visao.sapo.ptsvicente - 6 dez. 09:49

Visão | A independência do sistema judiciário na Europa

Visão | A independência do sistema judiciário na Europa

A tentação por parte do poder político para, num quadro de reforma do sistema judicial, introduzir mecanismos de controle dos juízes e dos magistrados do Ministério Público, tem sido uma constante em vários Estados-Membros, de que não é exceção Portugal

Como vem referido no Relatório de 2020 sobre o Estado de Direito, “A UE baseia-se no Estado de direito. As ameaças ao Estado de direito põem em causa a sua base jurídica, política e económica. As deficiências num Estado-Membro afetam outros Estados-Membros e a UE no seu conjunto”.

Reforçar um entendimento comum do Estado de direito na UE torna-se, assim, prioritário, para fortalecer a confiança mútua, essencial à sua própria subsistência. A MEDEL, tal como nas suas origens, continua a desempenhar um papel relevante na defesa da independência do sistema judiciário e na promoção do Estado de direito democrático, enquanto pedra angular das nossas sociedades e da nossa identidade comum.          

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

NewsItem [
pubDate=2021-12-06 10:49:27.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2021-12-06-a-independencia-do-sistema-judiciario-na-europa/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=128
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_06_198660111_visao-a-independencia-do-sistema-judiciario-na-europa
, topics=[opinião, adão carvalho, bolsa de especialistas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]