www.sabado.ptManuel Pinto Coelho - 23 mai. 11:13

Tomar duche de água fria

Tomar duche de água fria

Opinião de Manuel Pinto Coelho

A ideia até pode arrepiar, mas a verdade é que não há melhor forma de começar ou acabar o dia do que com um duche de água fria.

O poder da água fria tem sido alvo de vários estudos e os seus benefícios estão cada vez mais comprovados.

Se quiser usufruir de uma sensação fantástica e revigorante, baixe a temperatura da água do duche. Pode fazê-lo de uma vez ou ir baixando os graus. E acredite que vai deixar de sentir qualquer gosto pela água quente quando usufruir de um bom banho de água fria, o qual a saúde agradece.

O efeito que tem um duche de água fria comprova os seus benefícios, pois este simples ato pode mudar todo o seu dia, e noite, proporcionando-lhe uma sensação energizante, fundamental para responder a todos os apelos de um dia de trabalho ou mesmo de lazer. É, seguramente, a sensação contrária a um duche de água quente, que o torna mais "mole" e com menos energia.

O duche de água fria está associado a um conjunto de benefícios que, na prática, se traduz na redução de dias de doença, com a respetiva diminuição de abstenção laboral, o que é o mesmo que dizer que baixar a temperatura ao duche aumenta a economia de um país.

Em 2018, os portugueses faltaram quase seis dias (5,9) ao trabalho devido a doença, o que resultou num prejuízo de 2,2 milhões de euros, segundo os dados do Índice de Saúde Sustentável, desenvolvido pela Nova Information Management School (NOVA-IMS).

Este facto foi comprovado por um estudo publicado em setembro de 2016 pela revista PLOS One sobre "O efeito do duche frio na saúde e no trabalho", para o qual foram inquiridas cerca de 3000 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Os voluntários, divididos em quatro grupos, tomaram um duche de água quente todos os meses, mas um dos grupos finalizava o duche com 30 segundos de água fria, outro com um minuto e outro com minuto e meio. O quarto grupo mantinha a água quente (grupo de controlo).

O estudo, desenvolvido por investigadores do Centro Académico de Amesterdão, nos Países Baixos, concluiu que, após o período de três meses, os elementos do grupo que terminaram o duche com água fria apresentavam menos ausências laborais devido a doença do que os do grupo que apenas tomara banho de água quente.

Outras investigações têm identificado um aumento dos glóbulos brancos (leucócitos) associada ao duche de água fria, o que se traduz na melhoria do sistema imunitário, uma vez que estas são as células responsáveis pela resposta imunitária.

A água fria no duche contribui ainda para a produção de dopamina, um neurotransmissor associado às emoções e sensações de bem-estar e prazer, que contribui em grande parte para a boa disposição e vontade de enfrentar o dia que este ato provoca.

Mas há mais: O choque térmico conduz a uma resposta fisiológica, que se traduz num ritmo cardíaco mais forte e na subida da pressão arterial, reforça o sistema oxidativo interno do corpo, promove a autofagia, um processo de regeneração natural das células, e a resposta anti-inflamatória do sistema imunitário, além de reduzir a inflamação.

Aliás, a exposição à água fria há muito que é utilizada para a recuperação de lesões musculares e desportistas como Cristiano Ronaldo tornaram público que são adeptos desta prática, com o "melhor do mundo" a partilhar imagens dos seus banhos gelados com que afirma recuperar após os esforços dos jogos.

A investigação em torno dos benefícios do duche de água fria não tem parado e também tem sido analisada a nível da saúde mental, nomeadamente no combate a doenças como a depressão.

Isto porque o frio ativa o sistema nervoso simpático, aumenta o nível sanguíneo de beta-endorfina e noradrenalina e a libertação nas sinapses de noradrenalina, também no cérebro.

Devido à alta densidade de recetores de frio na pele, o duche frio envia impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas para o cérebro, o que pode resultar num efeito antidepressivo, conforme um estudo publicado em 2008 pela revista Medical Hypotheses.

A investigação também apurou que a exposição à água fria tem "um efeito analgésico significativo e não parece ter efeitos secundários notáveis ou causar dependência".

E se pensa que o duche de água fria está apenas indicado para o meçar do dia, saiba que este é um gesto que pode ajudar a uma noite bem passada e tudo graças à libertação das endorfinas (as hormonas do bem-estar) , que vão afastar o stresse e a ansiedade do dia.

Duche ou banho de imersão?

As vantagens do duche de água fria contribuem para um bem-estar durante todo o dia e, como vimos, também durante a noite.

Mais rápido e eficiente, o duche contribui ainda para um ambiente mais saudável e poupança de recursos, pois gasta muito menos água do que um banho de imersão.

Cerca de 25 litros de água são suficientes para um duche, enquanto um banho de imersão consome 260 litros. Contas sem desperdícios, ou seja, sem deixar a torneira aberta enquanto se ensaboa e durante o tempo necessário para uma devida limpeza, que não é superior a cinco minutos.

Quando abrir a torneira, pense nisto: cada português gasta, em média, 187 litros de água por dia, quando a ONU refere que um individuo apenas necessita de 110 litros. São 77 litros de água de desperdício.

E não se esqueça de que 70% da Terra é água, mas apenas 1% é água doce e acessível ao ser humano. Mais crónicas do autor 25 de maio Tomar duche de água fria

Acredite que vai deixar de sentir qualquer gosto pela água quente quando usufruir de um bom banho de água fria, o qual a saúde agradece.

18 de maio Desfrutar do tempo livre

O tempo livre deve ser ocupado com atividades que nos dão prazer; e este pode ser encontrado em muitas fórmulas, umas mais saudáveis que outras.

11 de maio Lidar com o stress e a ansiedade

Em 2019, a OMS classificou o stresse como a epidemia de saúde do século XXI e alertou para o facto de este afetar cada vez mais pessoas em todo o mundo. E ainda a pandemia não tinha chegado.

04 de maio Durma bem – é uma prioridade!

O que acontece quando dormimos? Na verdade, dormir é muito mais do que não estar acordado. É neste período – em que passamos um terço da nossa vida – que se dá a renovação celular, se produzem hormonas e anticorpos, acontece a síntese de proteínas e a regulação metabólica.

27 de abril Exercitar a mente como o corpo

Já pensou em levar o seu cérebro ao ginásio? A ideia pode parecer cómica, mas na verdade este fantástico órgão em forma de miolo de noz também precisa de atenção e de estar saudavelmente ativo.

Mostrar mais crónicas Tópicos Manuel Pinto Coelho medicina opinião chegar novo a velho
NewsItem [
pubDate=2024-05-23 12:13:51.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/manuel-pinto-coelho/detalhe/tomar-duche-de-agua-fria
, host=www.sabado.pt
, wordCount=1123
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_23_1807878332_tomar-duche-de-agua-fria
, topics=[manuel pinto coelho, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]