visao.ptvisao.pt - 24 mai. 16:40

Visão | Tudo o que precisa de saber sobre as caravelas-portuguesas, com o IPMA a alertar para um aumento dos avistamentos

Visão | Tudo o que precisa de saber sobre as caravelas-portuguesas, com o IPMA a alertar para um aumento dos avistamentos

Os avistamentos de caravelas-portuguesas aumentaram esta semana no litoral de norte a sul. Mas quão perigosos são estes animais? E o que fazer no caso de uma picada? E de onde vem o nome?

“O número de avistamentos de caravela-portuguesa (Physalia physalis) comunicados ao programa de monitorização de organismos gelatinosos na costa portuguesa (GelAvista), do IPMA, tem vindo a aumentar ao longo desta última semana, quer nos Açores, quer no continente, onde se verificam ocorrências desde Espinho a Sines”, anunciou esta sexta-feira, em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mas qual é o risco para a saúde se formos picados por esta que é, como descreve o IPMA, “a espécie gelatinosa mais perigosa que ocorre no País?” Que efeitos podemos esperar? Há perigo de morte? Veja aqui 7 factos sobre o animal que, em várias línguas, do inglês ao alemão, do francês ao espanhol, evoca o tempo das Descobertas portuguesas.

1. O que é uma caravela-portuguesa?

É um organismo animal do grupo dos cnidários (que inclui as alforrecas) – uma colónia constituída por centenas ou milhares de criaturas geneticamente semelhantes. Com o nome científico Physalia physalis, é azul-arroxeado, transparente, com tentáculos de dez metros, em média (alguns exemplares chegam aos 30 metros). Alimenta-se de plâncton e de peixes, que paralisa com veneno.

2. É perigosa para os humanos?

Sim. Uma picada de uma caravela-portuguesa provoca dores fortes, sensação de queimadura, vermelhidão, inchaço e comichão. Em algumas pessoas pode causa reações alérgicas com gravidade: cãibras, náuseas, falta de ar, febre, arritmias e desmaios. O animal pode picar mesmo quando parece morto na areia.

3. Como tratar uma picada?

Ainda está muito disseminada a ideia de que a água salgada é o melhor bálsamo, mas aparentemente não é. A evidência científica mais recente diz que faz mais mal do que bem, tal como o sumo de limão, outra solução típica. O melhor é limpar o local da picada com vinagre, remover os tentáculos da pele com pinças e depois lavar com água morna.

4. Urinar em cima do sítio da picada é uma boa ideia?

Não, de todo. Os últimos estudos indicam que aplicar urina é contraproducente – só provoca mais dor e pode até levar a que os tentáculos libertem ainda mais toxinas. Esta recomendação também serve para picadas do peixe-aranha: a urina enquanto bálsamo é um mito.

5. Pode morrer-se de uma picada?

Não é comum, mas já aconteceu. Em 1987, um homem morreu no estado americano da Flórida; em 2010, morreu uma mulher na Sardenha, Itália. Mas todos os anos são picadas cerca de 10 mil pessoas na Austrália, pelo que a hipótese de se morrer devido a um encontro imediato com uma caravela-portuguesa é mínima.

6. Tem predadores?

Sim, alguns. Um deles é o peixe-lua, um dos ex libris do Oceanário de Lisboa. Outro é a tartaruga-marinha-comum, cuja pele demasiado grossa a torna imune às picadas. Finalmente, uma espécie de lesma-do-mar e outra de caracol-do-mar especializaram-se em alimentar-se da caravela-portuguesa.

7. Qual a origem do nome?

O animal tem uma bolsa (que usa para flutuar) que, quando completamente cheia, faz lembrar as velas dos antigos navios portugueses. Daí o nome. Há outras teorias, não tão comummente aceites, que apontam para a semelhança da bolsa com os capacetes dos soldados portugueses do século XVI, ou para a suposta circunstância de o organismo ter sido muito comum à volta da ilha da Madeira.

NewsItem [
pubDate=2024-05-24 17:40:44.0
, url=https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-05-24-tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-as-caravelas-portuguesas-com-o-ipma-a-alertar-para-um-aumento-dos-avistamentos/
, host=visao.pt
, wordCount=527
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_24_911599693_visao-tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-as-caravelas-portuguesas-com-o-ipma-a-alertar-para-um-aumento-dos-avistamentos
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]