expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 22:46

Ventura admite “falhas de comunicação” e anuncia dois novos cargos no Chega

Ventura admite “falhas de comunicação” e anuncia dois novos cargos no Chega

Alteração aos estatutos do partido prevê criação dos cargos de secretário-geral e de secretário-geral-adjunto. O objetivo é garantir uma ligação eficaz entre a direção e as distritais e estruturas locais

Na segunda intervenção no Congresso do Chega, André Ventura admitiu este sábado que houve "falhas de comunicação" enquanto presidente do partido e anunciou uma alteração aos estatutos para criar os cargos de secretário-geral e de secretário-geral-adjunto.

O objetivo, segundo o líder do Chega, é assegurar uma ligação eficaz entre direção e as distritais e estruturas locais. "O partido cresceu muito rápido, assente na força daqueles que no início deram tudo o que puderam. Temos de melhorar a comunicação interna, articular de forma ajustada as relações entre a direção nacional e as suas secções distritais e futuros núcleos concelhios", declarou Ventura.

Reiterou também que o partido irá manter o seu ADN original, apesar do rótulo de "partido populista" e "extremista" e que não irá desistir do projeto de revisão constitucional. "Ou somos nós a travar essa batalha ou ninguém o vai fazer, porque têm medo de perder votos à esquerda, à direita e ao centro", acusou.

Voltou ainda a garantir que o Chega recusará quaisquer coligações com outros partidos, apontando para uma nova meta: alcançar a vitória nas legislativas. "Enquanto eu for presidente deste partido isso não vai acontecer [coligações com outros partidos]. Mesmo quando nos disserem que é fundamental para governar ou para a estabilidade, nós respondemos com esta profundidade religiosa: preferimos esperar para ser o Governo de Portugal do que ser muleta de uma partido do sistema", disse.

"Temos a missão histórica, força e fé de ganhar as legislativas em Portugal - vai haver um dia em que vamos fazer a história de Portugal", insistiu.

Oscilando entre um discurso inflamado e o típico registo de stand up comedy, Ventura conseguiu arrancar risos da plateia, com referências a Francisco Rodrigues dos Santos, Ferro Rodrigues, Rui Rio, Joacine e Ana Gomes. "Meu Deus, e eu tenho tempo [para ser Governo], se eu tenho tempo. Não sou tão novo como o Chicão, mas tenho tempo", ironizou.

Sobre Ana Gomes, o também candidato presidencial lamentou que a ex-eurodeputada socialista opte por afirmar que é a "candidata de todos os ciganos", voltando ao ataque contra o que considera serem privilégios das minorias. "Eu sou o candidato de todos os portugueses que trabalham, pagam impostos e que sustentam o país."

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 23:46:38.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-09-19-Ventura-admite-falhas-de-comunicacao-e-anuncia-dois-novos-cargos-no-Chega
, host=expresso.pt
, wordCount=359
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_1994142709_ventura-admite-falhas-de-comunicacao-e-anuncia-dois-novos-cargos-no-chega
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]