expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 19:14

Um cínico lírico, nunca muito cínico nem muito lírico. Roberto Arlt por Pedro Mexia

Um cínico lírico, nunca muito cínico nem muito lírico. Roberto Arlt por Pedro Mexia

São gravuras de Buenos Aires e das suas personagens, documentos de uma geografia física e humana a falarem as várias línguas que pode ter uma cidade, escritos pelo indócil Roberto Arlt. Crítica a "Águas-Fortes Portenhas"

A água-forte é uma técnica de gravura, e as “Águas-Fortes Portenhas” (ou seja, de Buenos Aires), que Roberto Arlt publicou no jornal “El Mundo” entre 1928 e 1933, querem-se gravuras dessa cidade, nesses anos. Umas amáveis, pitorescas, outras agrestes ou disformes, goyescas. Quem leu a ficção de Arlt (como o romance “Os Sete Loucos” ou os contos de “Escritor Fracassado”) sabe que o indócil argentino apostava tudo na sinceridade, por mais brutal que fosse. E nas crónicas também é assim, sendo que a verdade ou verosimilhança das situações as torna menos “exageradas”, mais próximas da vida como ela é.

O estilo de Arlt, como escreve Rui Manuel Amaral no posfácio a esta selecção de “Águas-Fortes”, é “esbaforido, indomável, excêntrico e selvagem”. Escritor que desconfiava da literatura, que não queria agradar a todo o custo, Roberto Arlt pode ser definido como um cínico lírico, embora nunca muito cínico nem muito lírico. As crónicas, como as ficções, gostam de contar histórias a partir de outras histórias, mas comprometem-se com uma honestidade avessa a mistificações. Muitos homens e mulheres evocados nestas páginas merecem o epíteto de patifes, imbecis, canalhas, e esses qualificativos não ficam no tinteiro; mas não é que Arlt julgue os patifes, os imbecis e os canalhas, não é que os condene ou despreze; pode tentar evitá-los, pode indignar-se, mas parece não ter ilusões sobre as pessoas, ainda que se zangue com a sociedade que as educa. Porque anda pelas ruas, mantém sempre uma espécie de indulgência. E a certo passo diz que até a indulgência de Jesus vinha de ter estado no meio das pessoas e não distante delas.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 20:14:38.0
, url=https://expresso.pt/cultura/2020-09-16-Um-cinico-lirico-nunca-muito-cinico-nem-muito-lirico.-Roberto-Arlt-por-Pedro-Mexia
, host=expresso.pt
, wordCount=280
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_684722950_um-cinico-lirico-nunca-muito-cinico-nem-muito-lirico-roberto-arlt-por-pedro-mexia
, topics=[cultura]
, sections=[vida]
, score=0.000000]