pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 29 mar. 07:00

Poucos recursos no PC? Microsoft deixará escolher a RAM que quer gastar no Edge

Poucos recursos no PC? Microsoft deixará escolher a RAM que quer gastar no Edge

O Edge é o browser padrão da Microsoft e a sua integração vê-se agora, a deixar escolher a quantidade de RAM que quer gastar em recursos

Ainda que dependa do Chromium, a Microsoft resolveu dar ao Edge o máximo de funcionalidades úteis e que podem ajudar os utilizadores no Windows. Este é o browser padrão deste sistema e a sua integração vê-se agora, com o Edge a deixar escolher a quantidade de RAM que quer gastar.

Os browsers são um dos elementos do PC que mais recursos gastam. Esta é uma realidade que todos conhecem e que pedem há vários anos que seja corrigido ou, pelo menos, que controlado e menos exigente neste campo.

A Microsoft poderá ter a solução que muitos esperavam no Edge, ultrapassando assim a Google. A gigante do software parece ter desenvolvido uma novidade para o seu browser que dará um controlo completo aos utilizadores desta proposta para navegar na Internet.

A new section on the Settings page could let you control how much RAM Edge can use, you can also choose whether this control is activated only when you are playing a game or always:https://t.co/YiCu5igL0U pic.twitter.com/pE29PI6FfR

— Leopeva64 (@Leopeva64) March 27, 2024

Como pode ser visto já na versão Canary do Edge, passou a existir um controlo sobre os recursos consumidos. Os utilizadores passam a poder indicar a quantidade de RAM que o browser pode usar, indo do mínimo de 1 GB até ao máximo presente no PC.

O controlo dado vai ainda mais longe e os utilizadores podem definir quando este controlo é ativado. Por agora estão disponíveis as opções para quando estiver a jogar no PC ou Sempre. Dependerá do utilizador escolher a forma a aplicar.

Este controlo dado aos utilizadores tem uma particularidade. Ao escolher a RAM disponível para o Edge, a Microsoft alerta que definir apenas 1 ou 2 GB pode causar constrangimentos e restrições no browser e na navegação na Internet. Ainda assim, estes valores podem ser escolhidos e usados.

Esta será uma excelente adição que a Microsoft traz para o Edge. Dá aos utilizadores o controlo sobre os recursos que o browser consome a assim permite que este possa definir o que quer gastar, alocando o resto para outras partes do sistema, onde tem um controlo muito menor.

NewsItem [
pubDate=2024-03-29 08:00:34.0
, url=https://pplware.sapo.pt/browsers/poucos-recursos-no-pc-microsoft-deixara-escolher-a-ram-que-quer-gastar-no-edge/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=346
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_03_29_1121221717_poucos-recursos-no-pc-microsoft-deixara-escolher-a-ram-que-quer-gastar-no-edge
, topics=[tecnologia, edge, browser, recursos, microsoft, browsers, ram]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]