rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 set. 12:31

Os adolescentes, as suas vidas, o seu futuro

Os adolescentes, as suas vidas, o seu futuro

A psicóloga Margarida Gaspar de Matos e o psiquiatra Daniel Sampaio têm a seu cargo, neste programa, a missão de peso de guiar pais, educadores e adultos em geral numa viagem ao fascinante mundo da adolescência.

É a idade dos porquês. Do armário. Da irreverência. Dos sonhos... Se descrever um adolescente não é fácil, definir a adolescência é quase impossível.

Mas queremos conhecê-los, compreendê-los. Por isso, esta semana, no Da Capa à Contracapa, a psicóloga Margarida Gaspar de Matos, autora do novo ensaio “Os Adolescentes, as suas vidas, o seu futuro!” e o psiquiatra Daniel Sampaio assumem a missão de guiar pais, educadores e adultos em geral numa viagem ao fascinante mundo da adolescência.

A conversa aborda o relacionamento entre pares e entre os joves e todos os que com eles se cruzam, passando pela violência no namoro e a escola.

"Há uma coisa muito importante que é ouvir o que eles [adolescentes] têm a dizer", sublinha Daniel Sampaio, que defende a criação de literacia em saúde mental - ou seja, mais conhecimento sobre saúde mental para se perceber os sinais de alarme.

O psiquiatra alerta ainda para as desiguldades que a escola online cria.

Margarida Gaspar de Matos chama a atenção para o facto de os jovens portugueses serem os que têm menos autonomia na Europa. São, por outro lado, também os que têm melhor comunicação com os pais e a família.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 13:31:41.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/09/19/da-capa-a-contracapa/os-adolescentes-as-suas-vidas-o-seu-futuro/artigo/207663/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_404082228_os-adolescentes-as-suas-vidas-o-seu-futuro
, topics=[informação, programas]
, sections=[]
, score=0.000000]