Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 abr. 06:40

A tragédia da justiça universal

Os EUA jogam tudo na queda de Putin. Como esta não é previsível, pelo menos a curto prazo, o povo ucraniano vai continuar a ser martirizado e os soldados ucranianos e russos vão continuar a morrer.

observador.ptObservador - 2 abr. 02:36

Adeus classe média

Há um PS antes e outro depois de António Costa. Antes de Costa a classe média era determinante para o PS. Agora está a deixar de sê-lo.

observador.ptObservador - 2 abr. 00:20

Cão e subcão

Falar de cães e subcães parece entretém de zaratustras mas há outra actividade que em Portugal confirma o estado mental: o modo como se abandonam pelos silvados cães coxos, velhos, feios, ou incómodos

observador.ptObservador - 2 abr. 00:19

Invejável má reputação

Já pensaram em coisa tão triste como ter nos outros a nossa vitória? Eu não quero que os outros sejam a garantia de que ganhei. No que diz respeito aos outros, ganhar tem sido o meu problema.

observador.ptObservador - 2 abr. 00:17

A nova traição do Partido Socialista

António Costa pune os privados por terem medo de colocar os seus imóveis num mercado de arrendamento regulado por uma lei que pune quem coloca os seus imóveis no mercado de arrendamento.

observador.ptObservador - 2 abr. 00:14

O País das Federações

Não é só a isenção fiscal que justifica a opção por países como a Suíça, a Holanda ou a Irlanda. É por se saber que as regras não mudam ao sabor dos ventos – mantêm-se inalteradas, década após década.

observador.ptObservador - 2 abr. 00:13

O Caso Mondego é um sintoma, não é a doença

Que influência tem na coesão dos militares da Armada o facto de o seu comandante se promover no palco mediático? Será compatível dirigir uma organização com problemas graves e uma campanha eleitoral?

observador.ptObservador - 2 abr. 00:08

Oscar Wilde e Elon Musk, dois futuros para as máquinas

Qual será o futuro com as máquinas? Não sou adivinho, mas há sinais. E sou um otimista: penso que será melhor. Mas temos de estar atentos aos riscos altos. Quero crer que poderemos descansar em paz.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 abr. 17:01

O inovador comunitarismo renovável

A energia comunitária não é uma novidade em antigas aldeias. Não admira, portanto, que três delas estejam na linha da frente dos projectos mais inovadores sobre Comunidades de Energias Renováveis.

eco.sapo.ptAndré Veríssimo - 1 abr. 12:35

O IVA zero e o preço dos brócolos

O IVA zero não garante a descida dos preços, cria distorções no mercado e vai contra as boas políticas para enfrentar a inflação, que está para Costa como a austeridade da troika para Passos Coelho.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 abr. 11:47

Banco Português de Fomento arranca…

Apesar do enquadramento fortemente adverso e muito hostil ao bom desenvolvimento dos negócios, ao longo dos últimos anos, as empresas portuguesas têm-se mostrado muito resilientes.

jornaleconomico.ptPalavra de Viajante Safaa Dib - 1 abr. 11:07

IA, o futuro está à porta | O Jornal Económico

Se estes modelos de linguagem continuarem a este ritmo vertiginoso de evolução, não vão ser apenas os reguladores a ter dificuldades em acompanhar.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 abr. 11:06

França antecipa problemas com o modelo social

França é um bom barómetro dos desafios que a Europa enfrenta e das convulsões sociais que se estão a gerar, colocando em causa, não só o projeto comunitário, mas o próprio sistema democrático.

www.pcguia.ptAndré Gonçalves - 1 abr. 10:37

Encantadores de IA

Opinião: a coluna Conceito Humanóide de André Gonçalves.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 abr. 08:54

Um ativo da nossa Democracia

Participei, na passada quarta-feira, pela última vez enquanto Presidente da CIP, numa reunião da Comissão Permanente de Concertação Social.

