Opinião

expresso.ptSebastião Bugalho - 24 abr. 22:57

Património

Há três consensos que transcendem a polarização partidária: a defesa da democracia, o modelo de Estado social europeu e uma preocupação com as matérias ambientais e climáticas

expresso.ptLuís Marques - 24 abr. 22:57

Cumpriu-se Abril!

Os problemas da sociedade portuguesa já não podem ser assacados à Revolução dos Cravos, mas à incompetência de quem veio depois

expresso.ptDaniel Oliveira - 24 abr. 22:57

Com um cravo na mão à hora certa

Não há liberdade a sério para quem vive em necessidade. Quem não tem direitos não pode deixar de tirar o chapéu ao patrão que passa. Não há mulheres livres que não se sustentem a si mesmas.

expresso.ptPedro Mexia - 24 abr. 22:57

Actores

Escrevi aqui sobre Michael Gambon, mas podia ter recordado outros actores, todos relacionados com uma ideia do que é ser “britânico”, um icebergue de frieza e educação e um monte de desajustes e tormentas

expresso.ptJosé Gameiro - 24 abr. 22:57

Amor na Revolução

Na estrada para Cuba, numa reta ao lado de um campo de girassóis, ele acordou-a...

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 24 abr. 20:33

Toponímia

Cada vez que me lembro que agora a gente escreve a última letra da última palavra, carrega numa tecla do computador e está tudo entregue!!

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 24 abr. 20:26

A fada do lar

Vivemos numa época cheia de certezas e de verdades feitas, em que as pessoas pensam pouco, ouvem ‘umas coisas’ e repetem clichés.

rr.sapo.ptOpinião de Pedro Leal - 24 abr. 19:52

25 de Abril sempre...

O alimentar da manipulação e da mentira estão a asfixiar o país numa polarização falsa e perigosa.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 19:52

O texto que a RAI censurou a Antonio Scurati

Autor da trilogia M foi informado de que a sua presença num magazine de sábado, para ler este texto sobre o 25 de Abril italiano (libertação do fascismo), fora cancelada “por razões editoriais”.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 abr. 19:26

Opinião: Desafios do Digital

Francisco Jaime Quesado escreve neste artigo que com o Digital a nossa sociedade mudou muito e o grau de liberdade de participação das pessoas ganhou uma dimensão nunca antes ...

sol.sapo.ptJoana Andrade - 24 abr. 18:48

Abril por cumprir

Ainda não temos igualdade no acesso à saúde, quem tem dinheiro ou a sorte de ter um seguro de saúde é privilegiado, quem não tem resigna-se a esperar demasiado tempo por uma consulta, exame ou cirurgia.

expresso.ptFernando Cabecinha - 24 abr. 18:40

Uma Homenagem dos Maçons ao 25 de Abril

Este texto, nesta altura em que celebramos os 50 anos de Abril, da Liberdade e da Democracia, também pretende homenagear os Maçons do Grande Oriente Lusitano que nos antecederam, pelo denodo, pela dedicação à causa da Maçonaria, que permite, hoje em dia, podermos afirmar o nosso Orgulho em sermos Maçons

expresso.ptVítor Virgínia - 24 abr. 17:07

Vacinação: uma semana, todos os dias, toda a vida.

Permitir às empresas farmacêuticas a necessária previsibilidade na complexa produção e distribuição de vacinas, é fundamental para o continuado sucesso do Plano Nacional de Vacinação, pois sem vacinas não há vacinação.

sol.sapo.ptJoana Andrade - 24 abr. 12:30

Enfadonhos alhos e disruptivos bugalhos

Aí tal como um herói de cinema da Marvel, apregoamos a pílula Bugalho, que é só para engolir em seco e será vista enquanto um mal menor.

eco.sapo.ptPedro Loureiro - 24 abr. 11:55

Viva a Liberdade!

À eficiência das vendas e à eficácia da performance deve somar-se a consciencialização de que, com um setor de comunicação forte, todos ganhamos. Como sociedade, como economia e como cultura.

eco.sapo.ptAntónio Costa - 24 abr. 11:23

Sebastião Bugalho é uma escolha de risco?

