www.rtp.ptrtp.pt - 16 abr. 11:01

A guerra nas profundezas dos mares e oceanos

A guerra nas profundezas dos mares e oceanos

Os alertas são feitos pelo vice-comandante do Allied Maritime Command (MARCOM), da NATO que admite que a segurança de quase mil milhões de pessoas na Europa e na América do Norte está ameaçada. Isto por causa das tentativas russas de atacar as infraestruturas marítimas, incluindo parques eólicos, gasodutos, cabos elétricos e de comunicações digitais.
Imagens subaquáticas do gasoduto BalticConnector entre a Finlândia e a Estónia.

Imagens subaquáticas do gasoduto BalticConnector entre a Finlândia e a Estónia. Guarda Costeira da Finlândia Exemplo disso os dois incidentes em gasodutos no Báltico, nos últimos 18 meses. As suspeitas de sabotagem são elevadas, mas as investigações não concluíram o que quer que seja, embora a Finlândia tenha dito que “tudo apontava” para um navio chinês que terá danificado, intencionalmente com a âncora, um gasoduto no Báltico. Para o Almirante, a realidade subaquática ficou muito vulnerável quando o setor privado começou a desenvolver a atual infraestrutura de comunicações.
“[as empresas responsáveis] não sabiam que esta guerra se desenvolveria tão rapidamente. Mais de 90% da Internet está no fundo do mar. Todas as nossas ligações entre os EUA, o Canadá e a Europa estão a transmitir-se no fundo do mar, por isso existem muitas vulnerabilidades.” Os receios da NATO são tão elevados que está a ser criado um centro para acompanhar os desenvolvimentos no fundo dos oceanos. A sede deste novo centro vai estar instalada no Reino Unido, em Northwood, na periferia noroeste de Londres. A ingenuidade não mora aqui
O vice-comandante do Allied Maritime Command (MARCOM) admite que a Nato sabe “que os russos desenvolveram muitas guerras híbridas no fundo do mar para perturbar a economia europeia, através de cabos de Internet, gasodutos".  "Toda a nossa economia submarina está ameaçada”. Portanto, “não somos ingénuos e nós [países da NATO] estamos a trabalhar juntos.”
Através de software de inteligência artificial, o Comando Marítimo (Marcom) consegue acompanhar atividades suspeitas no mar, por exemplo, navios que desligam o sistema de identificação automática para não serem detetados.
As entradas da Finlândia na Nato, no ano passado, e da Suécia, em março, acrescentam frotas muito importantes para proteger o Báltico e do Ártico, aumentando a “capacidade da NATO para detetar e dissuadir qualquer agressão regional”.

pub
NewsItem [
pubDate=2024-04-16 12:01:06.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/a-guerra-nas-profundezas-dos-mares-e-oceanos_n1564721
, host=www.rtp.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_16_1999469423_a-guerra-nas-profundezas-dos-mares-e-oceanos
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]