eco.sapo.pteco.sapo.pt - 2 jun. 16:44

Sánchez adia apresentação da presidência espanhola para setembro

Sánchez adia apresentação da presidência espanhola para setembro

Sánchez deveria apresentar em Estrasburgo as prioridades da presidência espanhola do Conselho da UE em 13 de julho, o que aconteceria durante a campanha eleitoral para as legislativas espanholas.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, adiou o discurso no Parlamento Europeu sobre as prioridades da presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE), que estava agendado para o dia 13 de julho, para a sessão plenária de setembro.

Sánchez pediu para adiar o discurso devido à antecipação das eleições legislativas em Espanha, convocadas pelo próprio para 23 de julho, após a derrota do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) nas eleições regionais do passado domingo.

Espanha assume a presidência rotativa do Conselho da UE a 1 de julho, sucedendo à Suécia. Se se mantivesse o discurso do Chefe do Governo espanhol no dia 13 de julho, este aconteceria em plena campanha eleitoral para as legislativas. Segundo um porta-voz do Parlamento Europeu, a presidente Roberta Metsola recebeu o pedido de Sánchez na manhã desta sexta-feira.

Antes, o Partido Popular Europeu (PPE), que apoia o candidato do Partido Popular às legislativas espanholas, já havia pedido a Metsola que atrasasse o discurso de Sánchez por causa das eleições antecipadas.

Numa carta, citada pelo Politico, o líder do PPE, Manfred Weber, pediu à presidente do Parlamento Europeu que adiasse para setembro o discurso em que a Espanha irá apresentar as suas prioridades para a presidência do Conselho da UE, de modo a “permitir que o primeiro-ministro recém-eleito apresente as prioridades do Conselho fora das batalhas do âmbito político doméstico”.

Embora a presidência do Conselho da UE não implique poderes executivos, permite que o país que assume a presidência estabeleça a agenda, organize reuniões, conduza negociações, redija textos de compromisso, organize votações e fale com as restantes instituições europeias.

A decisão de Sánchez levanta dúvidas sobre a capacidade de Espanha para cumprir as responsabilidades associadas à presidência do Conselho, já que os partidos no Governo estarão em campanha eleitoral.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 17:44:15.0
, url=https://eco.sapo.pt/2023/06/02/sanchez-adia-apresentacao-da-presidencia-espanhola-para-setembro/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=293
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_2092268189_sanchez-adia-apresentacao-da-presidencia-espanhola-para-setembro
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]