jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 25 jul. 11:00

Tóquio 2020: Os lucros de ouro dos atletas mais bem pagos presentes na competição

Tóquio 2020: Os lucros de ouro dos atletas mais bem pagos presentes na competição

Jogadores da NBA dominam a lista, onde cabe também tenistas e um golfista. Receitas anuais atingem perto dos 300 milhões de euros.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio arrancam oficialmente esta sexta-feira, 23 de julho, e não faltam estrelas de várias modalidades presentes na competição que acumulam milhões de euros ao longo do ano, seja por títulos conquistados, mas principalmente pelos contratos publicitários que têm com algumas das maiores empresas mundiais.

A revista “Forbes” elaborou uma lista dos nove atletas que mais receitas geram ao longo do ano e que vão estar presentes em Tóquio em representação dos seus países. Apesar dos jogadores da NBA dominarem, existe espaço também para tenistas e um golfista, sendo que no top-3 surge a única mulher deste grupo milionário.

Jrue Holiday (19 milhões de euros)

Além de contratos publicitários com a Nike ou Microsoft, o recente campeão da NBA pelos Milwaukee Bucks renovou contrato por mais quatro anos, num valor total de 113 milhões de euros. Vai representar a seleção dos Estados Unidos pela primeira vez em Jogos Olímpicos.

Khris Middleton (22 milhões de euros)

Tal como o seu companheiro Jrue Holiday, também foi campeão pelos Bucks, com quem renovou em 2019 por mais cinco anos, por 150 milhões de euros. Possui também contratos de publicidade com a Nike ou Panini.

Kei Nishikori (25,5 milhões de euros)

A jogar os Jogos Olímpicos em casa, o tenista recebe grande parte deste valor através de contratos publicitários com a Japan Airlines. Nos Jogos Olímpicos de 2016, ganhou a medalha de bronze, a primeira do Japão em 96 anos.

Devin Booker (25,5 milhões de euros)

Derrotado na final da NBA, o jogador dos Phoenix Suns tornou-se o mais bem pago da história, quando em 2018 assinou contrato até 2023 por 133 milhões de euros. Fora do campo recebe cinco milhões de euros de patrocínios da Nike e do vídeojogo Call of Duty.

Rory McIlroy (28 milhões de euros)

O único golfista da lista arrecadou nos últimos 12 meses, 24 milhões de euros de contratos com a Nike ou Omega. No campo de golfe recebeu em 2019, depois de vencer a FedEx Cup, 12 milhões de euros.

Novak Djokovic (29,2 milhões de euros)

O número do ranking mundial recebe 25 milhões de euros anuais de contratos com a Lacoste ou Peugeot. Este ano já venceu três dos quatro torneios do Grand Slam.

Damian Lillard (34,3 milhões de euros)

O base dos Portland Trailblazers renegociou em 2014 o seu contrato de dez anos com a Adidas no valor de 84 milhões de euros para a sua própria marca de ténis, Dame. Fora do campo Lillard tem a sua vertente de rapper, com o cognome Dame Lolla, tendo já lançado três albums.

Naomi Osaka (50 milhões de euros)

A tenista recebeu perto de 50 milhões de euros em patrocínios, onde se incluem a Google, Louis Vuitton e Levi's, a que juntou três milhões em prémios monetários. Em Este ano ocupa o 12º lugar da lista da Forbes de atletas mais bem pagos.

Kevin Durant (63,5 milhões de euros)

Além dos dois títulos da NBA e duas medalhas de ouro olímpicas, o base dos Brooklyn Nets tem a sua própria empresa de capital markets, intitulada Thirty Five Ventures e uma participação na equipa dos Philadelphia Union da MLS.

NewsItem [
pubDate=2021-07-25 12:00:49.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/toquio-2020-os-lucros-de-ouro-dos-atletas-mais-bem-pagos-presentes-na-competicao-765674
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=514
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_25_1822284860_toquio-2020-os-lucros-de-ouro-dos-atletas-mais-bem-pagos-presentes-na-competicao
, topics=[multimédia, economia, fotogalerias, desporto]
, sections=[desporto, economia]
, score=0.000000]