expresso.ptexpresso.pt - 2 jun. 13:54

Justiça russa multa plataforma digital por “propaganda homossexual”

Justiça russa multa plataforma digital por “propaganda homossexual”

A lei contra a “Propaganda LGBTQ+” tem vindo a aumentar cada vez mais na Rússia, preocupando várias organizações de direitos humanos devido ao “agravamento da homofobia na Rússia”

A justiça russa multou pela primeira vez uma plataforma de 'streaming' local por "propaganda homossexual", informou hoje o portal RBC.

A plataforma afetada, Tricolor TV, terá de pagar 1,2 milhões de rublos (cerca de 13 mil euros) por divulgar conteúdos com "propaganda homossexual" a menores.

O serviço que regula as comunicações na Rússia, Roskomnadzor, não especificou qual foi o filme ou série da plataforma que motivou a multa.

Atualmente, segundo o portal RBC, o serviço está a investigar cerca de 20 plataformas digitais por suspeitas de demonstração de conteúdos proibidos a menores.

A norma russa que proíbe a "propaganda de relações sexuais não tradicionais", a pedofilia e a mudança de sexo nos meios de comunicação, internet, publicidade, literatura e cinema prevê multas de até 10 milhões de rublos (mais de 160 mil euros) para quem não cumpra a legislação.

A lei russa expandiu recentemente a proibição de "propaganda LGBTQ+" dirigida a menores para incluir adultos, estando também proibidas a pedofilia e referências a mudanças de sexo entre adolescentes.

A legislação foi fortemente criticada por várias organizações de direitos humanos, que alertaram para o risco de agravamento da homofobia na Rússia.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 14:54:18.0
, url=https://expresso.pt/internacional/russia/2023-06-02-Justica-russa-multa-plataforma-digital-por-propaganda-homossexual-feca31b4
, host=expresso.pt
, wordCount=184
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1913417909_justica-russa-multa-plataforma-digital-por-propaganda-homossexual
, topics=[rússia]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]