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 1 abr. 08:00

Renovar Portugal

Portugal “afunilou” do Império para a Europa e do ouro para os subsídios. Mas a história mostra que se desenvolve quando coloca o Homem no centro da sua visão e se torna um país aberto ao exterior.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 abr. 07:33

Em defesa do ranking europeu

A Liga Portugal teve, na última quarta-feira, a possibilidade de expor, na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, os seus pontos de vista sobre o Projecto de Lei 348/XV, que aprova o regime específico r

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 abr. 06:45

Na habitação o P deixou de ser SD

Dizer, como Luís Montenegro, que o Mais Habitação tem uma faceta de “comunismo”, mostra o PSD contagiado pela doença infantil do populismo da direita.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 abr. 01:01

Pobre governante incompreendido

Como aquele marido que está ao lado da mulher nos piores momentos da vida até ela perceber que é ele o culpado de todo o mal que lhe acontece, no balanço do primeiro ano da maioria absoluta, oitavo como primeiro-ministro de um país cada vez mais miserável às suas mãos, António Costa não se lembra de ter governado ″um só dia em situações fáceis″.

www.jn.ptwww.jn.pt - 1 abr. 01:00

#tironohub

Então não é que o grande hub tecnológico de mil milhões de euros que ia nascer em Gaia, nos terrenos do parque de campismo da Madalena, afinal foi ao charco?

www.jn.ptwww.jn.pt - 1 abr. 01:00

#miguinhos

Ando um quilómetro para o interior da freguesia onde moro e sinto que parei no tempo.

observador.ptObservador - 1 abr. 00:22

Costa e “Sabu, o Marinheiro” não percebem o país

É a capacidade de compreender os cidadãos que distingue um político de, por exemplo, um notário. No pacote da habitação, Costa descolou do país. Mas há uma "ferramenta" do PREC que o pode ajudar.

observador.ptObservador - 1 abr. 00:20

A beatificação do assassino Abdul Bashir

Caso o assassino fosse um português católico, o dr. Ventura nunca lhe dedicaria um discurso irado e as boas almas nunca se dariam à trabalheira de o absolver mediante sucessivos “contextos”.

observador.ptObservador - 1 abr. 00:16

Um nome maior da cultura portuguesa

O Cristianismo não pode ser equiparado a nenhuma outra religião ou ideologia, porque é a mundividência fundante da nossa identidade nacional.

observador.ptObservador - 1 abr. 00:14

Os oportunistas

Quem fez a insinuação de que o crime deveria ser terrorismo não fez uma associação de ideias. Queria que fosse assim que se lessem os factos. Não temia um problema, queria que o problema fosse aquele.

observador.ptObservador - 1 abr. 00:12

A maioria da vergonha

Mais pobreza, menos riqueza; mais impostos, menos dinheiro; mais opacidade, menos transparência; mais irresponsabilidade, menos escrutínio; mais arrogância, menos seriedade.

sol.sapo.ptNuno Melo - 1 abr. 00:00

Forças desarmadas

A soberania também se mede pela capacidade dos países fiscalizarem, explorarem e fruírem os seus territórios.

sol.sapo.ptLaura Ramires - 1 abr. 00:00

Santa paciência

Em tempos de incerteza, as viagens continuam a impor-se como prioridade no porquinho mealheiro, numa altura em que as companhias low-cost facilitaram a possibilidade de cumprir sonhos dantes impensáveis.

sol.sapo.pt Francisco Gonçalves  - 1 abr. 00:00

Não estamos habituados a isto

Quando aceitamos a vinda deste cidadão afegão, conhecíamos o seu percurso de vida? Sabíamos da morte recente da sua esposa num campo de refugiados? Conhecíamos o seu histórico clínico?

