www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 30 mai. 07:30

O ex-dividendo da Semapa e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

O ex-dividendo da Semapa e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

As ações da Semapa deixam de conferir direito a remuneração acionista e o Banco de Portugal divulga a remuneração nos depósitos das famílias e empresas nos bancos.
Semapa entra em ex-dividendo

A Semapa vai começar a pagar os dividendos referentes ao ano passado a partir de 1 de junho. São 0,95 euros por ação, num total de 75,9 milhões de euros, e as ações deixam hoje de conferir o direito a essa remuneração acionista.

Banca reforça taxas nos depósitos

A taxa de juro dos novos depósitos a particulares atingiu 0,9% em março, registando a maior subida mensal (0,25 pontos percentuais) desde outubro de 2011. A fuga de poupanças para os certificados tem pressionado os bancos a reforçarem as remunerações, mas Portugal continua com a segunda pior taxa de juro média na Zona Euro. O Banco de Portugal atualiza esta terça-feira os dados relativos a abril.

Inquérito de conjuntura às empresas e consumidores

O Instituto Nacional de Estatística revela hoje os resultados do inquérito de conjuntura às empresas e consumidores referentes ao mês de maio. Ainda esta terça-feira, são também divulgadas as estatísticas do índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho.

Confiança do consumidor na Zona Euro

Na Zona Euro é divulgado esta terça-feira, pela Comissão Europeia, o sentimento económico e industrial, as expectativas de inflação do consumidor, bem como os dados finais do sentimento do consumidor, referentes a maio.

Inflação em Espanha e preços no produtor em Itália

Em Espanha é divulgada a taxa de inflação preliminar de maio, bem como as vendas a retalho e a confiança empresarial, ao passo que em Itália é conhecido o índice de preços no produtor referente a abril e as vendas industriais em maio.

NewsItem [
pubDate=2023-05-30 08:30:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/20230529-1921-5-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=256
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_30_436147899_o-ex-dividendo-da-semapa-e-4-outras-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, topics=[mercados]
, sections=[economia]
, score=0.000000]