expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 23:59

Ministra das Finanças de Angola: “Temos de aprofundar a transparência das contas públicas”

Ministra das Finanças de Angola: “Temos de aprofundar a transparência das contas públicas”

Depois de uma longa ronda de negociações, Angola acaba de receber uma tranche de mil milhões de dólares (€844 milhões) do FMI

Para além daquele empréstimo imediato de mil milhões de dólares, é ainda disponibilizado o acesso total à linha de financiamento ampliado de 765 milhões de dólares até ao final do acordo. Em entrevista ao Expresso, a ministra das Finanças, Vera Daves, traça o quadro atual das finanças públicas angolanas.

O FMI aprovou esta semana um novo pacote de apoio financeiro a Angola, mas inicialmente parecia condicionar a aprovação desse apoio ao alargamento para cinco anos da moratória chinesa.

Com a aprovação deste pacote, estamos perante uma prova de confiança no programa de reformas em curso em Angola pelo Fundo Monetário Internacional, que não condicionou mas achou necessária a tomada de medidas que garantissem a sua sustentabilidade. Angola e FMI acordaram um pacote de alívio da dívida que inclui em grande medida a dívida com alguns credores chineses, mas também com a iniciativa de suspensão da dívida no quadro do G20, ainda que esta tenha para nós um impacto relativo comparativamente aos outros credores.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-09-20 00:59:38.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-09-18-Ministra-das-Financas-de-Angola-Temos-de-aprofundar-a-transparencia-das-contas-publicas
, host=expresso.pt
, wordCount=173
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_278584971_ministra-das-financas-de-angola-temos-de-aprofundar-a-transparencia-das-contas-publicas
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]