rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 abr. 19:17

Tensão no Médio Oriente, “chimbalau” para o Ministério Público

Tensão no Médio Oriente, “chimbalau” para o Ministério Público

O reforço das sanções europeias ao Irão, a estratégia Draghi, a Operação Influencer e os primeiros dias do governo em análise.

Sabe o que é um “chimbalau”? Pode ser o efeito da tensão no Médio Oriente, apesar de a Europa “ter respondido de forma positiva e unida” com sanções a Teerão. Uma resposta mais compacta do que a que se seguiu à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez discordam na avaliação da diplomacia neste caso, mas pelo menos há um esforço pela contenção.

“Chimbalau” pode ter a Europa se não concretizar um plano de competitividade. O relatório de Mário Draghi, nesse sentido, é visto como um bom ponto de partida para garantir a autonomia europeia de outros blocos económicos. Ainda assim, as “diferentes sensibilidades podem comprometer esse esforço”, notam os analistas.

Nos temas nacionais, destaque para o Ministério Público que levou um “chimbalau” com o acórdão da Relação sobre o processo Influencer. Por seu turno, o Governo ainda não levará “chimbalau”, apesar da polémica do IRS, “mal gerida” pelo Governo.

Ainda não sabe o que é “chimbalau”? A resposta está na edição desta semana do programa Visto de Fora.

NewsItem [
pubDate=2024-04-19 20:17:38.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/visto-de-fora/2024/04/19/tensao-no-medio-oriente-chimbalau-para-o-ministerio-publico/375237/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=168
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_19_1369801964_tensao-no-medio-oriente-chimbalau-para-o-ministerio-publico
, topics=[informação, euranet]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]