expresso.ptexpresso.pt - 22 abr. 08:16

Deslizamento de terras na Colômbia faz pelo menos 19 mortos e 16 desaparecidos

Deslizamento de terras na Colômbia faz pelo menos 19 mortos e 16 desaparecidos

Os colombianos estão “unidos para atender a esta calamidade”, disse o Presidente do país, em visita ao local acidentado. Iván Duque anunciou apoio humanitário e psicossocial para as 56 famílias afetadas, incluindo soluções habitacionais. Os deslizamentos de terra são comuns nas zonas montanhosas da Colômbia, especialmente durante a estação das chuvas

Pelo menos 19 pessoas morreram este domingo na sequência de um deslizamento de terras no sudoeste da Colômbia. Cinco pessoas foram hospitalizadas e várias casas ficaram destruídas na cidade de Rosas, na região de Cauca, segundo as autoridades locais. Há ainda 5 feridos e 16 pessoas desaparecidas, segundo a agência EFE.

O deslizamento ocorreu após dias de chuvas torrenciais que atingiram a região.

O Presidente do país, Iván Duque, visitou a zona acidentada e, após quase três horas de reunião, disse que os colombianos estão “unidos para atender a esta calamidade”. Em coordenação com a Defesa Civil, a Cruz Vermelha e equipas de especialistas, “avançou-se na identificação dos corpos para que aqueles que perderam os seus entes queridos possam dar-lhes um funeral sagrado”, acrescentou, citado pelo jornal colombiano “El Espectador”.

Duque também anunciou apoio humanitário e psicossocial para as 56 famílias afetadas, incluindo soluções habitacionais para os próximos meses para os que ficaram sem teto.

“São momentos difíceis mas estamos unidos”

No Twitter, o chefe de Estado expressou “solidariedade, afeto e carinho, em nome de todos os colombianos, para os compatriotas de Rosas”. “São momentos difíceis mas aqui estamos unidos como país para os ajudarmos”, acrescentou.

Ver Twitter

Além de procurarem e prestarem auxílio aos sobreviventes, as autoridades fazem trabalhos de limpeza dos escombros que estão a bloquear uma importante via rápida local.

Os deslizamentos de terra são comuns nas zonas montanhosas da Colômbia, especialmente durante a estação das chuvas e em áreas onde habitações precárias e estradas estreitas são construídas nas encostas dos Andes desflorestados.

NewsItem [
pubDate=2019-04-22 09:16:22.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-04-22-Deslizamento-de-terras-na-Colombia-faz-pelo-menos-19-mortos-e-16-desaparecidos
, host=expresso.pt
, wordCount=249
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_04_22_2063631279_deslizamento-de-terras-na-colombia-faz-pelo-menos-19-mortos-e-16-desaparecidos
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]