e que “conduzam à redução do consumo energético”.

Também cumprem os requisitos intervenções nos sistemas de iluminação, exterior ou interior, ou visando a instalação de painéis solares térmicos para a produção de água quente sanitária (AQS), como painéis e estruturas de fixação, depósitos, bombas e sistema auxiliar de produção de calor.

São igualmente abrangidas as intervenções para instalação de sistemas de produção de energia solar para autoconsumo, como painéis e estruturas de fixação, ou a instalação e substituição de sistemas de aquecimento, arrefecimento ambiente e águas quentes, que recorram a energia renovável, designadamente: bombas de calor, caldeiras ou recuperadores de calor, com elevada eficiência com e sem sistemas de acumulação de água quente. Incorporação de sensores (movimento, presença, crepusculares, etc.), reguladores de fluxo luminoso também estão abrangidos.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 23:33:26.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/dois-milhoes-para-reabilitar-instalacoes-desportivas-1013884
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1268218989_dois-milhoes-para-reabilitar-instalacoes-desportivas-o-jornal-economico
, topics=[bombas de calor, instalações desportivas, sociedade, economia, prid, desporto, reabilitação, ipdj, programa de reabilitação de instalações desportivas, eficiência energética]
, sections=[desporto, economia, sociedade]
, score=0.000000]