visao.ptvisao.pt - 10 jul. 13:57

Visão | As imagens de destruição do hospital pediátrico em Kiev

Visão | As imagens de destruição do hospital pediátrico em Kiev

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, acusou a Ucrânia de ter destruído o próprio hospital, mas uma investigação da ONU já veio desmentir

O míssil que causou a destruição do hospital pediátrico Okhmadyt, em Kiev, na madrugada desta segunda-feira, terá sido lançado pela Rússia, segundo a missão da Organização das Nações Unidas para a monitorização dos direitos humanos.

“A análise das imagens de vídeo e uma avaliação feita no local do incidente revelam uma grande probabilidade de que o hospital pediátrico tenha sofrido um impacto direto, em vez de ter sofrido danos devido à interceção de um sistema de armamento [drone]”, disse Danielle Bell, responsável pela equipa da ONU que investigou este ataque, citado pelo jornal The Guardian.

A investigação era fundamental para apurar os factos, uma vez que a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, acusou a Ucrânia de ter destruído o próprio hospital.

Volodymyr Zelensky, nas suas redes sociais, confirmou que 38 pessoas morreram no ataque russo de segunda-feira a Kiev e à região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia. Dessas 38 mortes, 27 ocorreram na capital do país.

De acordo com as autoridades ucranianas, mais de 40 mísseis foram lançados sobre várias cidades ucranianas na segunda-feira. Além de Kiev, Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk, Kramatorsk, Pokrovsk, entre outras, foram alvo dos mísseis russos.

NewsItem [
pubDate=2024-07-10 14:57:57.0
, url=https://visao.pt/atualidade/mundo/2024-07-10-as-imagens-de-destruicao-do-hospital-pediatrico-em-kiev/
, host=visao.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_10_2071824983_visao-as-imagens-de-destruicao-do-hospital-pediatrico-em-kiev
, topics=[rússia, mundo, hospital, kiev, ohmatdyt]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]