observador.ptobservador.pt - 15 nov. 21:50

Volvo compra parte da FreeWire. E alia-se à Baidu

Volvo compra parte da FreeWire. E alia-se à Baidu

O construtor sueco quer tirar partido de parcerias estratégicas para acelerar os seus planos nos domínios da electrificação e da condução autónoma. FreeWire e Baidu passam a alinhar nos projectos.

Depois da recente parceria estabelecida com a NVIDIA, no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, a Volvo anuncia agora novas alianças no capítulo da electrificação, com a FreeWire, e no âmbito da condução autónoma, com a Baidu.

Em nota enviada à imprensa, o fabricante de Gotemburgo informa que adquiriu parte da FreeWire Technologies, empresa norte americana cujo foco está no desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido para automóveis eléctricos e que tem vindo a especializar-se tanto em soluções de carregamento estacionário como em soluções móveis. Não é especificado o montante envolvido na operação, apenas que “a aquisição foi realizada através do Volvo Cars Tech Fund, um novo fundo de investimento destinado ao apoio a startups tecnológicas que demonstrem elevado potencial”. O objectivo desta compra é claro:

Para ser possível uma maior aquisição de automóveis eléctricos, o seu carregamento tem de se tornar tão simples como a ida à bomba de gasolina”, defende o CEO do Volvo Cars Tech Fund,  Zaki Fasihuddin.

Já no que respeita à condução autónoma, o parceiro da Volvo não poderia ter maior dimensão no maior mercado automóvel mundial, pois a Baidu é tão só o maior motor de busca na China, sendo que está a trabalhar na sua própria plataforma de condução autónoma (Apollo). Segundo a marca sueca, trata-se da “primeira parceria deste tipo na China”, com a Volvo a realçar que foi “escolhida em função da sua tradição em matéria de segurança automóvel”.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2018-11-15 22:50:34.0
, url=https://observador.pt/2018/11/15/volvo-compra-parte-da-freewire-e-alia-se-a-baidu/
, host=observador.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_11_15_1073097693_volvo-compra-parte-da-freewire-e-alia-se-a-baidu
, topics=[condução autónoma, auto, atualidade, mercado, marcas, volvo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]