www.rtp.ptrtp.pt - 2 jun. 18:58

Greves às avaliações. Ministro critica "intransigência" dos professores

Greves às avaliações. Ministro critica "intransigência" dos professores

Em entrevista à RTP3 sobre as greves marcadas pelos vários sindicatos de professores, o ministro da Educação, João Costa, assumiu que está preocupado, uma vez que se trata de "um momento crítico para os alunos"
Greves às avaliações. Ministro critica "intransigência" dos professores

Foto: Paulo Domingos Lourenço - RTP

O ministro considerou que estas greves provocam "grande clivagem entre os alunos do ensino público e do ensino privado" e sublinha que o Governo tem vindo a dar vários passos perante as exigências dos professores.

Questionado acerca de novas cedências, referiu que o Executivo deve olhar para a totalidade das carreiras da Administração Pública.

"Queremos garantir que alunos, famílias e os próprios professores têm direito à conclusão de um ano letivo sereno", salientou o ministro, assinalando que este é "um período de grande tensão para os alunos", nomeadamente para os que terminam o Ensino Secundário ou o Ensino Básico.

Assim, o Governo irá "voltar a ativar os pedidos de serviços mínimos para que as avaliações possam ocorrer".

"Os alunos que dependem mesmo da escola pública não continuem a ser prejudicados por algumas posições de intransigência a que temos assistido", vincou.

Sobre as provas de aferição já em curso, João Costa realçou que estão a ter taxas de participação "muito elevadas, acima de 90 por cento". Referiu que a aferição de aprendizagens é algo "absolutamente crítico", sobretudo após os anos de pandemia. pub
NewsItem [
pubDate=2023-06-02 19:58:46.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/politica/greves-as-avaliacoes-ministro-critica-intransigencia-dos-professores_v1490822
, host=www.rtp.pt
, wordCount=190
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_2112040046_greves-as-avaliacoes-ministro-critica-intransigencia-dos-professores
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]