www.jn.ptjn.pt - 7 dez. 00:00

A transformação digital e o jornalismo

A transformação digital e o jornalismo

Imersos num mundo em transformação digital, a imprensa e os média regionais debatem-se com o aumento diário de dados a analisar, a desinformação, e as novas modalidades de informação e difusão que a digitalização fez surgir. São desafios importantes, para entidades com acesso limitado a conhecimento estruturado e a recursos humanos qualificados na área digital.

As ferramentas digitais, a inteligência artificial e a ciência de dados podem ajudar a separar o importante do trivial e o verdadeiro do falso, contribuindo para um jornalismo de qualidade e para a sustentabilidade dos média regionais - através da oferta de serviços digitais mais variados, da criação de estratégias de comunicação e de modelos de negócio.

Contudo, o investimento necessário pode ser incomportável para muitas destas entidades.

Com lançamento marcado para o dia 16 de dezembro, o Aveiro Media Competence Center pretende facultar-lhes o acesso a ferramentas inerentes à transformação digital e disponibilizar meios para a capacitação e requalificação dos seus recursos humanos.

Criado pela Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, e com o apoio da Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e da Secretaria de Estado da Transição Digital, o centro ficará à disposição dos editores locais europeus, proporcionando soluções digitais para o setor.

Será o ponto central na União Europeia para promover o jornalismo de alta qualidade digitalmente assistido, de que todos precisamos para vencer os desafios atuais e futuros.

Vale a pena considerar.

Reitor da Universidade de Aveiro

NewsItem [
pubDate=2021-12-07 01:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/a-transformacao-digital-e-o-jornalismo--14385430.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_07_248719279_a-transformacao-digital-e-o-jornalismo
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]