jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 4 dez. 18:00

Diretor-geral da AWS diz que Portugal “está num caminho fantástico”

Diretor-geral da AWS diz que Portugal “está num caminho fantástico”

A empresa de computação na nuvem do grupo Amazon prevê que o investimento de 2,5 mil milh��es de euros em Espanha também seja benéfico para o mercado português.

Las Vegas voltou esta semana a ser palco do evento anual de cloud computing da Amazon Web Services (AWS), onde mais de 200 empresas estiveram presentes com expositores, entre as quais a portuguesa Outsystems, que regressou a Nevada para garantir que a empresa de computação na nuvem do grupo Amazon é hoje o seu maior parceiro tecnológico (ler entrevista em www.jornaleconomico.pt). A febre da cidade do espetáculos e casinos sentiu-se nos corredores do re:Invent, por onde passaram cerca de 27 mil pessoas para fechar negócios, apresentar-se à comunidade tecnológica, aprender (mais) sobre cloud ou ouvir os gurus do sector.

Em entrevista ao Jornal Económico (JE), o primeiro jornal português a estar presente no re:Invent em dez anos de conferência, o diretor-geral da AWS para a Península Ibérica garante que “Portugal está num caminho fantástico e os seis unicórnios são a prova disso mesmo”. “Temos o escritório [em Lisboa] desde 2018 e tem corrido muito bem com a colaboração tanto com as startups em Portugal, através da Startup Lisboa, como com as diferentes subsidiárias”, assegurou Miguel Alava.

A AWS tem em mãos um plano megalómano para Espanha, de 2,5 mil milhões de euros a dez anos, que deverá estar operacional em meados de 2022 e que, segundo o responsável pelo mercado ibérico, também beneficiará Portugal. Em causa está uma nova região europeia de infraestruturas com centros de processamento de dados, em Aragão, que se estima que aumente o PIB do país vizinho em aproximadamente 1,8 mil milhões de euros e crie 1.300 novos empregos na próxima década.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

NewsItem [
pubDate=2021-12-04 19:00:36.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/aws-diz-que-portugal-esta-num-caminho-fantastico-816381
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=267
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_04_775828496_diretor-geral-da-aws-diz-que-portugal-esta-num-caminho-fantastico
, topics=[tecnologia, empresas, economia, je leitor, aws]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]