pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 nov. 16:03

Primeiro dicionário online de língua gestual portuguesa disponível

Primeiro dicionário online de língua gestual portuguesa disponível

Este é "o único dicionário de língua gestual portuguesa" disponível online. Este dicionário reune mais de 5300 entradas, todas devidamente acompanhadas de vídeo demonstrativo. A pesquisa é muito simples através do PC, mas também usando qualquer dispositivo móvel.

Esta quinta-feira comemora-se Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa! Para assinar este dia, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, um projeto inédito em Portugal, o primeiro dicionário online de língua gestual portuguesa.

Este dicionário permite a surdos e não surdos pesquisarem palavras e expressões, e cujos resultados são apresentados em Língua Gestual Portuguesa.

Segundo a Porto Editora, este é “o único dicionário de língua gestual portuguesa” disponível online. Esta nova funcionalidade reúne mais de 5300 entradas, todas devidamente acompanhadas de vídeo demonstrativo. A pesquisa é muito simples através do PC, mas também usando qualquer dispositivo  móvel.

Através deste projeto, a Porto Editora tem com objetivo proporcionar um apoio mais efetivo quer à comunidade de surdos em Portugal – calculada em mais de 100 mil – quer aos familiares, educadores, professores e amigos. Além disso, não menos importante, esta nova funcionalidade pretende contribuir para a efetiva inclusão daqueles cidadãos na sociedade e para a valorização de uma das línguas oficiais do nosso país, a Língua Gestual Portuguesa.

De acordo com o comunicado da Porto Editora, o Dicionário de Língua gestual Portuguesa é o 29.º dicionário – e a língua gestual portuguesa é o 11.º idioma – a integrar a Infopédia”. Esta base lexicográfica foi lançada há quinze anos e é a maior do género na Internet em Portugal.

Visite: Dicionário de Língua gestual Portuguesa

NewsItem [
pubDate=2018-11-15 17:03:09.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/primeiro-dicionario-online-de-lingua-gestual-portuguesa-disponivel/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=221
, contentCount=1
, socialActionCount=122
, slug=2018_11_15_865380155_primeiro-dicionario-online-de-lingua-gestual-portuguesa-disponivel
, topics=[tecnologia, notícias, língua gestual, infopédia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]