observador.ptobservador.pt - 2 abr. 02:05

Habitação: "São precisas medidas para agora, concretas". As críticas de quem protestou em Lisboa

Habitação: "São precisas medidas para agora, concretas". As críticas de quem protestou em Lisboa

Queixam-se de "medidas muito a longo prazo", lamentam que a privacidade se tenha tornado "um luxo" e prometem mais "luta". As críticas que se ouviram no protesto sobre a habitação.

Para Diogo, de 20 anos, ter habitação própria é algo em que pensa “para os próximos anos” — ainda que veja esse cenário cada vez mais longe. É essa realidade, diz, que o levou a participar na manifestação deste sábado. “Estou aqui porque acho que é um direito fundamental ter uma casa para viver”.

A viver ainda em casa dos pais, é um entre milhares de jovens (e não só) que, este sábado, protestaram em Lisboa e em vários outros pontos do país. Queixam-se das rendas altas, do alojamento local, e exigem o fim dos despejos e medidas “concretas” do governo. Muitos trabalham, alguns têm até dois empregos, mas todos são unânimes em dizer que isso não é suficiente.

Confrontos com a polícia marcam final da manif pela habitação em Lisboa

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 03:05:24.0
, url=https://observador.pt/2023/04/02/habitacao-sao-precisas-medidas-para-agora-concretas-as-criticas-de-quem-protestou-em-lisboa/
, host=observador.pt
, wordCount=171
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_02_342300135_habitacao-sao-precisas-medidas-para-agora-concretas-as-criticas-de-quem-protestou-em-lisboa
, topics=[habitação e urbanismo, manifestações]
, sections=[]
, score=0.000000]