Bugalho tem de mostrar, na campanha, que estará à altura das responsabilidades, do risco que Montenegro assumiu por necessidade ou convicção. E Temido, tem um pensamento que seja sobre a Europa?

eco.sapo.ptRicardo Nunes - 24 abr. 11:22

Quando o mercado nos mostra o caminho

Cada vez que existe uma tendência consistente de preços, é também o mercado que nos está a dar sinais sobre que política energética devemos seguir.

expresso.ptHenrique Raposo - 24 abr. 11:15

Guerra dos Tronos: o machismo como língua franca

A série mais popular do nosso tempo mantém os dois grandes clichés sobre a sexualidade feminina: a mulher ou é santa ou é depravada; ou temos assexualidade ou uma sensualidade incontrolável e viciosa.

eco.sapo.ptRita Alves Feio e Sónia Branco - 24 abr. 10:58

Sustentabilidade implica escolhas: há liberdade no ESG?

Neste mundo cada vez mais regulado, existe liberdade no cumprimento dessas normas? SIM! E exercer a liberdade, é intrinsecamente pensar nas pessoas e nas opções que estas podem ou não tomar.

eco.sapo.ptPedro Oliveira - 24 abr. 10:35

Revolução na Educação e Ciência

A ditadura do estado novo foi má para educação dos portugueses. Na realidade, as ditaduras são todas más, são sempre más – as de direita e as de esquerda.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 10:04

O medo de perder o pai e a mãe

Quando eles partirem, vão-se as vozes, os aromas, os sabores, os ruídos, as gargalhadas traduzidas em áudios nas conversas pelo WhatsApp. Nada voltará a ser igual.

visao.ptsvicente - 24 abr. 09:47

Visão | O mundo que Abril abriu

Não só o 25 de Abril foi resultado de uma dimensão internacional como também influenciou o rumo da História mundial dos últimos 50 anos

visao.ptSARA SANTOS - 24 abr. 08:00

Visão | A mente tortuosa de P. Brotero

P. Brotero é um fascista envergonhado, de laivos nazis, que encontra inspiração na figura do velho Torquemada, o famoso inquisidor

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 24 abr. 07:50

Os “retornados”

Meses depois da revolta militar que derrubou o antigo regime, vagas de ex-colonos desembarcaram em Lisboa, fugindo de uma situação de guerra civil em África. Receou-se uma catástrofe, mas as coisas correram melhor do que se esperava.

expresso.ptJoão Schmidt - 24 abr. 07:42

Luz verde para o futuro: o que nos reserva 2024?

A diminuição da procura de energia proveniente de fontes fósseis até 2050, devido à eletrificação e outras medidas de eficiência energética, demonstra o potencial que 2024 tem para fomentar a mudança positiva no setor energético português

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 24 abr. 07:34

Dias quentes no futebol luso

​Vai por aí uma enorme agitação em torno do futebol português, em consequência de alguns factos de todo pouco habituais.

rr.sapo.ptOpinião de Carlos Figueira - 24 abr. 07:23

O radicalismo da humildade e da fraternidade universal

Tal como o bom samaritano, todos - mas especialmente os detentores de cargos públicos - devemos procurar colocar o bem comum acima de qualquer divergência política, social ou outra.

expresso.ptAscenso Simões - 24 abr. 07:07

De Sebastião Bugalho a Bruno Gonçalves

As escolhas que foram feitas pelo PS significam que o líder do partido apostou muito forte e quer ganhar com alguma folga. O PS não tem um cabeça de lista, mas três

expresso.ptHenrique Monteiro - 24 abr. 07:00

A Liberdade, as causas e ‘causinhas’

Uma série de personalidades (ou o que forem) da direita lançaram um livro intitulado “Abril pelas Direitas”, em que se defende, no essencial, que chega de exaltar Abril e que o anterior regime não era assim tão mau.

expresso.ptJosé Conde Rodrigues - 24 abr. 06:52

A verdade e a política

É a credibilidade argumentativa e não qualquer verdade insofismável que define a essência da política. Esta é do reino da crença e não do reino da verdade. Não é ciência, mas ideologia

expresso.ptInês de Matos Pinto - 24 abr. 06:49

Europeias 2024: Abril também se cumpre em Bruxelas

As celebrações da “revolução dos cravos” decorrem ao mesmo tempo que a última sessão plenária desta legislatura em Estrasburgo se desenrola. Liberdade, democracia e Europa são, pois, os grandes tópicos (indissociáveis) da semana

