www.sabado.ptAlexandre Monteiro - 22 mai. 11:19

6 tipos de linguagem corporal dos pés e pernas

6 tipos de linguagem corporal dos pés e pernas

Opinião de Alexandre Monteiro

O cérebro límbico controla a linguagem corporal e em especial os membros inferiores porque é onde temos um menor controlo racional, estamos muito mais focados em controlar as expressões faciais e aquilo que dizemos que nem nos lembramos que as pernas e pés estão em constante movimento.

Abanar pernas ou pés
Enquanto algumas pessoas para se acalmarem fazem gestos pacificadores, como o autotoque, festinhas, esfregar, colocar objetos na boca, outras começam a abanar os pés ou as pernas e geralmente são muito percetíveis. É normal ver alguém com as pernas cruzadas e a balançar o pé ou então com a ponta do pé no chão e a abanar a perna constantemente, estes movimentos servem como alívio de nervosismo ou ansiedade. É importante para interpretar estes movimentos compreender a frequência com que são feitos e quando são feitos. Se a pessoa o faz com muita frequência e sem razão aparente, indica níveis de ansiedade elevados ou alguém muito nervoso, mas se o faz de forma esporádica ou após uma pergunta é um indicador de que a pergunta deixou a pessoa nervosa e/ou ansiosa.

Cruzar as pernas
Cruzar as pernas tem de ser interpretado de duas formas: de pé ou sentado. Cruzar as pernas em pé é um movimento que se enquadra nos gestos territoriais com o objetivo principal de mostrar maior confiança e liderança. O afastar dos pés faz com que ocupe mais espaço, logo mais território, no entanto se a pessoa afasta mais do que os ombros é um indicador de arrogância e domínio excessivo, o que pode esconder uma insegurança. A diferença do afastar demasiado ou entrelaçar as pernas é somente a perceção, porque ambos indicam insegurança ou vulnerabilidade.

As pernas e os pés também podem revelar emoções negativas. Entrelaçar as pernas de pé com ambos os pés e bem assentes no chão, pode sinalizar a necessidade de proteger o corpo de uma ameaça percebida ou desconforto, porque se este cruzar de pernas de pé, tiver um dos pés apoiado somente pela ponta dos dedos é sinal de cansaço.

Sentado, o cruzar de pernas tem de ser interpretado de outra maneira, tem de ser pela forma como cruza as pernas, pode indicar conforto se cruzamos acima da zona dos joelhos, e desconforto se entrelaça as pernas abaixo dos joelhos, autoridade se cruza em forma de 4. Outro sinal similar ao cruzar de pernas, mas que revela mais intensidade, é quando os pés se entrelaçam na cadeira, significa que a pessoa não está disposta a dar muita informação, quer reter e ocultar informação.

A maioria das pessoas associa pernas cruzadas com as mesmas associações negativas dos braços cruzados, mas não significam necessariamente a mesma coisa.

Existem 3 significados para pernas cruzadas:
Conforto: tendemos a cruzar as pernas quando nos sentimos confortáveis, confiantes e relaxados. Para algumas pessoas esta é uma postura naturalmente confortável, e as mulheres que usam saias curtas costumam cruzar as pernas para se protegerem. Outros cruzarão para deslocar o seu peso caso as pernas estejam cansadas.

Ligação: Pode significar interesse ou atração. Observe o joelho da outra pessoa, geralmente aponta para a pessoa de quem mais gosta.

Ameaça: Por outro lado, se alguém de quem não gostamos aparecer de repente, em vez de cruzar podemos descruzar imediatamente as pernas e sentarmo-nos mais direitos. O descruzar de pernas é mais útil e tem mais valor de leitura, por exemplo, se estiver sozinho com as pernas cruzadas e o seu chefe aparece, provavelmente descruza as pernas, acontece porque queremos estar prontos se formos atacados. A coxa da perna é a zona que serve de barreira, para o lado que estiver a coxa da perna é o lado negativo e defensivo.

Pés
É incrível a quantidade de vezes que os pés se mexem e nem nos apercebemos, os pés revelam intenções ocultas e existem 6 tipos de linguagem corporal para os pés simples de interpretar:

Pés felizes revelam entusiasmo ou expectativa positivas
O pé que aponta para cima é chamado pé sorridente e indica sentimentos positivos e otimistas. Quando observo pessoas paradas em chamadas telefónicas e colocam o calcanhar apoiado no chão e o pé para cima, revela que a pessoa está a ter uma conversa agradável ou positiva. Também observo este sinal quando param para ver montras, normalmente quando gostam do que veem na montra o pé eleva.

