rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 mar. 14:25

Aumento de carros na estrada? A "culpa" é da pandemia

Aumento de carros na estrada? A "culpa" é da pandemia

Engenheiro de mobilidade considera que os anos de pandemia e a falta de resposta na rede de transportes públicos levaram ao aumento do tráfego automóvel.

A pandemia e a falta de resposta na rede de transportes públicos levaram ao aumento do tráfego automóvel, considera o engenheiro de mobilidade Mário Alves.

À Renascença, o membro da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados diz que "as pessoas mudaram muito os seus hábitos de deslocação desde a pandemia".

"Muitas pessoas compraram carros em segunda mão para evitar os transportes públicos, depois habituam-se. O carro tem algumas vantagens, é confortável", entende.

Mário Alves acredita que "a grande disrupção na rede de transportes públicos" foi também um dos fatores que levou as pessoas a recorrerem ao transporte próprio.

Numa análise aos dados do Instituto da Mobilidade e Transportes, citados esta quinta-feira pelo jornal Público - que revelam que. em 2023 houve, em Portugal, um aumento de mais de 8% do tráfego automóvel nas autoestradas em comparação com 2022 -, Mário Alves defende que "este tipo de tendências t��m alguma dificuldade em ser revertidas".

"Uma vez que as pessoas têm hábitos de mobilidade, são difíceis de reverter". No entanto, o engenheiro defende "a redução do estacionamento nos centros das cidades, algo que as cidades europeias estão a fazer muito".

NewsItem [
pubDate=2024-03-28 15:25:04.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/03/28/aumento-de-carros-na-estrada-a-culpa-e-da-pandemia/372520/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=182
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_03_28_315039263_aumento-de-carros-na-estrada-a-culpa-e-da-pandemia
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]