pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 abr. 08:00

Microsoft matou os Sets, os futuros separadores de apps do Windows 10?

Microsoft matou os Sets, os futuros separadores de apps do Windows 10?

Os Sets nunca avançaram para as versões finais do Windows 10 e aparentemente a Microsoft acabou por matar esta novidade. Os futuros separadores de apps do Windows 10 são agora uma lembrança do passado.

A Microsoft tem estado a experimentar muitas novidades no Windows 10, procurando dar-lhe as opções pedidas e as que são lógicas para os utilizadores. Uma delas, os Sets, os separadores do Windows 10, foram bem recebidas. Mas, na verdade, nunca avançaram para as versões finais.

Aparentemente a Microsoft acabou por matar esta novidade. Os futuros separadores do Windows 10 são agora uma lembrança do passado.

Os separadores estão a ser esperados há já várias versões do Windows 10. Depois de serem testadas no programa Insiders, acabaram por desaparecer, sem qualquer informação específica da Microsoft.

Não se sabia se iriam ser incorporados nas atualizações, mas numa e depois noutra, nunca surgiram. A mais recente informação que agora surgiu dá mesmo conta de que poderá nunca chegar aos utilizadores.

The Shell-provided tab experience is no more, but adding tabs is high on our to do list.

— Rich Turner (@richturn_ms) April 20, 2019

A declaração de Rich Turner, Program Manager da Microsoft, no Twitter veio colocar um ponto final. Ficaram assim goradas as expectativas dos utilizadores e foram criadas ainda mais dúvidas sobre a sua continuidade no futuro.

O que eram os Sets

Os Sets vinham dar ao Windows 10 uma funcionalidade que há muito era pedida. Finalmente iriam haver separadores nas aplicações, que podiam ser organizadas de forma mais direta e simples. Com o carregar no + podiam ter na mesma janela um novo separador do Edge, um novo documento ou simplesmente um explorador de ficheiros.

Desta forma, do que chegou a ser visto, apenas as aplicações do sistema operativo e UWP (Universal Windows Platform) eram suportadas, podendo ser organizadas e tidas compartimentadas por tarefas, sem as misturar ou confundir. Podiam também aceder ao histórico dos separadores e voltar a abrir todos os que pretendiam.

Esta é uma perda importante para o Windows 10. A grande maioria dos restantes sistemas operativos já oferece esta funcionalidade e esperava-se que chegasse também ao da Microsoft. Nunca houve um compromisso de data para o seu lançamento, mas era algo que os utilizadores muito queriam.

Dica: Como configurar os Sets, os novos separadores do Windows 10

NewsItem [
pubDate=2019-04-22 09:00:45.0
, url=https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-sets-separadores-apps-windows-10/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=342
, contentCount=1
, socialActionCount=4
, slug=2019_04_22_2084562361_microsoft-matou-os-sets-os-futuros-separadores-de-apps-do-windows-10
, topics=[tecnologia, sets, separadores, microsoft, windows, windows 10, apps]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]