www.rtp.ptrtp.pt - 30 mai. 05:02

Novo ataque com drones em Kiev faz um morto

Novo ataque com drones em Kiev faz um morto

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas na última madrugada num "ataque massivo" de drones russos à capital ucraniana, Kiev, de acordo com as autoridades locais.
Novo ataque com drones em Kiev faz um morto De madrugada assistiu-se a um ataque massivo de drones russos a Kiev

De madrugada assistiu-se a um ataque massivo de drones russos a Kiev Vadym Sarakhan - EPA

Dados preliminares revelam que mais de 20 drones Shahed, de fabrico iraniano, foram intercetados e destruídos pelas forças de defesa aérea, informou a administração militar de Kiev.

Destroços dos drones caíram sobre um prédio de vários andares no bairro de Holosiivsky, no sul da capital ucraniana. "Uma pessoa morreu, uma idosa foi hospitalizada, duas vítimas foram assistidas no local", disse o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, na plataforma Telegram.

Ainda de acordo com a administração civil e militar de Kiev, 20 pessoas foram retiradas do prédio em causa. "Os dois andares de cima estão destruídos, pode haver pessoas sob os escombros", acrescentou a entidade no Telegram.

No início da noite, Klitschko tinha anunciado que uma mulher de 27 anos foi hospitalizada após a queda de detritos, também em Holosiivsky.

As autoridades dizem que o ataque noturno foi levado a cabo com recurso a drones, sendo que outros destroços que caíram incendiaram uma casa no bairro de Darnytskyi, também no sul da cidade, e três automóveis no bairro central de Pechersky. Os detritos caíram ainda sobre uma empresa no bairro de Svyatoshynskyi, em Kiev ocidental.

Sirenes de alerta aéreo soaram durante a noite na capital ucraniana e nas regiões de Cherkasy (centro), Kirovohrad, Mykolayiv e Kherson (sul).

Na segunda-feira, mísseis russos foram lançados em plena luz do dia em Kiev, semeando o pânico nas ruas, após mais uma noite de bombardeamentos. Vários moradores refugiaram-se em abrigos subterrâneos, principalmente nas instalações do metro.

pub
NewsItem [
pubDate=2023-05-30 06:02:49.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ataque-massivo-em-kiev-faz-um-morto_n1489888
, host=www.rtp.pt
, wordCount=264
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_30_3773207_ataque-massivo-em-kiev-faz-um-morto
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]