www.rtp.ptrtp.pt - 19 abr. 19:06

Municípios da Região de Coimbra avançam com ação judicial contra ERSUC

Municípios da Região de Coimbra avançam com ação judicial contra ERSUC

Os municípios da comunidade intermunicipal (Cim) da Região de Coimbra deliberaram, por unanimidade, interpor uma ação judicial contra a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, contestando a distribuição de dividendos numa empresa fortemente endividada, anunciou hoje aquela entidade.

A deliberação, hoje anunciada em nota de imprensa enviada à agência Lusa, surgiu "na sequência da distribuição de cerca de dois milhões de euros aos acionistas da ERSUC, numa altura em que a empresa se encontra fortemente endividada e a suportar custos financeiros muito elevados", frisou a comunidade intermunicipal.

Segundo o comunicado, a decisão de distribuir dividendos aos acionistas de ERSUC "foi igualmente tomada num contexto de um aumento expressivo de 160% nas tarifas de tratamento de resíduos, entre 2021 e 2024, que tem penalizado os municípios e os cidadãos da Região de Coimbra".

Os municípios da Região de Coimbra que utilizam o sistema de gestão de resíduos da ERSUC - 16 dos 19 que compõem aquela comunidade intermunicipal - anunciaram ainda a intenção de continuarem a trabalhar "em prol de respostas aos diversos desafios enfrentados neste setor, produzindo ações e medidas concretas e salvaguardando, sempre, o interesse das populações".

Essas medidas, que não foram reveladas, destinam-se a garantir a proteção dos interesses dos cidadãos e aumentar a eficiência do sistema de gestão de resíduos.

No dia 10, a vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, demitiu-se da presidência da assembleia geral da ERSUC, para a qual tinha sido eleita dois dias antes, revelou, na altura, o Diário As Beiras.

A demissão, ainda segundo o mesmo jornal, foi apresentada como forma de protesto por a empresa, fortemente endividada, ter distribuído dividendos pelos acionistas numa altura em que a entidade reguladora aplicou "aumentos brutais" nas tarifas dos resíduos sólidos urbanos, visando o aumento das receitas da concessão.

A ERSUC, que tem como principal acionista a Mota-Engil, serve 36 municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, abrangendo uma área da região Centro com quase 7.000 quilómetros quadrados (km2) e uma população estimada em cerca de 930 mil pessoas.

pub
NewsItem [
pubDate=2024-04-19 20:06:42.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/economia/municipios-da-regiao-de-coimbra-avancam-com-acao-judicial-contra-ersuc_n1565661
, host=www.rtp.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_19_1714293883_municipios-da-regiao-de-coimbra-avancam-com-acao-judicial-contra-ersuc
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]