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 abr. 06:00

20240123

Poesia Pública é uma iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto comissariada por Jorge Sobrado e José A. Bragança de Miranda. Ao longo de 50 dias publicaremos 50 poemas de 50 autores sobre revolução.

expresso.ptPedro Miranda - 23 abr. 22:58

Ser PME na Era Digital: desafios e oportunidades

Com o efeito da globalização, as ameaças de segurança estão cada vez mais sofisticadas, podendo colocar em risco a integridade de uma empresa, independentemente da sua dimensão ou setor

expresso.ptPaulo Baldaia - 23 abr. 22:56

Montenegro, o prestidigitador

Como sempre, no caso de Rui Moreira, não se pode acusá-lo de dar o dito por não dito.

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 23 abr. 22:25

A liberdade é o nosso maior património

Quem nasceu em democracia é muito fácil acreditar em políticos demagogos mentirosos, pois o seu objetivo é alcançar o Poder…

expresso.ptJosé Miguel Júdice - 23 abr. 21:00

As Causas: três temas geracionais

A análise sobre a redução para quem paga IRS devia realçar o que os portugueses poupam em comparação com o que pagaram em 2023.

visao.ptLUIS DELGADO - 23 abr. 19:44

Visão | A AD de Sebastião

O que não correu bem, de todo, foi o claro desrespeito por Rui Moreira, um homem digno, independente, credível e politicamente poderoso, que não deveria ter sido menorizado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 abr. 18:54

Abril: verdadeiramente o quê, para sempre?

Com ou sem cravo na lapela, mais ou menos politizados, mais ou menos efusivos, seria bom que ganhássemos consciência sobre o real valor da paz, do pão, da democracia, da liberdade e da educação.

sol.sapo.ptJoana Andrade - 23 abr. 18:01

Triângulo político

Quem expulsou o Chega do segmento da direita foi Montenegro, exilando, ostracizando, para fora das direitas.

visao.ptsvicente - 23 abr. 18:00

Visão | Abril ora chora, ora ri*

só a falta de memória e a iliteracia política e histórica (que desmentem a ideia de que temos a geração mais bem preparada de sempre, como veremos...) permitiriam concluir que, ao fim de 50 anos, teríamos mais razões para chorar do que para rir

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 abr. 17:57

Combater a escravatura moderna

A UE aprovou a primeira lei europeia que proíbe a venda de produtos fabricados com trabalho forçado no seu mercado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 abr. 15:30

As trapalhadas da AD e o erro na escolha de Bugalho

A escolha de Sebastião Bugalho revelou-se uma segunda opção para dirimir a contestação interna ao nome noticiado ao longo de vários dias, mas foi uma má opção.

visao.ptapfigueiredo - 23 abr. 13:42

Visão | Onde está o meu 25 de Abril?

Honrar o 25 de Abril não é limitarmo-nos a herdá-lo. Qual é o legado que queremos construir? Eu gozo de liberdades que os meus avós, com a minha idade, só podiam imaginar.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 23 abr. 12:35

A miséria continua, se é que não aumentou

A miséria continua, se é que não aumentou; e sobretudo, há cinquenta anos, esperava-se uma vida melhor para as novas gerações na maioria das famílias. Hoje, os filhos têm a expectativa de uma vida mais difícil e pior do que a dos pais.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 23 abr. 12:30

Nunca fui preso, é uma lacuna séria

Acabar com a a guerra era um dos objectivos centrais da Revolução. A guerra terminou e a descolonização fez-se nas colónias africanas.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 23 abr. 12:26

Pelo sonho é que vamos*…

Não consigo imaginar como teria sido a minha vida, as nossas vidas, se não pudéssemos ter a liberdade de falar ou de escrever, sobre o que pensamos, sobre os nossos sonhos ou as nossas angústias.

eco.sapo.ptCristina Castanheira Rodrigues - 23 abr. 11:51

Tendências e Desafios para Portugal 2024

Portugal, com um mercado interno de pequena dimensão e baixos níveis de riqueza, não tem alternativa senão ter nas exportações o seu principal motor de crescimento.

expresso.ptMiguel Prudêncio - 23 abr. 11:47

A subtil ligação entre democracia e saúde

É claro que as conquistas científicas e médicas feitas a nível mundial ao longo destes últimos 50 anos teriam ocorrido independentemente do sistema político que vigorasse em Portugal.

