rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 mar. 17:33

Bispos pedem empenho, coragem e sinodalidade aos sacerdotes

Bispos pedem empenho, coragem e sinodalidade aos sacerdotes

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

O bispo de Bragança-Miranda apelou, nesta Quinta-Feira Santa, ao “empenhamento decidido e decisivo” de todos os sacerdotes e das comunidades católicas na pastoral das vocações. “A nossa Missão é clara e comprometida com a humanidade, comprometida com os mais frágeis e esquecidos, com últimos entre os últimos da humanidade. Os jovens, mais audazes e sedentos da bondade da humanidade, diante desta oferta vocacional não podem ficar indiferentes”, afirmou D. Nuno Almeida na homilia da Missa Crismal na Catedral de Bragança, a primeira a que presidiu como bispo titular da diocese.

Por sua vez, o bispo de Vila Real convidou os padres da diocese a aderir ao estilo “sinodal” proposto pelo Papa, para promover uma “profunda renovação” na Igreja. “Um estilo que promove a corresponsabilidade com os leigos, tendo em conta a realidade concreta das várias comunidades, grupos e organismos eclesiais. Um estilo que valoriza e reforça a comunhão com o bispo e com os demais presbíteros e a relação com os outros ministérios e carismas”, sublinhou D. António Augusto Azevedo na sua homilia da Missa Crismal.

O Bispo de Leiria-Fátima lembrou, na sua homília, que estamos “num tempo especialmente desafiador e suscitador de esperança”. D. José Ornelas refletiu sobre o significado do sacerdócio na Igreja Católica, e destacou a importância da conversão pastoral, que a Diocese está a discutir para “renovar a vida das nossas comunidades”, e que exige um “retorno às raízes da fé”, através da leitura da Palavra, da oração e da contemplação.

Ver Mais
NewsItem [
pubDate=2024-03-28 18:33:29.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2024/03/28/bispos-pedem-empenho-coragem-e-sinodalidade-aos-sacerdotes/372531/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=278
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_03_28_306486859_bispos-pedem-empenho-coragem-e-sinodalidade-aos-sacerdotes
, topics=[religião, informação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]