rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 24 abr. 13:35

Fatawu está cada vez mais perto de não voltar ao Sporting. Mas vai render 17 milhões de euros

Fatawu está cada vez mais perto de não voltar ao Sporting. Mas vai render 17 milhões de euros

"Hat-trick" do ganês contra o Southampton deixou o Leicester City a uma vitória da Premier League. Jovem avançado tem encantado o Championship, mas já não vai voltar a encantar Alvalade.

O avançado Fatawu Issahaku foi a estrela da goleada do Leicester City frente ao Southampton e está praticamente garantido que não regressará ao Sporting.

O internacional galês de 20 anos foi emprestado com uma cláusula de compra de 17 milhões de euros. As cláusulas nunca foram oficialmente divulgadas, mas a imprensa inglesa dá conta que se torna obrigatória caso o clube suba à Premier League e o jogador cumpra uma percentagem de jogos na época, sendo que Fatawu foi usado, até ao momento, em 41 dos 51 jogos disputados.

O Leicester entrou na época como um dos favoritos e, apesar de um campeonato muito renhido e dividido a quatro equipas com o Leeds United, Ipswich Town e Southampton, o Leicester está agora a uma vitória de carimbar a subida.

O objetivo ficou mais próximo com a goleada contra o rival direto na noite de ontem, por 5-0. E Fatawu foi protagonista. Marcou o primeiro "hat-trick" da carreira sénior, e juntou-lhe ainda uma assistência, elevando a contabilidade total da temporada para sete golos e 12 assistências.

A continuidade de Fatawu no Leicester poderá significar o primeiro encaixe significativo do verão para o Sporting e aliviar alguma pressão para encarar o próximo mercado de transferências, que tem as possíveis saídas do treinador Rúben Amorim e do avançado Gyökeres como principais dossiers.

Mas qual o motivo para o desaproveitamento de Fatawu nos leões?

O canhoto chegou ao Sporting diretamente do Gana, em 2022, por um valor a rondar o milhão de euros. Na época passada, jogou pela equipa sub-19 (uma partida na Youth League), e dividiu maioritariamente o tempo entre a equipa B e a principal.

Foi lançado em 12 jogos por Rúben Amorim, mas nunca pareceu realmente convencer o técnico.

Alternou entre o trio da frente e a ala defensiva, mas nunca se afirmou. Fez apenas uma titularidade, no clássico frente ao FC Porto em Alvalade em fevereiro de 2023, como ala esquerdo, uma posição habitualmente ocupada por Nuno Santos. Saiu ao intervalo.

Já esta época, Fatawu assumiu que não fazia parte dos planos de Rúben Amorim para a época, daí a saída para Inglaterra. "Não encaixava nos planos do treinador. Ele quis que eu fosse para um sítio onde tivesse minutos e onde pudesse evoluir", disse, a uma revista sul-africana.

E assim aconteceu mesmo. Fatawu evoluiu, convenceu num dos campeonatos mais competitivos da Europa e não deverá voltar a Alvalade, tendo a porta aberta para o campeonato mais mediático do mundo.

Um encaixe de 17 milhões colocará Fatawu no top-20 de maiores vendas da história do Sporting, uma lista ainda liderada pelos 65 milhões que o Manchester United pagou por Bruno Fernandes em 2020.

NewsItem [
pubDate=2024-04-24 14:35:59.0
, url=https://rr.sapo.pt/bola-branca/noticia/futebol-internacional/2024/04/24/fatawu-esta-cada-vez-mais-perto-de-nao-voltar-ao-sporting-mas-vai-render-17-milhoes-de-euros/375781/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=432
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_24_2144620576_fatawu-esta-cada-vez-mais-perto-de-nao-voltar-ao-sporting-mas-vai-render-17-milhoes-de-euros
, topics=[bola branca, futebol internacional]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]