eco.sapo.pteco.sapo.pt - 17 abr. 09:25

Quer registar o nome Pablo Escobar como marca? Na União Europeia não pode

Quer registar o nome Pablo Escobar como marca? Na União Europeia não pode

O Tribunal Geral da União Europeia recusou o registo do nome Pablo Escobar como marca. A razão prende-se com o facto de o nome estar associado ao tráfico de droga e ao narcoterrorismo.

O Tribunal Geral da União Europeia recusou o registo do nome Pablo Escobar como marca. Segundo um acórdão a que o ECO teve acesso, a razão prende-se com o facto de o nome estar associado ao tráfico de droga e ao narcoterrorismo.

Esta decisão surge após uma sociedade, a Escobar Inc., de Porto Rico, ter pedido ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), em 2021, o registo de Pablo Escobar como marca na União Europeia para diversos produtos e serviços. Mas o Instituto europeu recusou o registo por considerar que marca é “contrária à ordem pública e aos bons costumes”.

Não satisfeita com a recusa, a Escobar Inc. contestou junto do Tribunal Geral da União Europeia, mas este confirmou a decisão do EUIPO.

“O EUIPO considerou corretamente que eas pessoas associam o nome de Pablo Escobar ao tráfico de droga e ao narcoterrorismo, bem como aos crimes e ao sofrimento que daí decorrem, mais do que às suas eventuais boas ações em favor dos pobres na Colômbia. A marca é, por conseguinte, entendida como sendo contrária aos valores e às normas morais fundamentais que prevalecem na sociedade espanhola”, lê-se no acórdão.

O Tribunal Geral sublinha ainda que o direito fundamental de Pablo Escobar à presunção da inocência não foi violado. Alegadamente, o colombiano Pablo Escobar, falecido em 1993, é um barão da droga e um narcoterrorista que fundou o cartel de Medellín, de que era o único o chefe.

NewsItem [
pubDate=2024-04-17 10:25:17.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/04/17/quer-registar-o-nome-pablo-escobar-como-marca-na-uniao-europeia-nao-pode/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=238
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_17_632176282_quer-registar-o-nome-pablo-escobar-como-marca-na-uniao-europeia-nao-pode
, topics=[propriedade intelectual]
, sections=[]
, score=0.000000]