jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 9 fev. 09:07

António Costa Silva nunca se reuniu com presidente da Agência Nacional de Inovação (com áudio) | O Jornal Económico

António Costa Silva nunca se reuniu com presidente da Agência Nacional de Inovação (com áudio) | O Jornal Económico

Falta de reuniões entre os dois organismos contribuiu para a decisão de Joana Mendonça em demitir-se da ANI.

O ministro da Economia, António Costa Silva, nunca se reuniu com a presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI) durante o período de um ano, adianta o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira. A única exceção, de acordo com a publicação, foi uma conversa entre Costa Silva e Joana Mendonça – que renunciou ao cargo na segunda-feira – em março de 2022, logo após a tomada de posse do ministro.

A falta de reuniões entre os dois organismos contribuiu para a decisão de Joana Mendonça em demitir-se da ANI. Tal como o “Negócios” refere, citando uma entrevista de Costa Silva ao “Público”, as questões na carta de renúncia da presidente demissionária da ANI “não foram levantadas nas reuniões mantidas com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio”, o que indica que o ministro da Economia nunca se terá reunido com a diretora.

Na carta de renúncia ao cargo, Joana Mendonça alegou falta de condições para exercer o cargo em que se mantinha e acusou uma “crescente dificuldade de receber orientações da tutela, designadamente em matérias de crucial importância para a Agência”, evidenciando a falta de aprovação da proposta de Plano de Atividades em Orçamento da ANI para 2023, “sem o qual a ANI não pode desenvolver as suas atividades de forma regular”.

NewsItem [
pubDate=2023-02-09 10:07:06.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/antonio-costa-silva-nunca-se-reuniu-com-presidente-da-agencia-nacional-de-inovacao-992406
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=210
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_02_09_655111605_antonio-costa-silva-nunca-se-reuniu-com-presidente-da-agencia-nacional-de-inovacao-o-jornal-economico
, topics=[antónio costa silva, agência nacional de inovação (ani), joana mendonça, política, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]