www.sabado.ptAna Gabriela Cabilhas - 26 mai. 11:41

Furacão Tay Tay

Furacão Tay Tay

Opinião de Ana Gabriela Cabilhas

As atenções estão centradas em Taylor Swift, pela sua estreia em Lisboa e pelos concertos há muito esgotados, onde subiram a palco declarações de amor e promessas de voltar a Portugal. O que torna Taylor Swift tão especial?

Este fenómeno tem suscitado interesse – como escreve sobre as relações, as experiências pessoais, os sentimentos, as emoções e as angústias; a entrega à sua comunidade, a comunicação com a legião de fãs, a devoção e a intensidade dos swifties e as pulseiras da amizade; os concertos, as músicas e a discografia; os sucessivos recordes, as vendas e os Grammys; a construção da sua marca, a forma contagiante e poderosa com que chega às pessoas, a celebração da mulher, a carreira e o dom de contar a sua história de vida, o passado e os olhos postos no futuro.

Confesso que não sou perita no assunto. Porém, para quem quiser perceber melhor este furacão sugere-se a frequência do curso "English 183ts. Taylor Swift and Her World", na Universidade de Harvard, dedicado a estudar os seus impactos social, cultural e económico. "The Eras Tour" impulsionou a economia nas cidades por onde passou e até a relação de Taylor com o jogador de futebol americano Travis Kelce parece ter aumentado o interesse pelos Chiefs e pelo próprio desporto. Ainda este ano, os holofotes viraram-se para a viagem de Taylor para Las Vegas, que terminou com uma vitória dos Kansas City Chiefs no Super Bowl, com audiências que ficam na história.

Taylor Swift está em digressão pela Europa. A sua influência a nível político será ainda maior se responder aos reptos de líderes mundiais. No início do ano, o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, apelou à superestrela para que incentivasse os jovens europeus a participarem nas eleições para o Parlamento Europeu, seguindo o exemplo lançado aos jovens americanos.

Leia Também Taylor Swift em Lisboa. Como se fosse a primeira vez

No ano passado, Swift motivou a sua comunidade no Instagram a registar-se para votar e o resultado foi a inscrição de mais de 35 mil eleitores. Anteriormente, Swift tinha surpreendido ao usar a sua voz para apoiar publicamente o candidato democrata no Tennessee. Em 2020, a cerca de um mês das eleições, a estrela pop apoiou a candidatura do atual chefe de Estado, Joe Biden e da Vice-Presidente Kamala Harris. As eleições americanas estão cada vez mais próximas e com Trump novamente na corrida à Casa Branca estão também em causa efeitos de ordem mundial. Com eleições decisivas e renhidas, é caso para dizer que Taylor Swift tem as eleições e o mundo nas suas mãos. Além de levar mais jovens a saírem de casa para votar, os apelos de Taylor podem mobilizar eleitores indecisos a confiarem o seu voto no atual Presidente.

Ainda que gostos não se discutam, estamos a viver a era de Taylor Swift, e certo é que ela já faz parte de nós e do nosso quotidiano. O seu impacto nas nossas vidas parece que veio para ficar. O furacão Tay Tay, no auge da sua força, mediatismo e popularidade, tem uma repercussão diversa e multifacetada por onde passa. A sua trajetória é surpreendente. Não sabemos quando vai parar e onde nos vai levar. Talvez o seu impacto extravase diferentes eras. Mais crónicas do autor 26 de maio Furacão Tay Tay

Ainda que gostos não se discutam, estamos a viver a era de Taylor Swift, e certo é que ela já faz parte de nós e do nosso quotidiano.

19 de maio Nós e eles 

O populismo, os extremismos e a polarização estão a criar uma panela de pressão na política, que pode explodir a qualquer momento.

12 de maio Valeu, vale e valerá sempre a pena

A construção europeia faz-se todos os dias, a cada dia, por todos e com todos, para que corresponda cada vez mais às nossas expectativas e à União Europeia que desejamos no futuro.

05 de maio Supermães

O estudo "As mulheres em Portugal, hoje" da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostrava que cada novo papel que a mulher acrescenta à sua vida implica uma diminuição do tempo que dispõe para si própria, e que com a chegada de filhos, reduz-se a participação do pai nas tarefas domésticas, ficando a anos-luz do que a mulher tinha idealizado.

28 de abril Europa nossa

A declaração de Schuman foi o mote para uma Europa livre, democrática, de paz e segurança, de progresso e de direitos, a que muito devemos e que mais do que uma herança, queremos continuar a construir.

Mostrar mais crónicas Tópicos ana gabriela cabilhas opiniao taylor swift
NewsItem [
pubDate=2024-05-26 12:41:36.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/ana-gabriela-cabilhas/detalhe/furacao-tay-tay
, host=www.sabado.pt
, wordCount=752
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_26_1267296378_furacao-tay-tay
, topics=[opinião, ana gabriela cabilhas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]