rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 25 abr. 18:10

Greve dos controladores em França afeta dezenas de voos em Portugal

Greve dos controladores em França afeta dezenas de voos em Portugal

Em causa estão voos operados por diversas companhias aéreas, designadamente a Ryanair, Transavia, Volotea, Vueling, Air France, TAP e EasyJet.

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França levou esta quinta-feira ao cancelamento de quase 90 voos de diversas companhias aéreas nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo os dados disponíveis nos respetivos 'sites'.

No aeroporto de Lisboa, surgem com a indicação "cancelado" 23 voos cuja chegada estava prevista para hoje e que tinham como origem diversas cidades francesas, a que se juntam mais 25 voos que deveriam partir da capital portuguesa com destino a França.

Já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foram canceladas 15 chegadas de voos oriundos de França e 14 partidas com destino aquele país.

Quanto ao aeroporto de Faro, regista uma dezena de voos cancelados: Cinco com origem em cidades francesas e outros tantos que deveriam partir com destino a França.

Milhares de voos foram hoje cancelados nos aeroportos franceses e centenas de aviões ficaram em terra devido à greve dos controladores de tráfego aéreo.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, os cancelamentos afetaram, sobretudo, os voos de curto e médio curso.

Para hoje estão previstos cerca de 2.300 voos com partida ou chegada a aeroportos franceses, em comparação com os quase 5.200 registados na quarta-feira, segundo o painel da Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) consultado pela AFP.

Na Europa, mais de 2.000 voos foram cancelados e 1.000 correm o risco de ter de ser desviados para evitar o espaço aéreo francês, de acordo com a associação de companhias aéreas Airlines for Europe.

De forma a adequar o tráfego ao pessoal disponível, a aviação civil francesa pediu às empresas que cancelassem três em cada quatro voos com partida ou chegada a Paris-Orly, o segundo aeroporto francês; 55% em Roissy-Charles-de-Gaulle, o primeiro; 65% em Marselha-Provença (sul) e 45% em todas as outras plataformas da França metropolitana.

A maior parte das ligações de longo curso, no entanto, escapou aos cancelamentos, com o pedido da DGAC a aplicar-se apenas aos aviões que façam "três ou mais movimentos" durante o dia.

NewsItem [
pubDate=2024-04-25 19:10:26.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/04/25/greve-dos-controladores-em-franca-afeta-dezenas-de-voos-em-portugal/375959/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=318
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_25_870554517_greve-dos-controladores-em-franca-afeta-dezenas-de-voos-em-portugal
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]