expresso.ptexpresso.pt - 26 abr. 16:27

Alphabet lucra mais 57% e vê o seu valor em bolsa passar os 2 biliões de dólares

Alphabet lucra mais 57% e vê o seu valor em bolsa passar os 2 biliões de dólares

A gigante tecnológica Alphabet, dona da Google, já vale mais de dois biliões de dólares, com as ações a avançar 16% em bolsa, depois de um aumento do lucro acima do esperado pelos analistas

A Alphabet, dona da Google, obteve um lucro de 23,7 mil milhões de dólares (22,1 mil milhões de euros ao câmbio atual) nos primeiros três meses deste ano, mais 57% do que no mesmo período do ano passado. Um número que superou as expectativas dos analistas.

Segundo o comunicado divulgado na quinta-feira, a Alphabet registou também um aumento de 15% nas receitas para o equivalente a 75,2 mil milhões de euros.

“Os nossos sólidos resultados financeiros no primeiro trimestre refletem a força das receitas em toda a empresa e os esforços contínuos para reestruturar de forma duradoura a nossa base de custos. Obtivemos receitas de 80,5 mil milhões de dólares, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, e expansão da margem operacional”, afirmou Ruth Porat, administradora financeira da Alphabet.

O comunicado anuncia também o pagamento de dividendos trimestrais de cerca de 20 cêntimos por ação, a entregar aos acionistas em junho deste ano. Anteriormente, a Alphabet havia utilizado predominantemente recompras de ações como forma de remunerar os investidores.

Esta sexta-feira, o desempenho da empresa e o anúncio do seu primeiro dividendo aos acionistas impulsionaram a sua capitalização bolsista, que aumentou 16%, para 2,17 biliões de dólares, cerca de 2 biliões de euros.

“Os nossos resultados no primeiro trimestre refletem o forte desempenho das áreas Search, YouTube e Cloud", explicou o presidente executivo da empresa, Sundar Pichai, acrescentando que as ofertas de inteligência artificial da Google foram importantes para a obtenção destes resultados.

A Google lançou, no início deste mês, novas funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) de melhoria de produtividade. As ferramentas de IA foram apresentadas no evento "Cloud Next", da Google, e em breve estarão disponíveis no pacote Workspace, que inclui, entre outros, o Google Docs, o Google Sheets, bem como o Gmail.

NewsItem [
pubDate=2024-04-26 17:27:16.921
, url=https://expresso.pt/economia/empresas/2024-04-26-alphabet-lucra-mais-57-e-ve-o-seu-valor-em-bolsa-passar-os-2-bilioes-de-dolares-01d9871d
, host=expresso.pt
, wordCount=289
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_26_964010763_alphabet-lucra-mais-57-e-ve-o-seu-valor-em-bolsa-passar-os-2-bilioes-de-dolares
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]