ionline.sapo.ptManuel J. Guerreiro - 31 mar. 21:15

A credibilidade do Presidente

o actual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa – que ao longo destes intermináveis sete anos de mandato "pop" nunca se mostrou noutra qualidade que não a de cúmplice operacional do Primeiro-Ministro – resolveu malhar fortemente no Governo e no PM a propósito daquela inenarrável lei da habitação, indo, porém, na crítica e no arraso muito além de Cavaco de quem nitidamente apanhou boleia, o que foi visto por muitos como o entornar definitivo do caldo entre Marcelo e Costa.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 31 mar. 16:44

Visão | A vida começa aos 30

O país que se congratula por ser caso de sucesso por ter diminuído drasticamente a sua taxa de mortalidade infantil, é o mesmo onde – e tal como em 1993 – o doente tem de ir de madrugada para a porta do Centro de Saúde para ser consultado por um médico

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 31 mar. 15:01

O Diabo e os populismos

C. S. Lewis explica que uma das principais tarefas do Diabo é a divisão. Não uma divisão bacoca, mas uma divisão cirúrgica: todos os lados têm de estar absolutamente convencidos de que estão do lado do Bem.

expresso.ptFilipe Beja - 31 mar. 13:05

Rumo ao Ano Europeu da Bicicleta 2024

Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024

visao.sapo.ptsvicente - 31 mar. 12:47

Visão | Vampirismo político

Como seria de esperar, houve logo quem tentasse retirar dividendos da dor alheia, alertando para o perigo terrorista associado à vaga de imigrantes e refugiados.

observador.ptObservador - 31 mar. 11:54

Endometriose sem segredos

A Endometriose afeta 10% das mulheres em idade fértil e os seus sintomas podem variar de caso para caso. É bom alertar que, com acompanhamento médico de equipas especializadas, é possível controlá-la.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 31 mar. 11:38

Nunca digas nunca

Opinião de Manuel Falcão

eco.sapo.ptAntónio Costa - 31 mar. 11:30

Uma questão de (des)confiança devoluta

o Governo baralhou e voltou a dar no plano de habitação, mudou alguma coisa para que tudo fique na mesma, mas acabou com o mais importante dos valores, a confiança.

visao.sapo.ptsvicente - 31 mar. 08:30

Visão | O buraco

Uma coisa era uma rainha africana transformar uma escrava em cadeira, para enfrentar, de igual para igual, um colono europeu

visao.sapo.ptsvicente - 31 mar. 08:30

Visão | O futuro, hoje

Um país que não acautela a sua coesão territorial, que sucumbe à asfixia urbana, é politicamente exíguo, socialmente disfuncional e economicamente amputado

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 31 mar. 07:56

O último dos assaltos

O Benfica, na dianteira, e por números muito confortáveis, tem condições para não perder o estatuto de comandante, podendo vir a celebrar no final da temporada o título que lhe escapa há três anos

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 31 mar. 07:30

Falando de juros

Os bancos centrais combatem a inflação subindo os juros. Outra coisa é mitigar os efeitos da inflação. Em Espanha a alta de preços recuou em março. Os juros da dívida soberana portuguesa mantêm-se baixos, o que é positivo.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 31 mar. 06:14

O negócio desprezível da imigração

Vítimas das cadeias de tráfico nos locais de partida e do crime organizado nos locais de chegada, estes estrangeiros são nómadas forçados e não dispõem de protecção.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:22

Donde vem a força do wokismo?

O wokismo tem a força que lhe dão as elites do poder. A comparação entre o actual “wokismo” e a “contra-cultura” dos anos 1960 é, a esse respeito, reveladora.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:19

A invasão russa da Finlândia é certa?

Ao contrário do que nos têm tentado convencer muitos pseudopacifistas, a Rússia não invade países porque eles estão bem armados. Pelo contrário, invade e anexa países vizinhos mais fracos e isolados!

observador.ptObservador - 31 mar. 01:17

Liberdade de Expressão, parte 2: igualdade ou puritanismo?

