expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 25 set. 08:44

É difícil negociar quando os EUA põem “uma faca no pescoço da China”, diz vice-ministro do Comércio

É difícil negociar quando os EUA põem “uma faca no pescoço da China”, diz vice-ministro do Comércio

O governante chinês fez depender o retomar das conversações da “vontade” dos norte-americanos. A China está a ser obrigada a retaliar e os exportadores americanos, incluindo os fornecedores de gás natural liquefeito, serão “certamente” prejudicados, acrescentou Wang Shouwen. No entanto, o vice-ministro afirmou que a situação atual abre a porta a outros países, nomeadamente à Austrália

O vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen, disse esta terça-feira que é difícil continuar as negociações com os EUA quando Washington põe “uma faca no pescoço da China”. Em conferência de imprensa, o governante fez depender o reinício das conversações da “vontade” dos norte-americanos.

A China está a ser obrigada a retaliar contra os Estados Unidos na disputa comercial entre os dois países e os exportadores americanos, incluindo os fornecedores de gás natural liquefeito, serão “certamente” prejudicados, acrescentou Shouwen. No entanto, o vice-ministro afirmou que a situação atual abre a porta a outros países.

A retaliação de Pequim vai proporcionar oportunidades para outros exportadores de gás natural liquefeito, precisou, sublinhando que a Austrália é uma importante fonte de combustível para a China.

China exige negociações “baseadas em respeito mútuo e igualdade”

Esta segunda-feira, Washington e Pequim impuseram novas taxas alfandegárias sobre os produtos um do outro. Segundo a agência de notícias Reuters, as duas maiores economias do mundo não mostraram sinais de recuar numa guerra comercial cada vez mais acirrada, que deverá afetar o crescimento económico global.

As autoridades chinesas dizem-se dispostas a reiniciar as negociações comerciais com os EUA se estas forem “baseadas em respeito mútuo e igualdade”, de acordo com um documento publicado pelo Conselho de Estado.

Na mesma conferência de imprensa, o representante do comércio internacional da China, Fu Ziying, afirmou que os Estados Unidos têm a ganhar com o comércio sino-americano. Embora a China tenha um excedente comercial com os EUA, estes têm um excedente de lucro com a China, lembrou.

NewsItem [
pubDate=2018-09-25 09:44:19.0
, url=https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-09-25-E-dificil-negociar-quando-os-EUA-poem-uma-faca-no-pescoco-da-China-diz-vice-ministro-do-Comercio
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=250
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_25_1678192695_e-dificil-negociar-quando-os-eua-poem-uma-faca-no-pescoco-da-china-diz-vice-ministro-do-comercio
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]