Pés interessados
Um dos sinais que tem de observar é a direção dos pés, apontam para onde a pessoa quer ir ou estar. Se ambos os pés apontam para alguém, significa que está interes- sado em interagir com essa pessoa. O avançar de um pé à frente geral- mente sinaliza grande interesse ou atração, colocar um pé à frente encurta a distância é como dizer quero "aproximar-me mais de ti". Em todos os grupos há um líder e este comunicar dos pés também nos diz quem é o verdadeiro líder do grupo, basta olhar para os pés da maioria das pessoas do grupo, os pés apontam para a pessoa mais carismática ou líder.

Pés desinteressados
Os pés desinteressados acontece quando a pessoa quer ir embora ou fugir, logo a direção de ambos os pés irá ter outra direção que não a da pessoa, se os pés apontam para outra pessoa, uma porta ou saída é um sinal claro de desinteresse. No entanto, existe uma outra posição, que é quando um pé aponta para a pessoa e outro para uma saída, apesar da pessoa ter a intenção de ir embora pode não revelar desinteresse, mas sim pressa ou a necessidade de estar noutro lugar.

Pés ansiosos
A ansiedade gera uma maior produção de adrenalina que é preciso diluir, no entanto na maior parte das vezes a ameaça não é física, não fugimos ou lutamos e a adrenalina não tem como ser gasta e o cérebro arranja uma forma de o fazer através dos movimentos repetitivos, principalmente nas zonas inferiores do corpo, como abanar os pés.

Pés ligação
Tocar nos pés do outro vai ativar uma sensação ao longo do lobo parietal do cérebro, muito próximo da zona do prazer sexual, por este motivo quando nos queremos ligar emocionalmente com alguém ou gostamos dela aproximamos os pés. Seja em fotografias, na cama ou no grupo de amigos, quanto mais próximos estiverem os pés da outra pessoa, maior ligação entre as mesmas, para mim este é o melhor indicador de ligação verdadeira entre duas pessoas. A distância entre os pés de duas pessoas vai revelar-lhe se há ligação quando estão mais próximos ou menos ligação quando afastam os pés uma da outra.

Pés Dominantes
A distância entre os dois pés da pessoa indica a segurança e a necessidade de controlo. Quanto mais afastados os pés estão, maior o sentimento de domínio, mas se os pés estão juntos geralmente indica menos poder e confiança de acordo ao contexto.

Colocar os pés em cima da mesa é uma demostração de controlo e autoridade sobre um grupo e sem consideração pelas pessoas ou simpatia. É um movimento de poder excessivo e de demostração de poder bruto.

Bater com os pés é um sinal de poder e controlo, as crianças fazem-no quando fazem birra para levarem a sua vontade adiante, este poder e teimosia pode transformar-se em raiva.

Existe toda uma comunicação que é invisível à maior parte das pessoas. Ficamos irrequietos quando estamos ansiosos e nervosos, aproximamo-nos do que gostamos e afastamo-nos do que não gostamos. A direção do corpo diz- nos para onde queremos ir mesmo antes de o verbalizar. Paramos quando temos medo, o enrolar e agarrar quando precisamos de apoio, ocupamos mais espaço para demonstrar poder. Esta métrica simples e rápida de avaliar os pés e as pernas ajuda a compreender a maior parte dos movimentos que fazemos com o corpo. Mais crónicas do autor 10:00 6 tipos de linguagem corporal dos pés e pernas

É normal ver alguém com as pernas cruzadas e a balançar o pé ou então com a ponta do pé no chão e a abanar a perna constantemente, estes movimentos servem como alívio de nervosismo ou ansiedade.

19 de maio Malas & Carteiras  

As carteiras são um símbolo ao qual associamos a vertente financeira e a sua escolha não é aleatória. Podem ser grandes, pequenas, cheias, estar gastas, de várias cores e muita mais variáveis.

12 de maio O mito do cruzar de braços

A forma como cruza os braços fornece pistas úteis. Depois de as identificar, descobrirá mais um pouco sobre si.

05 de maio O que diz a posição do seu umbigo? Tocar nas costas?

O movimento do tronco é de fácil observação e deve tê-lo em conta para verificar sem têm interesse em si ou se gostam do que está a dizer.

28 de abril O que diz a sua cara? Sobrancelhas, testa, lábios, língua, toques e barba

Morder os lábios é o exemplo clássico de quando um homem ou uma mulher veem alguém atraente e criam expectativas positivas sobre o futuro e visualizam mentalmente o desfecho da interação com essa pessoa.

Mostrar mais crónicas Tópicos Alexandre Monteiro opinião Decifrar & Conquistar Pessoas linguagem corporal
NewsItem [
pubDate=2024-05-22 12:19:43.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/alexandre-monteiro/detalhe/6-tipos-de-linguagem-corporal-dos-pes-e-pernas
, host=www.sabado.pt
, wordCount=1476
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_22_828373510_6-tipos-de-linguagem-corporal-dos-pes-e-pernas
, topics=[opinião, alexandre monteiro]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]