ionline.sapo.pt

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 24 abr. 23:41

‘O 25 de Abril é um ato também de disciplina’

Carlos de Matos Gomes fez o curso de Comandos e aos 20 anos já liderava um grupo de combate. Fez três comissões – Moçambique, Angola, Guiné – e integrou o movimento dos capitães.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 24 abr. 22:48

A pensar nos Jogos Olímpicos com um pezinho de dança

O breaking é uma dança acrobática, executada por dançarinos conhecidos por b-boys e b-girls. É visto como uma representação artística e desportiva, que ganhou o estatuto de modalidade olímpica em Paris 2024.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 24 abr. 16:37

25 de Abril e o complexo da sua profanação

A partir dos instrumentos de análise de Jean Baudrillard, que apontou para uma tentação de submeter o século XX a um processo de revisionismo e desinformação imparável, procuramos compreender como as comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos procuram esvaziá-la de sentido, e como apenas exprimem uma forma de arrependimento.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 24 abr. 17:02

Gaza. UE pede investigação sobre valas comuns

“Isto obriga-nos a pedir uma investigação independente sobre todas as suspeitas e todas as circunstâncias, porque cria a impressão de que poderá ter havido violações dos direitos humanos internacionais”, disse o porta-voz da diplomacia europeia, Peter Stano.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 12:35

A miséria continua, se é que não aumentou

A miséria continua, se é que não aumentou; e sobretudo, há cinquenta anos, esperava-se uma vida melhor para as novas gerações na maioria das famílias. Hoje, os filhos têm a expectativa de uma vida mais difícil e pior do que a dos pais.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 12:30

Nunca fui preso, é uma lacuna séria

Acabar com a a guerra era um dos objectivos centrais da Revolução. A guerra terminou e a descolonização fez-se nas colónias africanas.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 12:26

Pelo sonho é que vamos*…

Não consigo imaginar como teria sido a minha vida, as nossas vidas, se não pudéssemos ter a liberdade de falar ou de escrever, sobre o que pensamos, sobre os nossos sonhos ou as nossas angústias.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 11:21

Quando o justo paga pelo pecador

Quem tanto fala em racismo e xenofobia bem podia fazer um estágio de duas semanas por aquelas bandas e tentar mudar algumas mentalidades.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 09:51

Dança das Cadeiras

Ao longo dos últimos 50 anos a democracia em Portugal foi sofrendo várias evoluções que tiveram sempre por objetivo contribuir para uma maior transparência e responsabilidade no exercício dos cargos eleitos.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 09:37

A "magia" da eletrotecnia

Atualmente os desafios da eletrotecnia são outros, mas a “magia” mantém-se viva e o fascínio impele novas ondas de descoberta.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 08:56

O poder da música como mensagem

Independentemente do contexto associado ou da cor política, do que uns defendem ou outros contestam, há uma verdade incontestável, o poder da arte e particularmente da música, como veículo de comunicação, desde sempre.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 08:45

50 anos e tanta coisa por fazer

O balanço da madrugada que tanto exaltamos não é propriamente glorioso, apesar dos milhares de milhões de ajudas que já recebemos.

ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 23 abr. 08:33

Os legados já não são o que eram

O legado democrático é incontornável como um todo sem preconceitos e sem entorses que possam gerar tentações de parte se querer sobrepor ao todo.