www.rtp.ptrtp.pt - 17 abr. 04:48

Ministros do G7 discutem tensão no Médio Oriente

Ministros do G7 discutem tensão no Médio Oriente

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reúnem-se a partir desta quarta-feira na ilha italiana de Capri para discutir as tensões no Médio Oriente, sendo previsível que abordem sanções ao Irão, na sequência do recente ataque a Israel.
A tensão no Médio Oriente analisada pelo G7

A tensão no Médio Oriente analisada pelo G7 Amir Cohen - Reuters Esta reunião dos chefes da diplomacia do grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a União Europeia (UE) – que se prolonga até sexta-feira - já tinha como principal ponto da agenda o Médio Oriente, sobretudo à luz da crise na Faixa de Gaza, mas a situação tornou-se ainda mais complexa e de alto risco após o ataque lançado no sábado à noite pelo Irão contra Israel, que faz recear uma escalada da violência na região.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 deverão mesmo discutir em Capri a imposição de sanções ao Irão, já reclamadas e antecipadas por alguns dos participantes.

A mensagem do G7 irá igualmente passar por apelos à contenção e para se evitar a todo o custo um agravamento das hostilidades.

Na agenda do encontro, consta também o conflito em curso entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza e é expectável que os chefes da diplomacia do G7 reiterem os apelos a um cessar-fogo imediato, face à urgência de reforçar a assistência à população civil do enclave palestiniano.

A par do Médio Oriente, a guerra na Ucrânia e o apoio a Kiev figuram igualmente na ordem de trabalhos, sendo esperada a participação do chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba. pub
NewsItem [
pubDate=2024-04-17 05:48:44.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ministros-do-g7-discutem-tensao-no-medio-oriente_n1564933
, host=www.rtp.pt
, wordCount=223
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_17_182232845_ministros-do-g7-discutem-tensao-no-medio-oriente
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]