Penso frequentemente: mesmo que legal, será que é desejável construirmos uma sociedade onde cada vez mais pessoas dizem “não conseguir” ouvir argumentos contrários, pois tal constitui uma violência?

observador.ptObservador - 31 mar. 01:16

De mal a pior

As provas da falta de planeamento e da própria arbitrariedade do primeiro-ministro e da sua «troupe» de colaboradores empenhados em desbaratar o dinheiro dos contribuintes repetem-se quase dia-a-dia.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:15

Portugal dos Tiraninhos, perdão, Portugal dos Pequeninos

Há uma elite intelectual conservadora, mas democrática, que Scruton tão bem representou, que vê desvirtuadas as suas reflexões e propostas por arruaceiros ignorantes e corruptos como Trump e Bolsonaro

jornaleconomico.ptFilipe Garcia - 31 mar. 01:14

O abalo | O Jornal Económico

Nem tudo é permitido aos bancos centrais e as consequências da subida de juros excessiva está aí ao virar da esquina, recessão e empobrecimento.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:13

Mário Centeno: ignorância ou desconhecimento

Se as nossas empresas fossem geridas como os supermercados há muito que não haveria alimentos portugueses nas suas prateleiras porque o que nos permitiu sobreviver foram as horas de trabalho familiar.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:13

Geres quem te lidera?

Não são apenas os líderes que devem liderar os seus liderados. Terão de ser estes a gerir o seu líder se algum dia se pretender chegar a algum lado em termos de melhores resultados para a empresa.

observador.ptObservador - 31 mar. 01:11

“Danças com lobos” SNS

Como irá a equipa do SNS, em particular o seu competente CEO, lidar com uma situação de elevada complexidade, gerir uma Organização em fase de maturidade/declínio de um ciclo de vida de 45 anos?

jornaleconomico.ptFilipe Garcia - 31 mar. 01:11

Um molho de brócolos | O Jornal Económico

O desenho restritivo de isenção de IVA deverá gerar um forte efeito de substituição, que deverá fazer subir o preço antes de imposto dos produtos beneficiad ...

jornaleconomico.ptFilipe Garcia - 31 mar. 01:10

A desacelerar na economia | O Jornal Económico

O novo cenário de previsões do FMI distancia-nos da convergência europeia e traz também reflexos muito negativos na execução orçamental deste ano para as no ...

sol.sapo.ptDinis de Abreu - 31 mar. 00:00

A broa que falta a Santos Silva…

Com a Academia em ‘banho Maria’, e mesmo que a legislatura chegue ao fim, será improvável que Santos Silva renuncie a disputar Belém.

sol.sapo.ptDiogo Vaz Pinto - 31 mar. 00:00

Também tu, Agatha Christie?

Os policiais da ‘rainha do crime’ vão ser reescritos para excluir descrições físicas, referências étnicas e insultos.

sol.sapo.ptEduardo Baptista Correia - 31 mar. 00:00

Anunciodependência

Uma vez mais o Governo socialista, que atravessa uma crise de imagem utiliza, o anúncio de obra para, uma vez mais, alterar o foco da perceção negativa.

sol.sapo.ptMaria Helena Costa - 31 mar. 00:00

'Mulheres' violam mulheres nas prisões

Aos anos que alerto para os perigos da ideologia do género e para o facto de servir como uma luva os interesses dos violadores… Esta denúncia tem-me valido algumas ameaças e os rótulos do costume “transfóbica”, “fascista”,“nazi”, e alguma desconfiança por parte dos mais distraídos.

sol.sapo.ptLuís Menezes Leitão - 31 mar. 00:00

Uma campanha alegre

Perante o actual estado da nossa Marinha, a campanha presidencial do Chefe de Estado-Maior da Armada corre o risco de vir a ser mesmo uma campanha alegre...

sol.sapo.ptAristóteles Drummond - 31 mar. 00:00

Bancos digitais sem lucros

Os bancos digitais, muito presentes no mercado brasileiro, não têm apresentado lucratividade.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.