www.jn.ptjn.pt - 1 abr. 17:48

Ativistas ambientais lançam tinta preta em fonte histórica de Roma

Ativistas ambientais lançam tinta preta em fonte histórica de Roma

A famosa "Fontana della Barcaccia", localizada na Praça de Espanha, em Roma, foi tingida de preto por um grupo de ativistas climáticos contra o aquecimento global.

Três ativistas da organização "Last Generation" derramaram um líquido à base de carvão na tradicional fonte do século XVII, esculpida pelo italiano Pietro Bernini.

A polícia agiu imediatamente e deteve o grupo. As autoridades prometeram mão forte contra um gesto considerado "estúpido e prejudicial".

Em formato de barco, a "Fontana della Barcaccia" foi feita em memória à inundação do rio Tibre, em 1598. O Ministério da Cultura informou que a obra será limpa e os danos sofridos serão avaliados por especialistas.

Os ativistas manifestaram através de um comunicado que a tinta despejada na água da fonte é "um presságio do cenário que está por vir, o fim do mundo, devido às secas alternadas com enchentes devastadoras e ondas de calor que acabarão com a vida na Terra", alertaram.

Autora de outras manifestações em vários museus na Europa, a "Last Generation" pede para Itália investir mais em energia renovável e redução nas emissões de carbono.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 18:48:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/ativistas-ambientais-lancam-tinta-preta-em-fonte-historica-de-roma-16106342.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=150
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1219625670_ativistas-ambientais-lancam-tinta-preta-em-fonte-historica-de-roma
, topics=[ambiente, ativistas climáticos, mundo, itália]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]