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 23 abr. 11:21

Quando o justo paga pelo pecador

Quem tanto fala em racismo e xenofobia bem podia fazer um estágio de duas semanas por aquelas bandas e tentar mudar algumas mentalidades.

expresso.ptHenrique Raposo - 23 abr. 11:01

Gileade já existiu: chama-se século XIX

Sim, no século XIX da modernidade e da ciência aqui no ocidente, a excisão genital era uma prática médica e científica desenvolvida pelos homens europeus oitocentistas, os mais misóginos de todos.

expresso.ptDuarte Marques - 23 abr. 10:46

Levar as europeias a sério

Numa época em que os populismos crescem sem travão e que mesmo alguns habituais moderados usam a Europa como arma de arremesso ou desinformação, urge olhar para o projeto europeu com responsabilidade, sentido de Estado mas também com irreverência

rr.sapo.ptOpinião de Manuel Braga da Cruz - 23 abr. 10:35

O 25 de Abril

Somos hoje um país diferente, mas ainda muito longe do que poderíamos ser.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 23 abr. 09:51

Dança das Cadeiras

Ao longo dos últimos 50 anos a democracia em Portugal foi sofrendo várias evoluções que tiveram sempre por objetivo contribuir para uma maior transparência e responsabilidade no exercício dos cargos eleitos.

expresso.ptPedro Sobral - 23 abr. 09:41

Continuar a lutar pela liberdade porque nenhum livro está a mais

O 25 de Abril de 1974 marcou um ponto de viragem crucial na história de Portugal. 50 anos depois é preciso não esquecer que as conquistas de Abril não podem ser dadas como garantidas e que todos os dias temos de lutar para as manter.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 23 abr. 09:37

A "magia" da eletrotecnia

Atualmente os desafios da eletrotecnia são outros, mas a “magia” mantém-se viva e o fascínio impele novas ondas de descoberta.

ionline.sapo.ptJosé Paulo do Carmo - 23 abr. 08:56

O poder da música como mensagem

Independentemente do contexto associado ou da cor política, do que uns defendem ou outros contestam, há uma verdade incontestável, o poder da arte e particularmente da música, como veículo de comunicação, desde sempre.

expresso.ptHenrique Burnay - 23 abr. 08:51

Teste aos candidatos às europeias

Um questionário para saber o que pensam os partidos e os candidatos sobre o que vai ser discutido e decidido na União Europeia nos próximos cinco anos. Sem falar de política nacional

ionline.sapo.ptEduardo Oliveira e Silva  - 23 abr. 08:45

50 anos e tanta coisa por fazer

O balanço da madrugada que tanto exaltamos não é propriamente glorioso, apesar dos milhares de milhões de ajudas que já recebemos.

ionline.sapo.ptAntónio Galamba - 23 abr. 08:33

Os legados já não são o que eram

O legado democrático é incontornável como um todo sem preconceitos e sem entorses que possam gerar tentações de parte se querer sobrepor ao todo.

expresso.ptHugo Costa - 23 abr. 07:27

25 de Abril: Um cravo que temos de regar sempre

Como chegamos aos resultados deste estudo 50 anos depois? Que erros cometemos? Todos os partidos políticos democráticos têm de fazer essa análise e saber dar respostas, mudar procedimentos e aproximar os cidadãos da política.

expresso.ptAgostinho Lopes - 23 abr. 07:22

Plataformas, as "praças de jorna" do tempo digital

As novas tecnologias, todas as potencialidades da Revolução Científica e Técnica em curso devem ser colocadas ao serviço da humanidade, dos povos e dos trabalhadores. Em cooperação e solidariedade

rr.sapo.ptOpinião de Alfredo Teixeira - 23 abr. 07:10

A revolução das canções

Apesar do “exame prévio”, as canções tomaram corpo na voz do público que encheu o Coliseu em março de 1974, voz coletiva que já não era possível censurar.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.